sábado, 29 de outubro de 2022

Queijo Minas Artesanal pode ser Patrimônio da Humanidade

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira

O tradicional Queijo Minas Artesanal, reconhecido como o melhor do Brasil e premiado como um dos melhores do mundo, será candidato a Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O título de patrimônio imaterial é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esse título visa proteger as expressões culturais e as tradições imateriais de uma determinada região de todo o mundo, que pode ser dança, linguagem, rituais, festas, lendas, músicas, os saberes da culinária, dentre outras tradições.

O “Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal” é tradição bicentenária, além de ser o queijo mineiro igualado e em alguns casos, até superior em sabor e qualidade aos milenares e tradicionais queijos europeus. com destaque para os queijos feitos no Serro, Serra da Canastra, Alagoa e Serra do Salitre, as principais regiões queijeiras mineiras.

Além disso, o “Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal” é Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2008, reconhecido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, reconhecido pelo Iepha/MG.

Falta o reconhecimento internacional do “Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal”, como Patrimônio Imaterial da Humanidade. O primeiro passo para alcançar o reconhecimento da Unesco foi dado recentemente.
Com o objetivo de preservar e proteger os saberes e história do Queijo Minas, foi apresentado a candidatura do queijo mineiro ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, no dia 24 de setembro de 2022, durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas, realizado em Belo Horizonte, no Parque de Exposições da Gameleira.

O documento solicitando o reconhecimento do queijo mineiro como Patrimônio Imaterial da Humanidade foi assinado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG) e pela Associação Mineira dos Produtores de Queijos Artesanais de Minas Gerais (Amiqueijo).

A iniciativa, além do apoio dos queijeiros mineiros, Iepha/MG e sociedade civil, conta ainda com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. O documento foi entregue a Carlos Alberto Gomes de Brito, atual ministro do Turismo. É o Governo Federal que inscreve as candidaturas a patrimônios materiais e imateriais junto a Unesco.

O passo seguinte será a elaboração do dossiê de registro pelo Iphan e Ministério do Turismo para ser protocolado junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e por fim, aguardar a análise e a escolha dos bens pela entidade.

Os bens imateriais são escolhidos a cada dois anos pela Unesco, que avalia todos os bens apresentados pelos países signatários da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

BH Convention

O Conselho do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau realizou reunião no Mercure Lourdes Hotel sobre o trade turístico e projetos para a capital mineira. No início da reunião o Gerente Geral do Mercure Lourdes e presidente da ABIH MG, Guilherme Sanson, apresentou um vídeo do atendimento da Rede Accor, as novas instalações e reformulação no hotel que tem cerca de 400 apartamentos, como a nova sala Sirius, espaço moderno para reuniões e eventos, onde aconteceu a reunião e estava sendo inaugurado com o BHC&VB.

Mercure Lourdes Hotel

O gerente geral do Mercure Lourdes Hotel e presidente ABIH MG, Guilherme Sanson

Em seguida, a vice-presidente Márcia Ribeiro, que presidiu a reunião, mostrou aos presentes e convidados, sobre o movimento Mineirão SOS surgida em reunião na sede do BHC&VB, com postagem de todos nas redes sociais. O movimento Mineirão SOS surgiu pelo motivo de uma Promotora do Ministério Público proibir eventos na parte externa e dentro do estádio Mineirão.

Em seguida, foi falado da reunião conjunta do Conselho Curador e da Diretoria Executiva, onde ocorreu a aprovação da Fundação, e eleito o liquidante. Uma nova associação está sendo criada: Casa do Turismo Belo Horizonte. Márcia Ribeiro abordou a necessidade de dar continuidade à elaboração do Planejamento Estratégico, agora para a nova Associação.

O empresário Rômulo Rocha, concessionário do Minascentro, contou que também é o concessionário do Terminal Rodoviário de BH, bem como assumiu o espaço de eventos/shows do Colégio Marista, que em breve estará recebendo eventos.

O diretor da BH Airport, Marcos Mandacaru contou as últimas ações realizadas no Aeroporto Internacional de BH, com novas rotas ligando Belo Horizonte a outras cidades do país e os estudos para voos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para três países

O diretor executivo do BH Convention, Marcos Valério Rocha apresentou a realização da Festatur BH no dia 3 de dezembro. O vice-presidente do BH Convention, Pablo Ramos contou do novo modelo financeiro a ser implantado na nova Associação.

Feira de Turismo em Gramado

Festuris será no Serra Park

A valorização da mão de obra regional é um dos destaques do Festuris - Feira Internacional de Turismo. Além dos profissionais das empresas montadoras e expositoras, o evento tem possibilitado a contratação de pessoas que têm se especializado nas áreas de receptivo e segurança, além de serviços gerais. 

Segundo a gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, o número de contratações temporárias é de cerca de 500 pessoas nesta 34ª edição, que ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park. “Gramado sediou mais de 400 eventos em 2019, o que prova que este segmento é muito importante para a economia do município”, afirma o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz. Ele destaca que neste cenário, o Festuris “cumpre um papel mega importante para o município”.


Koetz cita, ainda, que a secretaria tem atuado no fomento de negócios, mas também como intermediador de mão de obra. “Também nos sentimos responsáveis pela capacitação da mão de obra para o mercado de trabalho”, afirma Ike, ressaltando que o segmento de eventos é um deles. A organização do Festuris estima um impacto econômico de 25 milhões para a região.

Há mais de 45 anos no mercado de eventos, Tela Tomazeli, da Tela Tomazeli Eventos, é a responsável pela equipe de atendimento e recepção no Festuris. A sua bagagem profissional iniciou como recepcionista, passando por todos os setores relacionados ao receptivo e organização de eventos. “É um trabalho que dou muito valor”, afirma ela, ao lembrar a sua trajetória profissional.

Nesta edição, serão mais de 50 pessoas para atividades como digitação, orientação de fila, traduções bilíngues, revezamento, estandes, plenária, informações, leitor óptico, depósitos, coordenação, caixa, entre outros.

Ela seleciona, treina e coordena a equipe que é contratada pela Rossi & Zorzanello. “São jovens estudantes do segundo grau que estão entrando no mercado de trabalho, pessoas que já atuam em eventos e aposentadas de diversas cidades”, relata Tela Tomazeli.

A experiência das equipes também é destacada por Tânia Maria Camargo Varela, da Infinity MultiServiços, prestadora de serviços de segurança, higienização, carregadores, bombeiros, incluindo ambulância própria. Ao todo são mais de 200 pessoas.

No mercado há mais de 20 anos, a empresa valoriza os profissionais da região na contratação. “Algumas mulheres, por exemplo, trabalham comigo há mais de 20 anos. Vieram trabalhar para reforçar a renda da família e continuam até hoje”, afirma Tânia, destacando que todos os profissionais têm qualificação e treinamento nas áreas que atuam. “É uma equipe bem qualificada”, orgulha-se.

O evento inicia no dia 3 de novembro com a solenidade de abertura, às 19h30, no Palácio dos Festivais. É no Meeting Festuris, que ocorre nas manhãs dos dias 4 e 5, no Serra Park, que oportunizamos uma imersão de saberes. Renomados profissionais do turismo e do meio empresarial falarão sobre suas estratégias de carreiras e muito mais.

Também no Serra Park, no período da tarde, na Feira de Negócios, o Brasil todo estará em exposição com novidades, experiências e muito networking. Nos pavilhões Araucária e Hortênsia, são mais de 2500 marcas, mais de 40 destinos internacionais que apresentarão seus potenciais turísticos a aproximadamente 12 mil participantes.

Ainda é possível fazer o credenciamento pelo site festurisgramado.com. Não perca essa chance de revolucionar os seus negócios com as infinitas possibilidades que o Festuris oportuniza. 

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia.

Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e Argentina é o país convidado desta edição. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

BH será a Capital do Café

Cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de fazer uma nova jornada imersiva pelo cenário da cafeicultura brasileira. De 16 a 18 de novembro, no Expominas, acontece a Semana Internacional do Café (SIC), realizado pela Café Editora, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e o Sebrae Minas. 

Neste ano, a SIC celebra a décima edição como um dos maiores eventos mundiais do setor e principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidades de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo da bebida no Brasil, com o tema “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.

Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente Faemg, o evento se consolidou como uma das maiores feiras do mundo. "Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com desejo de continuar oferecendo programação diversa, com rica troca de conhecimentos que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios à cadeia produtiva", afirma. 

Segundo Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, um dos organizadores da feira, a 10ª Semana Internacional do Café pretende trazer um overview de todas as conquistas realizadas nesse período, debater o atual contexto e o futuro do setor, reforçando o protagonismo brasileiro na produção, exportação e consumo de café.

A primeira edição da SIC aconteceu em 2013, em Belo Horizonte, em celebração aos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Neste ano, o evento continua a promover o fomento aos negócios e networking, com exposição de marcas, promoção de encontros, reuniões e cursos, além de oferecer aos visitantes uma grade de conteúdos organizada em três pilares: agronegócio, cafeteria e comercialização. 

Concurso dos melhores cafés

Entre os temas disponíveis nos três dias da feira estão a inteligência de mercado, a cafeicultura sustentável e o futuro do café, destacando as oportunidades para as novas gerações de produtores, entre outros. Para a abertura, está confirmada a palestra “Projeções macro e micro da economia”, com Eduardo Giannetti, um dos principais economistas do país. 

Para Thales Fernandes, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a SIC é um evento estratégico e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os próximos passos da cafeicultura. “O café é carro-chefe das exportações do agro no Estado, mas o nosso desafio é ir além", salienta o dirigente.

Segundo o secretário, o governo de Minas vem apoiando o produtor para que ele invista na produção de cafés especiais, que têm preços diferenciados e demanda crescente.  "O desafio para os próximos anos é oferecer as condições para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos nesse segmento da produção de valor agregado, que rentabiliza o produtor e faz com que o filho dele queira permanecer no campo e continuar a atividade", destaca. 

Para ele, a SIC cumpre esse papel na medida em que coloca os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, beneficiamento da safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado. Já Roberto Simões, presidente do Sebrae Minas, parceiro desde a primeira edição, o evento é uma vitrine de tendências e reforça a condição do Brasil como o maior produtor de café do mundo.

"Dez anos após sua criação, a SIC entrou definitivamente na agenda de todos os envolvidos com o café. O evento terá uma programação especial voltada para o alinhamento do setor com as tendências mundiais e para quem procura por orientações técnicas e gerenciais, novas tecnologias, além de um ambiente propício para fazer bons negócios", salienta Simões.

Neste ano, o evento novamente será palco do concurso Coffee of the Year, premiação que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas, compradores e público. São cerca de 500 amostras inscritas nesta edição, das 32 regiões produtoras, o que, segundo os organizadores, reflete a crescente diversidade, qualidade e tecnologia dos cafés brasileiros.  

Outros espaços conhecidos pelos visitantes também ocuparão o Expominas, como a Cafeteria Modelo, que simula uma loja para realização de workshops gratuitos, a Torra Experience, em que especialistas apresentam em cursos suas habilidades e dicas de torrefação, e o Encontro de Mulheres IWCA Brasil (International Women´s Coffee Alliance), com palestras realizadas por mulheres que atuam no setor.

A área de exposição do Expominas contará ainda com estandes de marcas que já são referências no mercado, como Nespresso, Nescafé, Grupo 3 Corações, Melitta, cooperativas, empresas de médio e pequeno portes e também aquelas que estão iniciando a trajetória no mercado e poderão ser conhecidas no Espaço Village. 

Com números crescentes, a Semana Inernacional do Café partiu de 13 mil visitantes, em 2013, para 23 mil profissionais qualificados e volume de negócios em R$ 50 milhões na última edição presencial, realizada em 2019, além de ter experimentado as versões virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente, por conta da pandemia de Covid-19.

“O mercado está aquecido, mas não só em volume de produção ou negócios. A SIC conecta pessoas e empresas de forma estratégica, otimizando encontros entre quem produz e quem distribui, que de outra maneira não aconteceriam ou levariam mais tempo”, conclui Caio Fontes.   

Informações: O credenciamento e a programação estão disponíveis no site Semana Internacional do Café

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63   informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário