domingo, 14 de agosto de 2022

Passeio bom e barato na Suíça

Luiz Pires

E tem passeio barato na Suíça, um dos países com um dos custos de vida mais caros do mundo? Sim, tem. Nós fizemos um deles. O segredo é comprar um Saver Day Pass de trem. Com esse passe você pode fazer um bate e volta visitando várias cidades turísticas em apenas um dia.

Fotos: melhorviagemlp.com 


Ponte da Capela

Nós compramos um  saindo de Zurich e tendo a comuna de Friburgo como destino final. Comprado com antecedência de 30 dias, o Saver Day Pass sai por 52 francos suiços na segunda classe inteira. Com uma semana a passagem aumenta para CHF 97 e comprado no dia custa CHF 119. O passe vale para todo o dia marcado até as 5 horas da manhã do outro dia. Para comprar acesse sbb. ch


Igreja de Fribourg

Pegamos nosso trem na estação central de Zurich e fomos até o destino final, Fribourg, que fica a 152 km de Zurich, às margens do rio Saarne ou Sarine. Em alemão, é conhecida pelo nome de Freiburg im Uechtland para distingui-la dos outros Friburgos. O nome completo em francês Fribourg en Nuithonie é pouco conhecido. Depois de um passeio tranquilo às margens do rio (pega-se ônibus em frente à estação ferroviária), almoçamos no restaurante do Coop e iniciamos a viagem de volta.


Banco Central Suíço ao fundo

A próxima parada foi em Berna, capital da Suíça, a 122 km de Zurich. Berna foi construída em torno de uma curva do rio Aar. Fundada no século XII, a cidade conta com arquitetura medieval preservada na Altstadt (Cidade Velha). O Parlamento Suíço e os diplomatas se encontram no Bundeshaus (Palácio Federal), de estilo neorrenascentista. A Französische Kirche (Igreja Francesa) e a torre medieval nas proximidades, conhecida como Zytglogge, datam do século XIII. Lá, visitamos a casa onde Einstein residiu. A partir da estação central dá para fazer todo trajeto turístico a pé. 


Casa onde Albert Einstein residiu 

Em Lucerna, a próxima estação, distante 52 km de Zurich, atravessamos a Kapellbrücke (Ponte da Capela), construída em 1333, liga a Aldstadt à margem direita do rio Rússia, depois um passeio a pé pela margem do rio. 

O principal cartão postal de Lucerna é a Ponte da Capela, uma das pontes de madeiras mais antigas da Europa. Ela foi construída em 1333 e restaurada em 1994 após um grave incêndio.
No interior da ponte, encontram-se 112 pinturas do século XVII, que retratam a história da cidade. E há ainda a torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal. 


Para relaxar, tomamos um chopp observando a bela paisagem à margem do rio e a serra do entorno da cidade. A última parada do dia foi em Zug ou Zugo, que fica a apenas 32 km Zurich.

Assim como esse, há outros passeios de trem por um dia na Suíça, bom e barato.  Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário