Loja virtual Sebrae

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Pará foi escolhido como estado piloto da campanha contra turismo sexual

O Estado do Pará foi escolhido como piloto da campanha de combate à exploração de turismo sexual, que será estendida para todo país, por meio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).  
Texto: Ronaldo Quadros
Fotos: Fernando Nobre
Ascom/Abrajet-Pará

Diretoria Abrajet Pará. 

O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (7), pelo presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, durante o lançamento do V Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém. Entre as autoridades presentes, estavam a secretária de cultura, Úrsula Vidal, e o secretário de Turismo, André Dias, além do presidente da Abrajet de Tocantins, o jornalista Luíz Pires.
Intitulada “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime”, a campanha é encabeçada pela Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas – Afeet Brasil que é ligada à Fiaseet - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas. Segundo Evandro Novak, a Abrajet-Pará, será responsável para dar o ‘pontapé’ da campanha que se estenderá para todo o Brasil.
“O Pará, como outros estados do Brasil, enfrenta esse tipo de problema, mas a Abrajet-Pará, com o nosso apoio e das demais lideranças do trade turístico, envolvendo seus associados e a imprensa local, será responsável por difundir a campanha”, informou Evandro.
Evandro Novak, presidente da Abrajet Nacional. Divulgação
Ao louvar a iniciativa da campanha, o coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Fecomércio, Joy Colares, disse que infelizmente esse tipo de violência atinge famílias em situação econômica precária, principalmente de Santarém, um dos destinos mais procurados por turistas internacionais.
“Iniciativas como essa são louváveis. Não podemos de forma alguma aceitar esse tipo de situação. Temos sim que escancarar o turismo sexual contra crianças e adolescentes e combater de toda forma possível, seja denunciando, mostrando ou divulgando”, pontuou.
A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Pará, que no evento estava também representando a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, aposta na divulgação da campanha ao segmento do turismo para melhorar a imagem dos estados da Amazônia. “Eu acho que a gente tem que trabalhar esse tema pra mudar essa imagem da Amazônia de ser vista como um destino de turismo sexual. Temos que tentar mudar essa imagem”.
Prêmio
O lançamento do V Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", promovido pela Abrajet - Pará foi bastante prestigiado por jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e personalidades do turismo paraense que foram recepcionados pela diretoria da Abrajet-Pará e aproveitaram para experimentar as delícias preparada pela equipe do chef de cozinha, Herlander Andrade. A atração cultural ficou por conta dos professores do projeto Casa da Música do Sesc.
A presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, falou da importância da divulgação jornalística segmentada, como é o caso do prêmio "Comendador Marques dos Reis" e convidou os jornalistas a se inscreverem nas categorias: jornalismo impresso, online, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo, nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br.
O valor da premiação para as melhores reportagens de cada categoria é de R$ 12 mil aos melhores trabalhos de cada categoria profissional. São válidas publicações de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.
“Nesta edição, serão premiados os internautas que tiverem imagens publicadas, entre 10 de julho a 31 de outubro de 2019, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter. O prêmio para essa categoria serão três pacotes turísticos para o Arquipélago do Marajó”, informou Hayne.
O filho do homenageado com o nome do prêmio, secretário de Turismo do Pará, João Ramid e Luiz Pires.
O secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias André Dias, disse que o prêmio “é essencial para que a gente possa cada vez mais, estimular a criatividade, a forma e a qualidade da exposição e da comunicação turística, tanto para o paraense como para o mercado nacional e internacional destacando as atratividades da nossa gastronomia, religiosidade, natureza, entre outros”, pontuou.
Ele disse ainda que o prêmio vai poder estimular cada vez mais a produção jornalística para expor de forma criativa toda essa atratividade do estado para o turista. “Nós (Setur) temos vários planejamentos em andamento que envolve 14 regiões do estado. Estamos usando como base um plano que será desenvolvido ao longo desses três anos e contempla uma série de ações de capacitação, melhoria da infraestrutura, da promoção e ordenamento dos prestadores de serviço”, detalhou.
A secretária de Cultura, jornalista Úrsula Vidal, destacou a importância da atividade turística para a economia do estado. “O Pará está pronto para recepcionar os turistas com suas belezas naturais. Os jornalistas precisam estar atentos para saber como comunicar toda essa potencialidade que é um dos objetivos do prêmio”, destacou, informando que a Secult será uma das parceiras da Abrajet-Pará nesse sentido.
“A partir do momento que você estimula o jornalista a produzir dentro da mídia especializada, você proporciona que mais pessoas conheçam os atrativos. Esse é um caminho muito importante para fortalecer o turismo”, pontuou o jornalista Luiz Pires, presidente da Abrajet de Tocantins.
Entre os presentes, estavam o presidente da do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, a deputada estadual Paula Gomes, da Frente Parlamentar de Turismo; presidente da ABAV-PA, Joacyr Rocha; presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur), Rosangela Martins, Secretário de Turismo de Salinópolis, Júlio César Vieira; presidente do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas, Aglaudene Sarmento e a coordenadora-adjunta da Companhia de Turismo de Belém (Belemtur), Ana Maria Santiago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário