segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Espanha disponibiliza trem gratuito a partir de setembro até o final do ano

O governo espanhol anunciou na primeira quinzena do mês de julho que não cobrará por bilhetes de trens multijornada em sua rede pública ferroviária, a Renfe, a partir de 1º de setembro até o fim de 2022.

A Renfe opera as rotas Cercanías, Rodalies e Media Distancia em todo o país. antgarprats/Pixabay

Como estratégia para combater a alta inflação e os custos da energia no país, a Espanha já tinha reduzido pela metade, recentemente, as passagens em alguns serviços ferroviários.

Segundo o Primeiro-Ministro Pedro Sanchez, se tornarão gratuitos os trens operados pelas linhas de Cercanías, Rodalies e Media Distance (ou seja, trens locais e de distância média). Este tipo de bilhete oferece, no mínimo, dez viagens de volta, agora gratuitas.

"Esta medida encoraja o uso máximo deste tipo de transporte público coletivo para garantir os necessários deslocamentos diários com meios de transporte seguros, confortáveis, econômicos e sustentáveis, em meio a circunstâncias extraordinárias de aumento constante de energia e preços de combustível", afirmou o Ministério de Transporte da Espanha em comunicado oficial ao veículo americano.

No entanto, bilhetes de jornada única ou de viagens de longa distância continuarão cobrados. A Espanha não é o único país europeu a recorrer a descontos maciços nos transportes públicos para contornar a crise econômica pós-pandemia.

A Alemanha, por exemplo, oferece atualmente, em caráter temporário, um bilhete único por 9 euros, que pode ser utilizado de forma limitada no país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário