quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Entidades do trade se unem para criar a Casa do turismo do Tocantins


Um grupo de entidades do trade turístico do Tocantins se uniu em torno de um objetivo comum: Criar a Casa do Turismo, visando o fortalecimento das bases do setor e a defesa conjunta e contínua do segmento.


Em busca de conseguir uma sede para a Casa do Turismo, um grupo de entidade esteve com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. O local pretendido, um imóvel de propriedade do estado na Praia da Graciosa, será ocupado pela Adetuc. Foi o que informou Tom Lyra.

Outra alternativa é tentar uma parceria com a Prefeitura de Palmas, para conseguir autorização de uso por comodato de um quiosque na Praia da Graciosa. Os líderes do movimento estão solicitando uma audiência com a prefeita Cíntia Ribeiro e o presidente da Agência de Turismo da capital, Eudes Assis, para tratar do assunto.

Estiveram com o presidente da Adetuc as seguintes entidades:
ABAV-TO - Associação Brasileira de Agências de Viagens -  MARCELO PERIM; ATTR - Associação Tocantinense de Turismo Receptivo – ALEX SIQUEIRA; APROTUR - Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins - JOAO MARCELO SANCHES PARENTE, e a ABLA - Associação Brasileira de Locadoras Automóveis - CLEIDE BRANDÃO.

Casa do Turismo

COMO, ONDE E PORQUE?

A Casa do Turismo foi idealizada e será construída através da interação, planejamento e esforço das entidades representativas do setor privado do Trade turístico do Tocantins, sendo viabilizada por meio dessa união de forças. A sede da Casa do Turismo será construída na cidade de Palmas – TO, na praia da graciosa às margens do Lago de Palmas, local de grande circulação de turistas e um dos cartões postais do Estado. Depois de identificadas as necessidades de fortalecimento das bases do setor e a defesa conjunta e contínua do segmento, as entidades representativas resolveram iniciar o projeto da Casa do Turismo.

FORTALECENDO AS BASES

O fortalecimento das bases se dará através da criação dos centros integrados de treinamento, desenvolvidos para atender necessidades específicas levantadas pelas entidades representativas através de seus associados. O objetivo dessas ações é a criação do selo de qualidade no atendimento ao turista, que será classificado de acordo com pesquisa de satisfação em cada empreendimento envolvido no atendimento ao turista, desde a sua chegada até o seu retorno.

EM DEFESA DO TURISMO

A defesa do segmento se dará pela união de forças das entidades, que concentrarão esforços para apresentar as demandas do Trade, ocupando cadeira consultiva e fiscalizadora junto aos investimentos públicos demandados pelo setor. O resultado esperado com essa ação é a construção de um planejamento estratégico de longo prazo, definindo metas, prazos e objetivos a serem alcançados.

ATENDIMENTO A SOCIEDADE

A Casa do Turismo será um local de grande visibilidade e destaque como cartão postal da cidade, reconhecido pela captação de eventos, atração de investimentos públicos e privados, capacitação e treinamento dos agentes envolvidos. Além de espaço de convivência e troca de experiências dos associados à Casa do Turismo será um ponto de referência de informações turísticas. O bônus à sociedade se dará pela geração de novos postos de trabalho e atração de recursos para o Estado.

ENTIDADES PARTICIPANTES:

Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-TO) – 04.749.970/0001-45; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-TO) – 07.361.668/0001-03; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-TO) – 04.096.520/0001-09; Convention & Visitors Bureau de Palmas (CVBPALMAS) – 10.403.201/0001-93/ Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET-TO) – 01.083.282/0001-09; Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins (APROTUR) – 04.538.824/0001-70; e Associação Tocantinense de Vôo Livre (ATVL) – 07.171.512/0001-60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário