segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Programa Foco no Fogo encerra etapa de sensibilização

O programa cumpriu nesta edição a meta ampliada para percorrer propriedades rurais em 60 municípios do Estado. Foram realizadas quase 4 mil visitas

O programa encerrou etapa de sensibilização em Goiatins_Fernando Alves

Nesta segunda-feira, 8, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentou o balanço da ação integrada do programa. Foram contabilizadas 3.952 visitas a propriedades rurais, com a soma dos dados do aplicativo de Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais (RECPREV) e cadastros físicos realizados em áreas que não possuíam cobertura.

A etapa das ações de prevenção do Foco no Fogo se encerrou oficialmente com a visita às propriedades rurais do município de Goiatins, na última quinta-feira, 4. Antes foram visitados os municípios de Itacajá e Recursolândia, onde as equipes da Semarh e das instituições parceiras do programa também realizaram as orientações de sensibilização com educação ambiental voltada para as questões do uso do fogo no período crítico de estiagem no Estado.

A secretária de Estado da Semarh, Miyuki Hyashida, considera expressivo o montante de propriedades visitadas através do programa. “É relevante, a contribuição que a sensibilização leva à população da área rural. Este ano percorremos quase 4 mil propriedades, oferecendo orientações, buscando o envolvimento e comprometimento da população. Com as medidas de prevenção, podem ser evitados desastres ambientais causados pelas queimadas ilegais e incêndios florestais”, avaliou. 

A secretária reiterou ainda que, desde o último dia 27 de julho até o próximo dia 15 de outubro estão suspensas a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada no Estado. “É no período crítico de estiagem, que se torna essencial o empenho de todos”, acrescentou Miyuki Hyashida.

A secretária Executiva da Semarh, Karynne Sotero, elogiou o desempenho das equipes do Foco no Fogo. “Cada integrante merece os cumprimentos e agradecimentos, pois se empenharam intensamente em cada município visitado. Vale ressaltar nosso agradecimento à atenção e apoio dos órgãos parceiros, da gestão municipal e da população das propriedades rurais dessas cidades”, destacou.

A secretária Executiva recorda que o acúmulo de vegetação seca este ano é considerado propenso à propagação do fogo. “O monitoramento espacial ainda não separa o que é queima controlada e acero autorizado, da queima ilegal, por isso a posição do Estado no ranking não se trata somente de queimadas ilegais e incêndios florestais”, pontuou.

A Semarh disponibiliza a publicação oficial de suspensão da emissão e vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada no Estado do Tocantins no período de 27 de julho de 2022 a 15 de outubro de 2022, para consultar basta clicar no link Portaria nº 112/2022.

Mais detalhes registrados

Com nova versão, o aplicativo de Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais (RECPREV), desenvolvido pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, permitiu registrar mais detalhes sobre as condições encontradas nas propriedades rurais da rota de visita do programa.

O engenheiro florestal, coordenador da Cemaf e professor da UFT/Gurupi, Marcos Giongo, disse que, agora, os dados registrados no aplicativo poderão ser usados para gerar relatórios, o mapeamento das áreas percorridas, para avaliação dos resultados, planejamento e definição das rotas da próxima edição.

Comitiva

Além da Semarh, a comitiva do Foco no Fogo contou com a conjunção de esforços do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), da Defesa Civil do Tocantins, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Prevfogo), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), do Exército Brasileiro e da Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A.

Fonte: Ascom Naturatins

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário