sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Receitas da Rota Gastronômica do FGT já podem ser apreciadas

A  Rota Gastronômica da 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) foi lançada na quarta-feira, 31, no restaurante Quintal do Chef, na Praça Joaquim Maracaípe.


Os cinco chefs dos restaurantes de Taquaruçu e Taquarussu Grande que compõem o roteiro de comidas especiais para o festival participaram do lançamento, juntamente com a Associação de Governança Turística de Taquaruçu (Goverta). Os pratos que participam da competição já podem ser apreciados e são servidos nos próprios estabelecimentos a partir de quinta-feira, 1º de setembro.

O roteiro, que fica fora do circuito da Praça Tarcísio Machado, vai funcionar até dia 11 de setembro. Quatro restaurantes ficam dentro do Distrito de Taquaruçu e o quinto em Taquaruçu Grande. Cada estabelecimento participa do FGT com um prato, sendo eles: 'Baião da Mamãe', no Quintal do Chef; 'Munguzá da Vovó', no Celia's Restaurante; 'Trufa de Chambari', no Vila dos Sabores; 'Gravlax de Tucunaré', na Casa das Flores e 'Tocantinidade', no Mandala Restaurante. Confira aqui quais são os pratos concorrentes e conheça o perfil dos chefs participantes da Rota Gastronômica.

Durante o lançamento, o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Tom Lyra, ressaltou durante o lançamento que a Rota Gastronômica é uma oportunidade para os turistas aproveitarem os pratos antes e após o festival, bem como a manutenção desse fluxo de turistas durante todo tempo nos restaurantes e empreendimentos locais. “Aqui damos a oportunidade àqueles que não puderem vir ao festival experimentar esses pratos outros dias. Também abrimos espaço para os empresários que participam do festival continuarem durante o ano todo aproveitando o marketing que o evento fomenta no comércio. Estamos com uma expectativa muito grande, uma vez que, provavelmente, esse será um dos melhores festivais de todos os tempos”, disse.

Entre os convidados, a chef premiada com o Prêmio Nacional Dólmã, no Estado do Tocantins, Tati Barros, declarou o quanto esse evento é esperado todos os anos na cidade. “Achei maravilhoso, estou prestigiando meus amigos, somos todos irmãos de farda. Para mim esse momento é sempre muito aguardado. É sempre uma festa que esperamos ansiosamente, um momento único de poder provar todos os temperos e as delícias que as pessoas ficam elaborando durante o ano todo. Nessa noite fui super feliz nesta degustação”.

Governança

A presidente do Conselho Administrativo da Goverta, Enes D’arc Rodrigues, explicou que a Rota Gastronômica foi criada em 2019, pelo Projeto de Estruturação Turística e Governança - formado em 2019, em parceria com Prefeitura Municipal de Palmas, com foco em fomentar o comércio e o turismo nos empreendimentos da região -  para que se formasse um elo forte entre os empreendimentos do ramo de alimentação com os visitantes, atraindo pessoas para o aconchego de seus estabelecimentos. “Nosso destino Taquaruçu nos remete a um lugar de paz e tranquilidade, a Rota Gastronômica alinha-se com a grandeza, os valores, a história da nossa gente, e a imensurável riqueza criativa junto com o legado que cada chef carrega consigo, valorizando seus mestres e sua herança familiar”, disse.

“O tema cozinha afetiva pretende aproximar os visitantes da rota com pratos ricos em história, memória afetiva, acolhimento e receptividade, sentimentos reconhecidos por quem visita o distrito. A imensa qualidade dos pratos apresentados neste lançamento e o comprometimento dos empreendimentos com essa categoria diferenciada, elegante e afetuosa, servem de base para que a rota se transforme em ação permanente da gastronomia no distrito”, concluiu.

Segundo o conselheiro Wertemberg Nunes, a Goverta foi pensada para planejar o desenvolvimento estratégico do distrito. “O destino não pode ser pensado somente pelo poder público, pelas iniciativas privadas ou de grupos organizados da sociedade civil, a ideia é que junte todos esses agentes num só lugar”, disse, ressaltando que a Associação filia empresários do turismo, cultura, meio  ambiente, Sebrae e várias secretarias municipais que compõem esse conselho.

Fonte: Secom Prefeitura de Palmas-TO 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário