domingo, 23 de abril de 2023

Palmas sedia o Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023

Evento começa na segunda-feira, 24, às 19h30, com a cerimônia de abertura, no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, e prossegue até sábado, 28


Na manhã desse sábado, 22, desembarcaram cinco equipes das delegações dos estados do Acre, Roraima, Maranhão, Rio Grande do Norte e Amapá. As atletas, dirigentes e comissões organizadoras foram recebidas no Aeroporto Internacional de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues pelo receptivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

A delegação do Acre, que participará do Campeonato com o time de futebol feminino do Colégio Militar Dom Pedro II, conta com 22 integrantes e ao desembarcar o vice-presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar, Jose Reinaldo Azevedo, disse que “nossa expectativa é grande, estamos animados e felizes de poder participar deste campeonato aqui no Tocantins”. 

Para o professor e presidente da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE), Gileno Souto, as atletas estão otimistas e preparadas para o mundial. “As nossas atletas estão treinando desde janeiro para este campeonato. Elas já são vitoriosas por estarem aqui no Tocantins e estamos em busca da ida para o mundial, em Marrocos” afirmou.

“Está sendo uma oportunidade incrível e única estar aqui, vou aproveitar o máximo e espero sucesso do time”, disse Maria Clara Santos de Araújo, 17 anos, estudante e zagueira do time da Escola Municipal Dep. Djalma Marinho, delegação do Rio Grande do Norte.

Chegada das Delegações

A previsão é de que até segunda-feira, 24, todas as delegações estejam em Palmas. Neste domingo, a partir das 10 até as 19 horas, chegarão as delegações do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pará, Piauí, Roraima, Amazonas, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Apenas a delegação de Minas Gerais, tem previsão de chegada na segunda-feira, início da competição. 

Ao todo, cerca de 800 pessoas desembarcarão na Capital, entre estudantes/atletas, técnicos e chefes de delegação dos 26 estados e do Distrito Federal. A disputa definirá a equipe campeã, que representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos.

As delegações ficarão hospedadas em nove hotéis da Capital: Pousada dos Girassóis, Hotel Girassol, Atlas Premium, Atlas Centro, Hotel Vitória, Hotel 10, Jalapão Hotel, Hotel Castro e Hotel Araguaia.

Campeonato Brasileiro no Tocantins

O evento começa nesta segunda-feira, 24, às 19h30, com a cerimônia de abertura, no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, e prossegue até sábado, 28, com a cerimônia de encerramento no Estádio Nilton Santos, às 16h15.

A etapa nacional será classificatória para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat - Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023.

É realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar - CBDE em parceria com o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Educação – SEDUC e a Federação Tocantinense do Desporto Escolar – FTDE.

Texto e foto: Niceia Menegon/Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário