sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Museu Municipal de Manaus reabre com ala dedicada ao pintor Moacir Andrade

O Museu da Cidade de Manaus (Muma) reabre, a partir do final da primeira quinzena deste mês, com uma ala dedicada ao pintor Moacir Couto de Andrade, um artista multitalentos, escritor, professor que formou gerações de pintores e levou a arte amazonense para galerias e colecionadores do Brasil e do mundo.

Divulgação

O novo espaço é composto de uma antessala e sala principal, onde será instalado o ateliê do artista, que foi doado pela família, para que a população e visitantes conheçam parte do acervo particular e o processo criativo de Moacir Andrade.

A filha do artista, Gracimoema Andrade, ressaltou que a ideia de doar o acervo do pai para o museu público municipal é uma forma de compartilhar o amor às artes que seu pai produziu com tanta paixão e energia.

“O acervo que meu pai deixou é o resumo de uma vida inteira de trabalho, de amor pela arte, de um apaixonado pela vida, pelas pessoas, pelo que fazia. Ele gostava de ensinar em praças públicas, era apaixonado pelo Amazonas, por tudo que ele fazia com muito amor”, relatou a filha. Desejamos que esse espaço seja uma forma de dar acesso às novas gerações à obra e à vida desse artista, que dedicou sua existência à sua arte e ao Amazonas.

Ela relembrou o dia em que procurou o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, o qual abraçou, de imediato, a ideia da família com um carinho comovente, levou até o presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, que recebeu com entusiasmo e abraçou a proposta.

“Eu saí de lá tão encantada, que para crer eu dizia para mim: Isso tá acontecendo!”, recordou.  Na sequência, ela foi encaminhada até o diretor do museu, Leonardo Novellino, que a recebeu com todo carinho, e aí teve certeza de que o sonho estava se concretizando.

“Nossa família está super agradecida, muito feliz, porque nós estamos passando um tesouro, que, para nós, tem um valor imensurável. Estamos passando para as mãos da Manauscult, que a gente confia, sabe do trabalho valoroso que faz na cidade”, finalizou a filha de Andrade.

O espaço de memória vai contar a história do artista por diferentes ângulos ressaltou o diretor do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário