terça-feira, 20 de agosto de 2019

Membros do Fórum Estadual do Turismo se reúnem para discutir ações no Estado


Texto e foto: Wladimir Machado
Os membros do Fórum Estadual do Turismo (Foestur) participaram da 76ª reunião ordinária, realizada nesta terça-feira, 20, na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). 
A reunião foi conduzida pelo presidente da Adetuc e do Foestur, Tom Lyra, que apresentou um balanço das ações do órgão no primeiro semestre.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Adetuc e do Foestur, Tom Lyra, que apresentou um balanço das ações do órgão no primeiro semestre, a exemplo da viagem que realizou ao exterior em busca de investidores para o setor de turismo no Tocantins e as parcerias do Governo do Estado na realização de eventos esportivos como o Bota pra Correr, Rally Aéreo e Rally dos Sertões, todos no Jalapão.
Lembrou do lançamento do programa Investe Turismo, em Palmas, que contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e a visita do presidente da Embratur ao Estado, Gilson Machado Neto.  
Tom Lyra também apresentou os resultados positivos referentes a primeira edição do projeto Sexta Cultural, que acorreu no último dia 16 de agosto em Palmas, aproveitando o momento para convidar os membros do colegiado para participarem da próxima edição que ocorrerá no dia 30 de agosto.
O presidente da Adetuc destacou a importância do colegiado para sua gestão, por reunir representantes do trade que compõem toda a cadeia do turismo do Estado, visando unir ideias, projetos e esforços para fortalecer e desenvolver o turismo, gerando emprego e renda para sociedade, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse.
Na oportunidade, foram divulgados a agenda de eventos ligado ao setor, a exemplo da 47ª ABAV - Expo Internacional de Turismo e o 52º Encontro Comercial Braztoa, que ocorrerá em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro. Outro assunto abordado foi sobre o projeto para realização do Salão Estadual de Turismo, previsto para ocorrer no mês de novembro, em Palmas.
No encontro, também foi discutido e criada a Câmara Técnica da Pesca Esportiva, que tratará de questões relacionadas às políticas e ações do setor, a fim de fomentar a atividade no Tocantins.
Foestur
O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico. Tem por objetivo atuar, contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do turismo no Tocantins.
Participantes
Participaram da reunião os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins (Aprotur), Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Associação Brasileira Bacharéis de Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).
E ainda: Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), técnicos da Adetuc, além do Serviço Social do Comércio (Sesc) e representante do Fórum Regional das Serras Gerais e do Fórum Regional de Encantos do Jalapão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário