sábado, 15 de abril de 2023

Indústria de Hotéis de Minas Gerais tem nova diretoria

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira

A nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), foi eleita em assembleia na sala Sirius do Hotel Mercure Lourdes, no dia 5 de abril para o biênio 2023/2025. Em eleição de chapa única foi eleita a nova diretoria.

O ex-presidente Guilherme Sanson, gerente geral do Hotel Mercure Lourdes, fez um relato sobre sua gestão de 4 anos na ABIH MG que teve no período de dois anos a pandemia do Covid afetando o turismo mundial.

O presidente eleito Pablo Ramos é o CEO da Rede de Hotéis, MHB Hotelaria, Pablo Ramos, é o novo presidente ABIH-MG, principal entidade do setor hoteleiro do país. O empresário, que agora será o gestor mineiro da entidade, comanda a rede, MHB Hotelaria, uma das maiores de Minas, destacou que serão muitos os desafios do setor, mas está comprometido, sobretudo, com a hotelaria, ouvindo cada demanda e buscando soluções para toda a cadeia produtiva.

O desafio é ampliar ainda mais a representatividade da hotelaria mineira, contribuindo com ações eficazes para a retomada econômica do setor.

A nova diretoria é composta por profissionais qualificados e de diferentes partes do estado para agregar a pluralidade da gestão e explorar todo o potencial que o turismo mineiro possui sendo um destaque nos últimos anos com crescimento significativo com turistas do Brasil e exterior.

Os membros na gestão 2023/2025 são: Pablo Ramos, presidente; Flávia Badaró, 1ª vice-presidente; Rodrigo Cançado, 2ª vice-presidente; Guilherme Sanson, 3º vice-presidente, Marcela Oliveira, diretora secretária; Diego Pires, diretor secretário adjunto; Rodrigo Avelino, diretor tesoureiro; Carolina Drumond, diretora tesoureira adjunta; Francely Lopes, diretora administrativa; Rogério Wanderley, diretor de hotéis de rede; Alexandre Vieira, diretor de pousadas urbanas; Farley Alves, diretor de resorts, pousadas rurais e hotéis fazenda; Patricia Coutinho, diretora de comunicação; Rosana Ferraz, diretora comercial; Fernanda de Moura, diretora de eventos; Anderson Bastos, 1º conselheiro fiscal e Érica Drumond, conselho consultivo.

Guilherme Sanson e Pablo Ramos

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, fundada 1936, é uma das entidades de classe mais antigas do turismo nacional. O objetivo é a defesa das pautas que promovam seu desenvolvimento do setor em todo o país. A associação realiza o principal evento hoteleiro do Brasil: o Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL) que, em 2023, completa sua 65ª edição.

A representa cerca de 32 mil meios de hospedagem em todo o Brasil e consolidou-se, no decorrer dos anos, por sua representatividade que se estende pelo território nacional, através das ABIH's Estaduais, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com sua sede em Brasília, entre suas atribuições está também representar o setor junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Através de suas Diretorias Executivas e Técnicas e do Conselho Deliberativo, que têm a missão de fortalecer as relações institucionais com os poderes em todos os níveis, a entidade busca trabalhar na valorização da atividade econômica dos hoteleiros, promovendo a ampliação das oportunidades de negócios para todos seus associados.

 WTM Latin America atrai possibilidades de negócios


Reconhecido como um dos principais eventos do calendário internacional no segmento do turismo, a WTM Latin America registrou mais de 22 mil inscritos em 2023.

Elementos da cultura, como a música, as afros mineiridades, a moda e a cozinha mineira, além dos principais destinos turísticos de Minas Gerais foram apresentados num estande de 200 metros quadrados, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco, ambos premiados e celebrados no Brasil e internacionalmente.

No espaço, também foi montada uma exposição com peças do artesanato mineiro, em parceria com Sebrae e o Servas, atraindo a atenção do público que circulava pelo pavilhão da Expo Center, em São Paulo.

Representantes do trade turístico nacional e do exterior visitaram o estande de Minas Gerais e aproveitaram para conhecer melhor os atrativos mineiros. Entre os dias 3 e 5 de abril, foram registrados 300 novos atendimentos, o que significa a possibilidade de negócios que podem impactar significativamente o turismo e a economia da criatividade do estado.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apurados pela Subsecretaria de Turismo de Minas Gerais, o impacto econômico gerado a partir desses negócios pode girar em torno de R$ 6 milhões.

Ainda segundo os dados aferidos pela Subsecretaria, 100% dos participantes, que participaram dessa pesquisa, avaliaram a presença do estande de Minas Gerais como “muito importante” ou “extremamente importante” na WTM. Cerca de 69,2% dos entrevistados destacaram o estreitamento de relações com o estado de Minas Gerais como um dos principais benefícios de sua participação na feira. 

Grutas pelo interior mineiro são atrações turísticas

Turismo cultura -A maior parte dos participantes dessa pesquisa, cerca de 63,6%, atua diretamente com o turismo cultural (histórico, gastronômico e religioso) e 36,4% atuam com o turismo de natureza/ecoturismo. O primeiro dado dialoga com a constatação de que em Minas Gerais o turismo cultural é o principal responsável por alavancar a atividade turística no Estado. Nesse contexto, vale ressaltar, especialmente, em razão do contexto da Semana Santa, como o turismo religioso vem se expandido no estado, como observa o Subsecretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva Júnior.

“O turismo da fé, e o nosso programa mais recente, o Minas Santa, visa a fomentar esse segmento, promovendo os principais destinos que oferecem programação especial durante a Semana Santa, é o segmento turístico que mais cresce no nosso estado. Também celebramos a cultura da paz convivendo em harmonia com as celebrações de todas as religiões. Muitas pessoas celebram suas devoções nas comemorações tradicionais nas igrejas, com diversas ações, como os tapetes devocionais e os ritos, como as procissões. Mas podemos falar também das apresentações teatrais, como as encenações da Paixão de Cristo, além das festas das religiões de matriz africana e também dos eventos gospel promovidos pelas religiões evangélicas”, acrescenta o Subsecretário.  

A feira aconteceu entre os dias 03 e 05 de abril, contou com a participação de importantes autoridades e representantes, dentre eles, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior; o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, além de outras autoridades que estiveram presentes no estande Minas Gerais, como a ministra do Turismo do país, Daniela Carneiro. 

Com o objetivo de mostrar e exaltar a cultura mineira, os três dias de feira tiveram ações culturais, além da exposição artesanal fixa, com 23 artesões de várias regiões de Minas Gerais que foram contemplados na 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.  Que utilizam de cerâmicas, bordados, esculturas e diferentes matéria-prima, como barro, argila e madeira. 

Por meio da parceria da Secult com a Empresa Mineiras de Comunicação (EMC) foi possível a exibição das belíssimas e apaixonantes paisagens do Estado, nas pirâmides espelhadas no centro do estande, projetado e assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco. 

Os sabores de Minas na WTM 2023 - A presença marcante da cozinha mineira também teve um espaço especial reservado apenas para ela, em um encontro entre a tradição e a contemporaneidade. É essa a síntese da cozinha do estande de Minas na WTM Latin America, ação que contou com a parceria da CDL BH.  Com a reunião do Mercado Central, uma instituição da mineiridade, com os empreendedores do Mercado Novo, que são a grande novidade da capital nos últimos anos, num mesmo balcão de atendimento.  Para receber os visitantes, alguns dos ícones da mineiridade como pão de queijo, doce de leite, café coado na hora e quitandas como roscas e biscoitos. Além da presença de representantes Associação Mercado Novo: Cozinha Tupis, Cervejaria Viela, Fermentaria Lambe Lambe, Copa Cozinha, Jetiboca, A Pão de Queijaria e Lamparina Cachaçaria.  

Moda Mineira - Em uma ação conjunta com a CBL-BH, foi apresentado um desfile que representa Minas Gerais com a exibição de peças recentes da coleção de quatro marcas mineiras: Apartamento 03, Barbara Bela, Plural e Sapatos de Debora Germani. O desfile na WTM é promovido uma semana antes do início do Minas Trend, que é o principal evento de lançamento de moda do país e cuja 29ª edição será sediada no Minascentro, em Belo Horizonte.  A apresentação contou também com trilha sonora elaborada e feita pelo DJ Bittencourt (Bitt) especialmente para o evento. Em diálogo com o conceito do desfile, a trilha exaltou   a mineiridade. As modelos desfilaram na alameda central do estande, circulando por todo o espaço.  

Tradições culturais de Minas chegam a WTM Latin America - A celebração da afromineiridade com a apresentação dos membros dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, Sul do estado, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda quando a cidade se chamava Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Tradição e religiosidade que emocionaram os participantes

Mercure Belo Horizonte Lourdes

O Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes conta com o selo ALLSAFE para garantir a implementação de todos os protocolos de higiene e poder receber os hospedes com toda a segurança.

O Mercure Belo Horizonte Lourdes oferece uma estada especial aos hospedes com modernas instalações.  Os quartos são espaçosos e decorados para casais, famílias, solteiros e Pets (pequeno porte). Todos climatizados e com wi-fi grátis. O restaurante conta com cozinha internacional para café da manhã, almoço, jantar e drinks e petiscos no bar. São várias salas de eventos para reuniões corporativas e do Business Center, e para relaxar o hotel conta com uma incrível estrutura, com piscina, sauna.

A localização do hotel é privilegiada para passear pela capital mineira. A 5 minutos de carro, chega no bairro Savassi, repleto de restaurantes e bares com o melhor da culinária local, além das atrações da a Praça da Liberdade, do tradicional Mercado Central, o hotel está a 9 minutos de carro do hotel Mercure BH Lourdes, a Pampulha, a 22 minutos de carro do hotel, a Serra do Curral, a 31 minutos de carro do hotel, e o Parque das Mangabeiras, a 15 minutos de carro do hotel.


O Mercure Belo Horizonte Lourdes une boa localização com acomodações bonitas, modernas.  Os quartos do Mercure Belo Horizonte Lourdes desenhados para atender as mais variadas necessidades de acomodações de seus hóspedes e se surpreenda! Seja a lazer ou a negócios, todas as diferentes categorias de quarto do hotel oferecem total conforto e acesso WiFi gratuito, além de contar com serviço de quarto 24h. Para viagens em família ou entre amigos, o hotel oferece acomodações para até 3 pessoas.   https://www.instagram.com/mercurebhlourdes

Naturescer Eco Resort às margens da represa Billings

A cidade de São Bernardo do Campo, uma das maiores da região do ABC paulista, vai ganhar um mega resort. Em fase final de implantação, o Naturescer Eco Resort é um megaempreendimento que será instalado em uma península às margens da represa Billings, com uma área total preservada de 40 mil metros quadrados de Mata Atlântica e uma área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados.


O Naturescer, muito esperado na região, terá nesse primeiro momento 94 suítes, sauna, piscina com 280 mil litros de água aquecida, salão de convenções com capacidade para até 290 pessoas e restaurante que pode comportar até 300 pessoas. O empreendimento também está aberto a Day Use.

Na área de entretenimento, o eco resort oferece uma rampa para jet ski e lanchas, 780 metros de praia privativa, brinquedoteca, sala de jogos, esportes náuticos, passeio de lancha, pesca esportiva, quadra de Beach Tênis e campo de futebol gramado, além de passeios monitorados pela Mata Atlântica, equipe de lazer para adultos e crianças e também visita a reservas indígenas. O empreendimento ainda oferece estacionamento para 300 carros.

O eco resort figura como um dos principais empreendimentos de lazer e turismo do país. Apresentando ao mercado seu novo propósito, que tem como base entregar experiências inesquecíveis, o Naturescer vai seguir um conceito que é resultado de um trabalho bastante criterioso - tanto com o público interno, como pelo comprometimento dos profissionais envolvidos.

O novo projeto irá valorizar a preservação da natureza, a história, a estrutura, a gastronomia e o entretenimento, sempre com foco nas pessoas, que são aqueles que entregam os valores intangíveis. Além disso, o Naturescer fará surgir um novo modelo de interesse turístico na região, valorizando o turismo náutico, preservando as matas ao redor da represa Billings e oferecendo uma hotelaria de vanguarda para toda a região, como foco em lazer para famílias e principalmente para eventos corporativos.

É por meio da excelência em cada um destes pilares que o eco resort se apresentará de maneira equilibrada ao mercado. Terá, já no mês de junho, a abertura de 30 apartamentos e, para o mês de maio, o único restaurante com sistema all inclusive da região metropolitana de São Paulo. A expectativa é que, nas férias de julho, já esteja operando normalmente. As outras unidades, que completarão o total de 94 suítes, deverão ser entregues até dezembro de 2023. O hotel tem elevadores ecológicos, que através de seu funcionamento, transformam energia para o prédio.

O Naturescer está localizado na Estrada da Roseira, 824, no bairro Finco, em São Bernardo do Campo, a cerca de 40 minutos do centro de SãoPaulo.informações: https://naturescer.com/o-resort- 2  

eventos@naturescer.com.br e (13)99690-9192.

Viagem sensorial a produtos de terroir

Uma breve viagem repleta de experiências sensoriais com selecionados produtos de Indicação Geográfica (IG) aconteceu durante apresentação do Connection Terroirs do Brasil no dia 5 de abril. O encontro reuniu autoridades e imprensa no Lola Bar de Tapas, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, Marta Rossi, Amanda Paim coordenadora estadual da economia criativa e turismo do Sebrae RS, Eduardo Zorzanello e André Bordignon, coordenador de IGs

A 6ª edição do Connection terroirs do Brasil acontece de 17 a 21 de maio em Gramado e tem como correalizador o Sebrae RS. “Esse evento surgiu na pandemia e nossa motivação está em provocar conexões, principalmente com o turismo, para agregar e deixar legados”, comenta a CEO do Connection Terroirs do Brasil, Marta Rossi.

Em sua fala de boas-vindas, Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, apontou a importância da valorização dos produtos com IG para o desenvolvimento de regiões. “O turismo e os produtos com IG estão vinculados a agregação de valor, nossa atuação foca no micro empreendedor e o turismo é 99% micro, e a IG surgiu de pequenos negócios”, frisa.

No início da viagem sensorial, os convidados foram recepcionados com chá gelado de erva-mate, planta nativa da Mata Atlântica que existe de forma natural apenas no Sul da América do Sul, e foi introduzida pelos índios guaranis.

Um dos pontos altos do evento ficou a cargo do azeitólogo do Parque Olivas de Gramado, André Bertolucci, que apresentou uma degustação sensorial de dois blends com as variedades: arbequina, koroneiki e coratina, e arbequina, koroneik com infusão aromática de cacau.

Fotos: Rafael Cavalli

Para finalizar a viagem sensorial, a mesa de coquetel foi composta com produtos com Indicação Geográfica (IG): Chocolate Artesanal de Gramado, Azeite de Oliva de Gramado, Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, Mel Branco de Cambará do Sul, Vinhos do Vale dos Vinhedos, doces de Pelotas e erva-mate.

O coordenador de IGs do Sebrae RS, André Bordignon, fez uma breve explicação sobre a procedência dos produtos da Mesa Terroir.

Como participar do evento -De 17 a 21 de maio, o evento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais dos países Peru, Colômbia, Itália e França, com expertises no assunto, conectando com painelistas nacionais e cases de sucesso. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. 

Programação intensa-A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.

Palácio dos Festivais:  área de conteúdo com painéis que conectam palestrantes e cases nacionais e internacionais;

- Rodada de Negócios: para IG's na sociedade Recreio Gramadense para proporcionar reuniões entre compradores e vendedores;

- Alameda Terroir: um espaço de promoção e comercialização de produtos e destinos, com stands que atenderão tanto compradores, quanto consumidores finais, e turistas, funcionando de quinta e domingo na Rua Coberta; 

- Um espaço para promover a Origem Brasil, com programação de horários para workshops dos produtos (degustações, demonstrações, experiências, etc); 

- 3 Roteiros de Benchmarking: no sábado e domingo, sendo um em Cambará do Sul com foco em sustentabilidade, biodiversidade e turismo; outro em Gramado com foco em mercado, eventos e turismo; e mais um em Bento Gonçalves, com cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo. 

As inscrições já podem ser realizadas pelo site no valor de R$499,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos. Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário