segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Pequi - MG realiza 2º Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira

A 2ª edição do Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe, acontecerá, no final de semana, de 2 a 4 de setembro, no Centro Comunitário Santo Antônio, na cidade de Pequi – MG.

Serra rio do Peixe, uma das atrações de Pequi, onde são realizados saltos de paraglider e asa delta

O evento é uma promoção da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, tem o patrocínio da Prefeitura de Pequi e o apoio da Frente da Gastronomia Mineira - FGM, do Circuito Turístico Trilha dos Bandeirantes e da Fecomércio MG Sesc Senac.

Com previsão de público local e turistas oriundos das cidades vizinhas e região metropolitana de Belo Horizonte, o evento incentiva o aprimoramento e a busca constante pela excelência de todos os serviços prestados pela cadeia produtiva do turismo, e proporcionará ao público uma diversificada programação.

Aulas-Show com renomados profissionais da arte de encantar paladares estão confirmados no festival, como os chefs Ricardo “Penninha”, Marcia Nunes, Rosilene Campolina, Danilo Simões, Felipe Leroy, Val Coimbra, Wessery Zago, Fernanda Fonseca e os bartenders Leo Gomes e Lucas Tadeu.


O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio e o coordenador da FBHA MG, Marcos Valério Rocha

Uma Praça Goumert com os tradicionais restaurantes Maria das Tranças, Casa Cheia e o Bar do Bigode de Belo Horizonte, a população de Pequi e visitantes vivenciarão uma diversificada experiência gastronômica com um cardápio especial.

Shows com uma diversificada programação artística, com o melhor da música nacional e internacional, sem se esquecer da diversidade da cultura mineira, na sexta o ‘Clube do Choro de Belo Horizonte’, sábado é a vez da melhor banda couver dos Beatles, ‘Sgt Pepper’, e para encerrar a grade musical, no domingo, o Sesc apresenta ‘Minas ao Luar’.

Serviço

2º Festival Gourmet Serra Rio do Peixe

Programação

2 de setembro – sexta-feira, de 19h às 23h

3 de setembro – sábado, de 10h às 23h

4 de setembro – domingo, de 10h às 17h

festivalserrariodopeixe.com.br

Agenda Brasil

Será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, o evento Agenda Brasil que tem o objetivo de discutir e apresentar propostas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O evento será híbrido, com público presente limitado a 150 pessoas, na FECOMERCIO SP, na rua Dr. Plínio Barreto, 285, em São Paulo.

Programação

Dia 16, sexta-feira

10:00 – ABERTURA

10:30 – O ESPORTE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO. Palestrante: Gustavo Herbetta - Diretor de Marketing do Comitê Olímpico do Brasil;

11:30 – PROJETO DE NAÇÃO 2035. Palestrante:  General Rocha Paiva – É Professor Emérito da ECEME, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Diretor de Geopolítica e Conflitos do Instituto Sagres e Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

12:30 Intervalo

14:00 – AGRICULTURA DO FUTURO - Palestrante: Aguardando confirmação do palestrante.

14:40 –   O BRASIL QUE SONHAMOS - Painelistas: Dr. Ives Gandra Martins (Professor Emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Superior de Guerra – ESG, das Universidades UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; e Ozires Silva (ex presidente da Varig, da Embraer, da Petrobrás).

15:20 - VAI, TURISMO. Palestrante: Alexandre Sampaio - Presidente da FBHA-Federação de Brasileira de hospitalidade e Alimentação

16:00 - O FUTURO DO TURISMO DO BRASIL.  Palestrante: Professor Mário Beni. 17:00 - Encerramento com Nilton Pedreira e Pedro Souza Geb.

Dia 17, sábado

09:30 – E SE EU TE DISSER QUE A MUSICA PODE INTERFERIR NAS DECISÕES DOS TEUS CLIENTES? Palestrante: Raul Jaime Brabo. Possui graduação em Musicoterapia (1991) e mestrado em Administração (gestão de pessoas) pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2003). Foi Professor e Coordenador da Faculdade de Musicoterapia FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, durante 18 anos e professor convidado em cursos de pós-graduação e cursos livres (Universidade Metodista, Universidade São Marcos, PUC, FEFISA, UNISANTANNA.

