domingo, 25 de setembro de 2022

Experiências de Palmas são apresentadas na semana do clima de Nova Iorque

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, marcou presença de forma virtual, na sexta-feira, 23, na Climate Week NYC 2022 (Semana do Clima de Nova Iorque). 


Ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da diretora do Instituto Alziras, Michelle Ferreti, a prefeita participou do painel “Mulheres na Liderança Rumo à Transição Justa: Lições aprendidas com Prefeitas Brasileiras”.

Durante o evento, que reúne autoridades mundiais para discutir o combate às mudanças climáticas, a prefeita de Palmas apresentou experiências exitosas praticadas na Capital mais nova do País a favor do meio ambiente. Depois de fazer um apanhado das bacias hidrográficas e apresentar os biomas, orientando os participantes acerca da localização da cidade, Cinthia Ribeiro falou do Palmas Solar; dos Ecopontos; do Plano Municipal de Ação Climática e da mudança das matrizes energéticas nos prédios públicos municipais. “Minha responsabilidade com o meio ambiente vai além da gestão do município, é uma responsabilidade, sobretudo, de cidadã. Na elaboração de projetos, especialmente ambientais, nós nos preocupamos em resguardar a legislação e recursos para execução de ações que reduzam os prejuízos ambientais.”

Frisando que a pauta ambiental exige sensibilidade, vontade e planejamento, a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira,  destacou a importância do processo de tomada de decisão dos gestores para garantir o avanço das políticas públicas. Segundo a ex-ministra, “é preciso termos lideranças locais que se conectem com o restante do País, que tenham um olhar inovador, contemporâneo”, acrescentando que “só se avança na área climática se tiver planejamento.”

A prefeita de Palmas participou do evento a convite do Instituto Alziras. “Foi gratificante participar deste painel. Essa troca de ideias nos permite agregar muito conhecimento, que pode ser aplicado em projetos locais”, sinalizou a gestora.

Climate Week NYC

O evento é organizado pelo Climate Group, ONG britânica com atuação em todos os continentes. O objetivo é abordar soluções que possam minimizar os impactos de atividades produtivas no clima, estimulando o compartilhamento de perspectivas globais sobre o assunto e a adoção de políticas e ações em resposta aos desafios climáticos.

Fonte: Secom Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário