segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Cavalhadas de Taguatinga - TO relembra batalha medieval entre Mouros e Cristãos

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D'Abadia em Taguatinga, sudeste do Tocantins, que voltaram a ser realizados de forma presencial este ano. Os festejos encerram nessa terça-feira, 16, com a Missa dos Romeiros.

Batalhas são representadas por corridas no campo. Seleucia Fontes /Estado do Tocantins

Ao todo, são 24 cavaleiros, sendo metade cristãos, ricamente vestidos de azul e branco, com a missão de converter os inimigos ao cristianismo, e 12 mouros (mulçumanos), trajados de vermelho e defensores da própria fé. O campo de futebol é transformado em Campo de Batalha deste grande espetáculo a céu aberto. 

O município de Taguatinga fica distante 458 km de Palmas, na região Sudeste, é o único do Tocantins a manter a tradição trazida ao Brasil por portugueses e espanhóis, no século 18. É uma referência a batalha medieval liderada por Carlos Magno e seus soldados de elite contra os soldados Mouros, sendo que ao final os cristãos sempre saem vencedores, como indica a história, com momento de conversão e benção dos oponentes.

O secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, que estará presente às apresentações deste sábado, 13, a partir das 16 horas, enfatizou a importância da retomada das festividades religiosas por todo o Estado. “Estamos vivendo um momento muito especial de fortalecimento das nossas mais valiosas tradições”, comemorou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sectur

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário