quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Mina da Passagem, a maior mina de ouro do mundo aberta para visitação

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira

A visita à Mina da Passagem se difere das demais por ser uma mina industrial. O túnel de visitação é bem maior que as outras minas de Ouro Preto e a descida de 120 metros acontece em um antigo carrinho utilizado pelos mineradores. Divertido e até um pouco tenso.

Caminho da Mina da Passagem

A Mina da Passagem, em Minas Gerais, se autodeclara como a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação. O lugar é uma verdadeira volta ao passado, quando o comércio de Ouro Preto, entre os séculos

Para descer a Mina da Passagem os turistas fazem o passeio em um trenzinho

Acredita-se que do interior da Mina da Passagem tenham sido retirado mais de 35 toneladas de ouro. Hoje o local vive apenas para o turismo, que inclui, além de visitas a pé, mergulhos no lago dentro dos túneis e cavernas. A visita à mina tem duração média de 1h e, durante o passeio, os guias explicam mais sobre o ciclo do ouro e como era funcionamento da mina. O preço do ingresso é bastante salgado, para não dizer que é preço de ouro. Cada visitante paga R$ 60 pela visita.

Para chegar em transporte público, basta pegar o ônibus que vai de Ouro Preto para Mariana e pedir para descer na Mina da Passagem. Tranquilo e seguro. Uma boa pedida é fazer o passeio no retorno do passeio para Mariana.

Ressignificando o Turismo no Festuris

Mês de novembro se aprocimando e o Festuris – Festival de Turismo de Gramado chegando para a divulgação do turismo nacional e internacional. O Festuris Gramado, a cada ano vem se consolidando como uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, sendo este ano a 34ª edição consecutiva, movimentando o trade turístico de todos os setores que gera emprego e renda em todo o mundo com as atrações do turismo que encanta a todos. A feira ocorrerá de 3 a 6 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, reunindo os principais players do mercado turístico nacional e internacional.

Os diretores do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

“Ressignificando o Turismo” é o tema deste ano, para um olhar profundo para o turismo e as mutações que ele sofreu nos últimos dois anos, incentivando as marcas, destinos e profissionais a darem um novo significado às experiências que oferecem no mercado turístico. 

O evento terá a retomada do Espaço Wedding (voltado para o segmento de casamentos e luas de mel), a ampliação do Espaço LGBT+ (que dobrará de tamanho e terá uma sala de conteúdo) e o lançamento de um novo espaço segmentado voltado à gastronomia e enoturismo, o Wine & Food Experience. 

“Estamos nos preparando para receber mais uma vez o mundo aqui em Gramado. Na última edição tivemos uma grande participação de marcas e uma presença crescente de municípios e estados brasileiros, que deve continuar em 2022. Agora, com a pandemia reduzindo o seu impacto, também teremos um aumento de destinos internacionais, principalmente vindos da América do Sul”, projeta o CEO Eduardo Zorzanello.

Entre as iniciativas anunciadas na última edição, uma delas foi a Argentina como país convidado do Festuris 2022. A chancela prevê uma programação especial de intercâmbio durante todo o ano, gerando aproximação entre os mercados argentino e brasileiro. 

BH planeja carnaval

Blocos carnavalescos participam por toda capital mineira

A Belotur abiu o cadastro o cadastro para os Blocos de Rua interessados em desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023. A ação garante o planejamento prévio para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões. Para se cadastrar, os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições poderão ser feitas até 4 de novembro.  

 

O cadastro é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval de Belo Horizonte de 2023. Por meio dele, as secretarias municipais e os órgãos envolvidos planejam com antecedência ações para o melhor funcionamento da cidade durante o festejo. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2023 está previsto para acontecer entre os dias 4 e 26 de fevereiro


“Com o planejamento antecipado, conseguimos estruturar de maneira mais adequada a logística para o Carnaval de Belo Horizonte de 2023. Nosso objetivo é levar novamente a alegria para as ruas e essas informações são fundamentais para que possamos garantir um Carnaval mais organizado, limpo, com mobilidade, segurança e conforto para turistas e moradores da cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur

 

Entre os principais requisitos para o cadastro dos blocos de rua estão: o limite de tempo de cada desfile não poderá passar de seis horas (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e determinados tipos de vias não poderão fazer parte do trajeto dos desfiles (áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos ‘Foliônibus’).

Praça da Estação ponto de encontro de blocos


Para os blocos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte será possível cadastrar até dois desfiles por bloco de rua. Para os novos blocos só será permitido o cadastramento de um desfile. Para se inscrever é preciso inserir informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão. Para aqueles que tiverem dúvidas e dificuldades no cadastramento, favor consultar o tutorial para cadastro, que contém o passo a passo para a realização da inscrição.  

 

É importante que todos os blocos que forem desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023 leiam o guia informativo, elaborado pela Belotur, com orientações para auxiliar os organizadores e foliões a colocarem o bloco na rua. O guia contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, auxílio financeiro, entre outras dicas. Vale ressaltar que somente os blocos cadastrados poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro. Após a leitura dos documentos, se ainda assim, os representantes dos blocos precisarem de mais informações, é possível entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur via email (carnaval.belotur@pbh.gov.br).


A cada ano, a Diretoria de Eventos da Belotur, em parceria com a Prodabel, vem realizando melhorias no Sistema de Cadastramento de Blocos, tornando o processo de planejamento cada vez mais eficaz. Vale ressaltar que o Carnaval de Belo Horizonte possui gestão integrada, com desfiles monitorados por georreferenciamento. 


Consolidada como uma das melhores festas do país, o Carnaval de Belo Horizonte atrai turistas do Brasil e do mundo. Em sua última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando pela cidade, espalhados em mais de 500 atrações. Sua organização espontânea e prioritariamente de rua é um de seus principais atrativos, bem como a essência democrática e plural. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital mineira conta ainda com palcos, desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial e a eleição da Corte Momesca.

 

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário