Loja virtual Sebrae

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Conselho Nacional de Turismo trata da retomada do setor na última reunião do ano

Ministério do Turismo fez balanço das ações realizadas durante a pandemia e traçou de perspectivas para 2022



56ª reunião do Conselho Nacional de Turismo debateu a retomada do setor. Crédito: Roberto Castro/MTur

O Conselho Nacional de Turismo (CNT) se reuniu nesta terça-feira (14.12), em Brasília, para debater a retomada do setor, tratar de demandas e traçar planos para o pós-pandemia. 

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, presidiu a reunião ao lado dos secretários nacionais da Pasta. O encontro também teve participação do presidente da Embratur, Carlos Brito, e de representantes do trade e de várias entidades do setor.

Gilson Machado Neto destacou as ações do governo federal para socorrer o setor e pediu união para que o turismo brasileiro siga se fortalecendo em todos os seus segmentos.

“O Brasil é a maior oportunidade para o turismo no pós-pandemia e estamos trabalhando 24 horas por dia para estruturar o setor, diminuir o peso do Estado das costas dos empresários, capacitar os trabalhadores e gerar emprego e desenvolvimento”, disse. “Contem com o Ministério do Turismo”, finalizou.

O assessor especial de Assuntos Técnicos e Normativos, Wilken Souto, fez um balanço de ações do Ministério do Turismo durante a pandemia, como os recursos extraordinário do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), cursos de qualificação, protocolos de biossegurança, conclusão de obras de infraestrutura, campanhas para remarcação de viagens e as medidas para preservação de empregos e empresas do setor.

A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, falou de ações como a instalação de antenas de internet em Fernando de Noronha (PE), iniciativas no Turismo Náutico, os novos critérios do Mapa do Turismo e o Portal de Investimentos, que possui 66 projetos aprovados em 20 estados de todas as regiões do país.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destacou os eventos que o MTur apoiou, como a Abav Expo. Pinheiro também falou das campanhas da Pasta para a retomada do turismo e a importância do Selo Turismo Responsável e seu protagonismo no mundo para a volta das atividades turísticas.

Já o secretário nacional de Infraestrutura Turística, Luís Vannucci, ressaltou os quase 3.200 contratos de obras que o MTur tem pelo Brasil e o compromisso para entrega dessas intervenções no país. Vannucci salientou ainda a alta execução das emendas parlamentares por parte do Ministério.

Presente na reunião do Conselho, o presidente da Brasil Convention & Visitors Bureaux, Marcio Santiago, destacou a defesa que o ministro do Turismo faz do setor e do Brasil por onde passa. “O senhor tem feito um trabalho exaustivo pelo Brasil e a gente se solidariza em 100% das suas colocações, que são contundentes e objetivas. Fica aqui meus parabéns”, afirmou.

Para o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Roberto Nedelciu, a pandemia ensinou o setor a trabalhar em conjunto, como, por exemplo, a criação de um grupo com entidades do trade. “Cada associação abdicou de suas reivindicações para trabalhar em conjunto em prol do turismo. Quero agradecer toda a receptividade do ministro (Gilson Machado Neto), do Carlos (Brito, presidente da Embratur) e de todos que nos atenderam em nossas reivindicações. Foram reuniões quase semanais”, comentou, citando que ainda há desafios para serem superados.

Fonte: Ascom Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário