sábado, 17 de setembro de 2022

Romaria em Congonhas-MG com as obras de Aleijadinho

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira

Distante 75 km de Belo Horizonte, a cidade histórica de Congonhas, com origens no século XVIII, conta com cerca de 55 mil habitantes e faz divisa com os municípios de Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Belo Vale, Jeceaba e São Brás do Suaçuí.

Em 2018, durante o Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial do Brasil, realizado em Goiás pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), especialistas classificaram Congonhas como referência nacional em gestão do conjunto histórico.

A cidade é uma das 2 mil cidades brasileiras inseridas no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo. 

Em Congonhas está um dos mais expressivos tesouros do barroco não só do Brasil, mas de todo o mundo, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Um complexo arquitetônico e paisagístico, composto por uma igreja, um adro com os 12 profetas e seis capelas que retratam os passos da Paixão de Cristo. No Santuário estão peças de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), o Mestre Aleijadinho, como os 12 profetas esculpidos em tamanho original e diversas outras esculturas como a Santa Ceia. Ao todo, são 78 peças esculpidas por Aleijadinho entre 1796 e 1805.

O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas foi construído entre 1757 e 1875. Sua conclusão final passou por várias etapas e teve a participação de diversos outros mestres, mas obras que mais se destacam e chamam atenção, são as de Aleijadinho.

Todo o complexo do Santuário é reconhecido como uma das mais importantes, emocionantes e impressionantes obras do barroco colonial. As obras e o estilo arquitetônico de todo o complexo são únicas no Brasil. Não tem obra igual. Por esse motivo, todo o complexo foi tombado em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.

Desde 1770, no século XVIII, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos atrai romeiros e fiéis de todas regiões mineiras, de outros estados e até de outros países, principalmente entre os dias 7 e 14 de setembro, durante o jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quando há um grande fluxo de peregrinação de fiéis ao Santuário. Para atender e abrigar a crescente demanda de fiéis, foi construído em 1932 a Romaria, na Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal.

Trata-se de um conjunto de pequenas casas geminadas, inspiradas na arquitetura dos Passos da Paixão do próprio Santuário, em forma circular, com pórticos na entrada e em estilo colonial.

Como hospedaria e local de recepção de romeiros e fiéis, o local funcionou até a década de 1960, quando passou para mãos de empresários cariocas que tinham a intenção de construírem um hotel no local. Como o projeto não vingou, em 1968, quase toda a construção foi demolida. Foi preservada apenas os pórticos de entrada, posteriormente tombado pelo Instituto Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), visando sua preservação. 

Em meados da década de 1990, a Prefeitura assumiu a posse do imóvel e restaurou os pórticos mantendo suas características arquitetônicas originais, bem como reconstruiu as casas geminadas, com as mesas características da construção original.

O imóvel foi reconstruído não mais para ser local de hospedagem, mas sim um espaço cultural público, visando a preservação da cultura e memória da história de Congonhas. No espaço foi instalado o Museu de Mineralogia e Arte Sacra, extensão do gabinete do prefeito, além de ser sede da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), centro de apoio aos turistas, o memorial da cidade, oficinas de artesanato e esculturas, espaço para exposições, lojas de souvenirs, auditório, salas de estudos e pesquisas, restaurantes, lanchonetes e sanitários. Além disso, o amplo espaço no centro do imóvel permite a realização de eventos artísticos e culturais da cidade.

Em 2018, o espaço passou novamente por restauração e readequações, com verba oriunda do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As obras foram concluídas no final de 2020. Além da restauração do Centro Cultural da Romaria, foi construído no local o Teatro Municipal.  

Criado no entorno da Romaria, o Parque Ecológico da Romaria tem uma grande riqueza ambiental, com vegetação nativa, com áreas de lazer, sanitários, recepção, cobertura multiuso, relógio analemática, anfiteatro, trilhas, orquidário, borboleteio, além de ser um espaço de beleza naturais.

Clovis Tramontina no Meeting Festuris

Liderança, simplicidade e empatia são algumas das características de Clovis Tramontina. Por mais de 30 anos presidiu uma das maiores indústrias do país, a Tramontina, que teve seu início em 1911 como uma pequena ferraria em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Dono de um legado herdado de seus avós é inspiração de gestão no setor empresarial. Esse é um dos assuntos da programação de conteúdo do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que acontece nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro.

Atualmente como diretor do Conselho de Administração da Tramontina, é um dos palestrantes confirmados do Meeting Festuris, com o tema: “Clovis Tramontina: paixão, força e coragem”. O evento, que integra a programação de conteúdo do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, acontece nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro. Também integram a grade de painelistas do Meeting a diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio, Maribel Silva, o co-fundador da Gol Linhas Aéreas, Tarcísio Gargioni, a empresária e estilista, Martha Medeiros, o diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal, Carlos Antunes, o digital influencer, especialista em investimentos, Fabrizio Gueratto, o diretor-presidente do Grupo Leceres, Fábio Mader, a jornalista e escritora Lelei Teixeira, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. Os ingressos já estão à venda no site festurisgramado.com.

Loterias da Saúde e do Turismo

Câmara dos Deputados aprovou no dia 30 de agosto, projeto de lei que autoriza o governo federal a criar as loterias da Saúde e do Turismo. O texto seguirá para sanção presidencial. Segundo a proposta, uma parte do lucro do que será arrecadado nas modalidades dos jogos será destinado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), no caso da Loteria da Saúde; e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no caso da Loteria do Turismo. O projeto que autoriza a criação das novas loterias surgiu no segundo mês da pandemia.

Em maio de 2021, na primeira análise dos deputados, o projeto previa que os recursos arrecadados seriam destinados para a prevenção e combate ao coronavírus, enquanto durasse o estado de emergência em saúde pública. Havia também um prazo de duração para a Loteria do Turismo, criada para mitigar os impactos econômicos do setor de turismo na pandemia.

Ao passar pelo Senado, o projeto sofreu alterações, que foram acolhidas pelos deputados nesta segunda. Entre as mudanças estão o caráter permanente da Loteria do Turismo e a retirada da destinação dos recursos arrecadados por meio desta a um Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para amenizar a crise gerada pela covid-19 no setor.

Os senadores também ampliaram as modalidades das novas loterias. Os deputados haviam aprovado em maio a criação de jogos de prognósticos numéricos, em que o apostador tenta prever quais serão os números sorteados no concurso, como a Megasena. No texto aprovado, há permissão também para a criação de jogos de prognósticos esportivos, em que o apostador tenta prever o resultado de eventos esportivos; e os de quota fixada, em que há o valor do prêmio é fixado desde o início.

Após as deduções previstas na legislação, o resultado da arrecadação dos jogos feitos pelas loterias da Saúde e do Turismo serão distribuídos seguindo critérios específicos para cada tipo de modalidade. Prognósticos numéricos: 5% será destinado para o Fundo Nacional de Saúde (FNS), no caso da Loteria da Saúde, ou à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no caso da Loteria do Turismo; 95% para a cobertura de despesas do agente operador.

Prognósticos esportivos e quota fixa: 3,37% será destinado ao FNS, no caso da Loteria da Saúde, ou à Embratur, no caso da Loteria do Turismo;1,63% para as entidades desportivas que autorizarem o uso das marcas, dos emblemas e dos hinos para divulgação e execução das loterias;95% para a cobertura de despesas do agente operador. Os prêmios que não forem reclamados pelos vencedores no prazo serão revertidos ao FNS ou à Embratur, a depender do tipo da loteria. O texto também prevê um mecanismo de distribuição especial enquanto durar o estado de emergência em saúde pública em decorrência da covid-19. A emergência, no entanto, foi revogada pelo governo federal. A proposta aprovada pelos deputados nesta segunda prevê que o Ministério da Economia será responsável pelas regras de concessão para exploração das novas loterias, que devem ser publicadas em até 30 dias após a publicação da lei. Segundo o relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS), isso permitirá que a iniciativa privada explore as loterias. Na primeira versão aprovada pelos deputados, havia previsão de que apenas a Caixa Econômica Federal realizasse os jogos.

Semana Bauer

O distrito de Monte Verde, no sul de Minas Gerais, realiza de 02 a 09 de outubro a 2ª Semana Cultural da Pintura Bauernmalerei, com o apoio da Acrilex, Condor, Prefeitura de Camanducaia e projeto Reciclarte. Esse estilo de arte se tornou patrimônio histórico e cultural de Camanducaia, município mineiro onde se localiza Monte Verde. Os traços inconfundíveis desta arte colorem peças diversas com flores e outros temas típicos que remontam às regiões campestres da Áustria, Alemanha, Hungria e Suíça, dando à vila um charme especial. A semana contará com diversas experiências, para que os visitantes possam conhecer mais sobre essa arte, e procura promover ações que contribuem para o desenvolvimento artístico e cultural do distrito.

Confira a programação:02/10Confraternização com artistas e convidados (Sala de Arte Bauer) "Carmen Osterne" (Pousada El Brujo) - 17h;03/10Live Prof.ª Niedja Xavier (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10hOficina com Prof. Cris Camargo (Sala de Arte Bauer) - 14h às 17h;04/10Live Prof.ª Paula Bars (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10hOficina com Prof.ª Nilce Martins (Sala de Arte Bauer) - 14h às 17h;05/10Live com Cristina Bottallo (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10hOficina Prof. Niedja e Cris (Sala de Arte Bauer) - 14h às 16h;Oficina com Prof.ª Manu Osterne e convidada Tina Laus E.M.M.A - em Camanducaia 14h às 16h;06/10Live Prof.ª Nilce Martins (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10hOficina com Prof. Niedja Xavier (Sala de Arte Bauer) - 14h às 17h17/10Workshop com Prof.ª Tina Laus - 14h às 17h08/10Rocktoberfest Pousada Águia da Montanha (Ingressos antecipados) - 12h às 19hBallet ABMV (Galeria Suíça) - 14hJantar Solidário (Restaurante à Raiz - Hotel Meissner Hof) - 20h;09/10Corrida e Caminhada nas Montanhas (largada no Complexo Esportivo) - 8hExposição ao ar livre de pratos pintados nas floreiras da avenida. Rota do Bauer -        @monteverde.e.o.bauer

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  Informações para a coluna para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário