quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Movimento recorde na abertura do Festival Gastronômico de Taquaruçu

O público que subiu a serra para curtir a 16º do Festival Gastronômico de Taquaruçu em sua abertura no feriado de Sete de Setembro. Chegou cedo à Praça Tarcísio Machado para evitar o trânsito mais pesado e aproveitar o shows de Nando Reis e  Dorivã. O artista tocantinense foi responsável por abrir a programação musical do evento. 


Show de Dorivã.  Divulgação 

Autor da canção 'Taquaralua' que canta as belezas do distrito, o cantor ressaltou a emoção de levar sua arte para tantas pessoas presentes no festival. "Coração a mil, é um momento muito importante para minha carreira, para a música que eu faço, para a música feita no Tocantins. É de grande importância abrir um evento desse calibre, um festival tão tradicional no Estado. Prestigiando a música feita aqui, autoral. Digo que nossa música também é afetiva, assim como a comida do FGT", afirmou. 

Para curtir o clima ameno da serra, famílias e jovens lotaram a praça de Taquaraçu, levaram cadeiras e dançaram durante a apresentação de Dorivã que incluiu no seu repertório sucessos da sua carreira e também canções de artistas tocantinenses.

Depois do show nacional do cantor Nando Reis, também se apresentaram na primeira noite do 16º FGT,  os artistas regionais Edi Ribeiro, que é uma artista de Taquaraçu e, para fechar a noite, a dupla Alex e Matielo.

Cozinha Show

Divulgação 

As receitas apresentadas pelos chefs regionais Eduardo Ramon e Roni Abrão no primeiro dia do Cozinha Show foram literalmente de dar água na boca. Com técnicas que valorizam o corte, evitam desperdício e ingredientes de fácil acesso, os chefs atraíram olhares atentos às receitas.

Eduardo Ramon apresentou um bife ancho com chimichurri como prato principal. "Ensinar as pessoas que elas podem cozinhar com o que têm em casa é uma missão, porque o conhecimento é a forma que temos de vencer dificuldades. Na culinária, qualquer pessoa pode, com um pouco de conhecimento, fazer algo diferente pra comer em casa", conta o chef que abriu o 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu.

Pela primeira vez no Cozinha Show, o renomado chef Roni Abrão trouxe conhecimento sobre a valorização da carne a partir do corte e modo de preparo. “A cozinha é lugar de compartilhar e a ideia aqui é trazer conhecimento e também ouvir das pessoas o que elas têm a contribuir. Todos podem ensinar alguma coisa na cozinha. Além disso, o propósito de desmistificar novos cortes é também para promover novas experiências às pessoas."

Para o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Tom Lyra, abrir o Cozinha Show com nomes regionais "é dar oportunidade para os nossos chefs serem inseridos no cenário nacional e internacional. Por exemplo o Roni, que já é conhecido em todo Brasil e o Eduardo, que vem seguindo os passos dele. Eles estão aqui para mostrar aos jovens tocantinenses que existe oportunidade e mercado na gastronomia."

Fonte: Secom/Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário