sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Superintende de Turismo da Sectur apresenta tese de doutorado na Universidade de Coimbra

A Superintendente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo do Tocantins, Maria Antônia Valadares, apresentou sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Tocantins na Universidade de Coimbra, Portugal, nessa quinta-feira, 6 de outubro.



Maria Antônia é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PGCiamb), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 


A exposição ocorreu durante o evento online em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.

Com o título ''Sobreposição de unidade de conservação às terras ocupadas por remanescentes de quilombos: conflitos ambientais e turismo no Parque Estadual do Jalapão (PEJ)'', a pesquisadora se propôs a analisar os conflitos socioambientais existentes na região levando em consideração os aspectos físicos e as dinâmicas sociais. Seu trabalho foi orientado pelo professor Héber Rogério Grácio (PPGCiamb) e coorientado por Airton Cardoso Cançado, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).


''Foi importante apresentar minha pesquisa num evento internacional'', pontua a pesquisadora. ''Mostrar que estamos conectados com o mundo, com pesquisas que são realizadas em outros países. Essa troca de conhecimento entre as universidades é de extrema importância''

.  

Orgulhosa, ela acrescenta que se sentiu muito bem com a recepção que a sua tese teve entre o público. ''Minha tese sobre o Jalapão foi bastante elogiada pelos presentes e fui parabenizada pelo meu trabalho com as comunidades tradicionais'', destaca.

Leia a matéria completa no link abaixo

https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/31697-doutoranda-da-uft-apresenta-tese-sobre-o-jalapao-na-universidade-de-coimbra

Um comentário:

  1. Notável a preocupação, o zelo, e o cuidado científico com as comunidades locais de um povo! Parabéns pela escolha, a defesa, que certamente darão sustentabilidade e o sustento histórico de um povo tão merecidamente preservado... Maria Antônia, você merece todos os aplausos!

    ResponderExcluir