10:30 – GEOPOLITICA - A GUERRA DO CUME DA MONTANHA. Palestrante: Marcelo Rossi. Escritor e Analista Geopolítico. Autor dos livros “OPERAÇÃO RETOMADA – A REALIDADE SUPERANDO A FICÇÃO” e “OPERAÇÃO RETOMADA II – GUERRA DAS GUERRAS.”

11:30 – A ESTRATÉGIA CONTÁBIL QUE FAZ SUA EMPRESA CRESCER. Painelistas: Fernando Sabadini e Peter Porfírio – Sócios da empresa Wiseaccounting

12:30 – Intervalo          

14:00 – PALESTRA - Palestrante Pedro Souza Geb - Empresário e presidente do Cuesta Paulista Convention & Visitors Bureau

14:40 - MECANISMO DE ALAVANCAGEM - O FATOR X e A ESTRATÉGIA DE ATRAIR COM QUALIDADE. Palestrante: Elis Ferraz - Sócia da Fator de Sucesso

15:20 – MECANISMO DE ALAVANCAGEM - A ESTRATÉGIA, PESSOAS NA EQUAÇÃO- Palestrante: Paula Martucci - Especialista em Análise Comportamental e mais de 15 anos de experiência. Sua expertise é colocar as pessoas certas na equação de modo inteligente e estratégico, e com isso, transformar de verdade os resultados de pessoas e empresas. 

16:00 - MECANISMO DE ALAVANCAGEM -A ESTRATÉGIA PARA FAZER 10 ANOS DE FATURAMENTO EM 1. Palestrante:  Nilton Pedreira – Sócio da Fator de Sucesso.

16:40 – OS 3 CAVALEIROS. Painelistas Nilton Pedreira, Elis Ferraz e Paula Martucci.

17:00 – Encerramento

A PROGRAMAÇÃO PODERÁ SER ALTERADA SEM AVISO PRÉVIO

Festival Gastronômico Esquina do Mundo


Belas paisagens, relevância histórica e parte de um dos maiores polos de turismo do Brasil, a charmosa Arraial d’Ajuda é procurada o ano inteiro. Entretanto, desde 2019 o visitante tem sido atraído para o local por mais uma razão: o 4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro.

Leva esse nome pelo status multicultural da vila, lar de pessoas de muitas partes do Brasil e do mundo. A Gastronomia que já costumava ser um dos atrativos do local, há 4 anos tem sido cada vez mais estimulada com a chegada do Festival.


As inscrições para este ano já estão abertas, e seguem até o dia 21 de agosto. São 5 categorias à escolha do restaurante: prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e sorvetes, e drinks. O tema 2022 é “O Campo encontra o Mar” promovendo o protagonismo da pesca, agricultura e pecuária regional


A cerimônia de lançamento do evento ocorreu no último dia 1º, no espaço Le Fantastique Monde de Benjamin, onde o conceito do evento foi apresentado por Rafael Braga, da Ori Brazil, responsável pelas ações de marketing do festival.

Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, celebrou o crescimento da entidade junto ao festival. “Precisamos fortalecer a gastronomia e o turismo, assim o desenvolvimento acontece também nos estabelecimentos participantes. Por isso, contamos com importantes parceiros que apoiam o espírito empreendedor”, pontuou.

O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, destacou os resultados positivos das edições anteriores. “Da Costa do Descobrimento à Costa das Baleias, os festivais têm proporcionado grandes números. Em Arraial d’Ajuda, chegamos ao alcance de 4,5 milhões pessoas nas redes sociais e R$4 milhões injetados na economia. Turismo, gastronomia e desenvolvimento sendo fortalecidos”, pontuou.

Rafael anunciou ainda a volta da Vila do Sabor, sucesso da primeira edição. A vila é onde acontece o intercâmbio entre festival e comunidade, com stands em espaço aberto onde estarão concentrados os demais eventos do Festival, como Desafio Gastronômico, Cozinha Show e Cozinha Kids.

Nanci Costa, Gerente do Senac, apresentou os chefs convidados confirmados para esta edição: Flávio Trombino do restaurante Xapuri, de Belo Horizonte, presença confirmada para o evento de abertura no dia 1º de novembro, e o chef Timoteo Domingos, O “Rei do Cacto”, confirmado para a cerimônia de encerramento.

Segundo Nanci: “Fazer parte dessa parceria é contribuir com o desenvolvimento turístico e cultural de Arraial d'Ajuda, e o SENAC, com todo o seu histórico na realização de festivais gastronômicos por todo o estado, não poderia ficar de fora. Um tema maravilhoso que promoverá não só o incremento de receitas e visibilidade para o destino e para os restaurantes, mas também o engajamento da comunidade com a agricultura familiar e os pequenos produtores que precisam ter novos canais de divulgação e venda dos seus negócios", institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia – EGG e TV Santa Cruz.

O Esquina do Mundo é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com correalização do Sebrae, Senac e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Conta ainda com o apoio 4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo - O Campo encontra o Mar, em: Arraial d’Ajuda – Bahia

De  01 a 15 de novembro, Inscrições: 01 a 21 de agosto , : Inscrição e Regulamento

Mais informações: @festivalesquinadomundo (Instagram)

Cultura na Praça


Público terá oportunidade de observar veículos antigos

No sábado, dia 13 de agosto, acontecerá na Praça Marília de Dirceu no bairro de Lourdes o evento Cultura na Praça, das 12h às 22h. “É um evento bem voltado para os moradores e lojistas para movimentar o bairro. Fazemos questão de que seja um evento familiar”, explica Caroline Domingues, uma das idealizadoras do evento.


Objetos antigos e muitas curiosidades

Cultura na Praça vai reunir em uma tarde de sábado o melhor da gastronomia, bebidas, música, pintura ao vivo, palestras, além de uma exposição de carros e objetos antigos promovido pelo MOVA (Museu de Objetos e Veículos Antigos).

A gastronomia ficará a cargo dos tradicionais restaurantes Assacabrasa, Mudesto Botequim e Pizzaria 68, todos do bairro. Já o bar será administrado pela Krug Bier. O DJ Leandro Rallo e a banda MoshLab vão comandar a parte musical. Aliás, a banda será uma boa novidade no meio musical. “O encontro é para fazer e rever amigos,além de conhecer os novos moradores do bairro”, conta Jeferson Rios, Presidente da AMALOU. O evento vai contar também com espaço kids para a criançada e será pet friendly. Cultura na Praça é um evento anual, patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizontes por meio da Belotur, Mafre, Clara Residencial Sênior e Cultura Inglesa, com produção da Cumbucca e realização da Amalou (Associação dos Moradores da Praça Marília de Dirceu e Adjacências) e Mova (Museu de Objetos e Veículos Antigos).  Informações:  @movabh

Vesperata de Diamantina até outubro


O público acompanha as músicas na rua, com os músicos tocando pelas janelas dos casarões

Diamantina é conhecida por ser a cidade do ex presidente Juscelino Kubistchek, Chica da Silva, exploração de pedras preciosas, barroco, cachoeiras e as caminhadas pelas ruas de pessoas do século 18, deixam os turistas encantados. Entre as atrações está a Vesperata que tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX. Diamantina está a 296 Km de Belo Horizonte.

Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

Às vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.


Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local:

A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.

Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.

Cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.

E todos estão convidados para apreciar este belíssimo espetáculo!


Mercado de Diamantina ateai os turistas pela sua originalidade

A programação da Vesperata de Diamantina 2022 já foi divulgada e acontece entre abril e outubro.

Confira a programação dos dias em agosto: 06, 20 e 27; setembro: 17 e 24 e terminando em outubro: 08 e 15.

Consulte seu agente de viagens para os pacotes de viagens a Diamantina.

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário