terça-feira, 9 de agosto de 2022

Arraial BH recebe o Concurso Nacional de Quadrilhas

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira 

A festa junina, junina nos estados nordestinos movimentou as cidades com muitas músicas e tradição do forró. Agora é a vez da capital mineira receber o Concurso Nacional de Quadrilhas dentro da programação do 43º Arraial de Belo Horizonte no próximo final de semana.


Dançarinos de até 18 estados se apresentarão no tablado do evento nos dias 13 e 14 de agosto. O novo fim de semana de festa se soma aos outros em que ocorreram os concursos municipal e estadual, realizados nos dias 29 a 31 de julho e 6 e 7 de agosto.

Esta será a segunda vez que a cidade recebe o Concurso Nacional. A primeira vez foi em 2005, quando a cidade ganhou visibilidade nacional dentro dos melhores festejos juninos do Brasil.

Tanto é que o Ministério do Turismo (MTur) e a Embratur já elencaram a capital mineira entre os cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Neste ano, Belo Horizonte está no centro das atenções dos festejos juninos por abrigar o Concurso Nacional.

A cidade vai receber dançarinos de vários estados, que engrandecem ainda mais o Arraial de Belo Horizonte. A expectativa de público volante, durante todos os dias de evento, é de 140 mil pessoas.

A tradicional festa na Praça da Estação começou nos dias 29 a 31 de julho, com apresentações de 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal.

Já nos dias 6 e 7 de agosto, entraram em cena 14 quadrilhas do Grupo Especial. Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos.



Vale ressaltar que as quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas apresentações na Praça da Estação, fora as torcidas e familiares, que vêm de oito regionais da cidade para o evento, o que demonstra o caráter democrático e descentralizado da festa. 

O Concurso Estadual de Quadrilhas foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto, antes da programação anunciada para o Grupo Especial do Concurso Municipal.

Na capital mineira, o Arraial é trabalhado a partir do conceito de experiência junina completa, com a apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas.

Assim, uma Vila Gastronômica foi montada nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. Receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino serão comercializadas a preços populares.

O concurso é uma realização da Belotur em parceria com as faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac. Neste ano, as seletivas aconteceram entre 20 e 24 de junho, com 30 pratos inscritos sob a temática ‘As Origens da Gastronomia Mineira’.


Outra atração do Arraial de Belo Horizonte são as cerca de 40 blitzen juninas que acontecem pela cidade. Dançarinos surpreendem belorizontinos e turistas com apresentações repentinas, trazendo muita dança, alegria e humor, para todas as regionais da capital mineira.

FESTURIS GRAMADO

Com a volta do mercado turístico, as viagens, inclusive internacionais, já lotam as agendas da equipe e dos CEOs do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.

Os empresários estiveram em Buenos Aires, na Argentina, de 1º a 3 de agosto. Participaram de reuniões com o ministro do Turismo do País, Matías Lammens, e com o secretário-executivo da Inprotur, Ricardo Sosa. Na ocasião foram formalizados os convites para o Festuris às autoridades. O evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.

Pela primeira vez na história, o Festuris terá um país convidado, que será Argentina. O País terá uma forte presença, trazendo mais de 15 cooperados no estande e apresentará o seu produto vitivinícola, referência para o mercado.

Marta e Eduardo também participaram do Meeting Brazil, podendo apresentar o evento a mais pessoas e reencontrar amigos e expositores já confirmados no 34° Festuris. “Foi uma agenda muito positiva, fizemos um trabalho de reaproximação com o mercado sulamericano, fortalecemos vínculos comerciais e institucionais, além de formalizarmos o convite para o evento ao Ministério do Turismo e à Inprotur”, avalia Eduardo.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello com participantes do Meeting Brazil

Há menos de três meses para a 34º edição, os preparativos já estão a todo o vapor. Nesta última semana novos expositores confirmaram presença no evento: Paradise Coast, Expedia TAAP, TAP, NBA Park, Swan Hotéis, Costa do Marfim, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Minor Hotels, Metodoc, Grande Hotel Araxá, Mátria Parque, Tortuga Bay.

A organização estima um crescimento de cerca de 15% em relação à edição de 2019. Neste ano, devido à grande procura antecipada de marcas para expor, o Festuris ganhou um novo espaço para exposição, além disso, a temática Food & Drinks Experience será o novo ambiente segmentado do evento.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento em  www.festurisgramado.com

E- Festival Sebrae

O E-Festival Sebrae, marcado para os dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte, apresentará cases de empreendedorismo por meio de nomes consagrados no mercado. O evento visa conectar empreendedores de todo o estado que desejam trocar experiências e conhecimentos em um mesmo ambiente. Interessados em participar podem se inscrever no site do evento.

Sede do Sebrae MG

O E-Festival Sebrae será realizado simultaneamente em quatro espaços. Ao todo, serão 20 horas de conteúdo, com mais de 30 palestrantes, painéis, talk show e experiências gamificadas. No dia 17, no Palco Empreender, o economista, influenciador digital e empreendedor Gil do Vigor fará a palestra on-line “O Brasil não tá lascado – Economês para negócios”. Já o empresário e escritor do livro best-seller ‘Os 8Ps do Marketing Digital’, Conrado Adolpho, apresentará o método 8Ps e como alcançar melhores resultados no digital.

No mesmo dia, Shirleyson Kaisser, um dos principais nomes do empreendedorismo digital na atualidade, fará a palestra “Keep calm and: Descubra táticas de como engajar suas mídias sociais”. A programação do primeiro dia será encerrada pelo empreendedor e professor de criatividade Murilo Gun, que abordará o tema “Criatividade e coragem para se reinventar”.

Já no dia 18, estarão no palco o diretor de criação, produtor e empresário Kondzilla, que fará a palestra “Criatividade e negócios”; o especialista em inovação, criatividade e novas tecnologias Marcos Piangers, que irá apresentar o tema “Protagonismo e felicidade – A mudança que você faz no mundo”; e a youtuber, influenciadora digital, apresentadora e empreendedora Bianca Andrade (Boca Rosa), que apresentará o case de sucesso Boca Rosa Company. 

Outros três ambientes vão compor o evento: no Palco Planejar, será debatido como alcançar resultados na jornada empreendedora no presente e futuro; o Palco Poder irá abordar como influenciar pessoas e auxiliá-las a seguir sua própria visão; e o Palco Realizar terá conteúdos mão na massa para empreendedores que querem fazer acontecer.

Confira a programação completa e todos os nomes que estarão presentes no E-Festival, no site do evento. E-Festival Sebrae 2022 Inscrições: https://efestival.sebraemg.com.br

Incentivar turismo de proximidade


Nos dois últimos anos, diversos setores precisaram se reinventar. Os turistas brasileiros também buscaram se adaptar a este cenário pós-pandemia. Um levantamento realizado em parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou que cerca de 57,2% das viagens, realizadas em 2021 aconteceram em carro particular ou ocorreram por meio de empresas de ônibus. 

Diante disso, o turismo regional ou “staycation” passou a representar, portanto, uma oportunidade de viver experiências incríveis, às vezes bem mais próximas do que se imagina. Este turismo de proximidade tornou-se tendência no Brasil, fortalecendo a retomada turística no país.

Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, a nova campanha institucional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) visa incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região. Indo de carro ou de ônibus, é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta, conhecendo um lugar novo, sem precisar ir para tão longe.

“Uma das vantagens do Brasil é a pluralidade e o acolhimento do brasileiro. Os roteiros de fim de semana tornaram-se, com a pandemia, mais comuns e um alívio na rotina dos brasileiros. Com tantos caminhos a desbravar, o turismo regional traz à tona a constatação de que os melhores destinos estão perto de cada brasileiro. Queremos incentivar este novo momento da atividade turística no país”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63 informações para coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário