domingo, 2 de outubro de 2022

Festival Internacional de Turismo em Ouro Preto

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira

Ouro Preto vai sediar a segunda edição do Festival Internacional de Turismo – FESTUR, entre os dias 19 a 22 de outubro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, com o tema “Turismo, conexão e negócios”.

O barroco é marcante na história da construção de Ouro Preto

Ouro Preto vai sediar a segunda edição do Festival Internacional de Turismo – FESTUR, entre os dias 19 a 22 de outubro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, com o tema “Turismo, conexão e negócios”.

O evento é uma realização da entidade “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau”, com produção da empresa CM Business Hub e com apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A programação contará com imersão de negócios, compartilhamento de conteúdo e experiências, espaço gourmet, com a Cozinha Show, rodada de negócios, além de cursos temáticos para capacitar e estimular o empreendedorismo. Haverá também atrações culturais e shows musicais.

A primeira edição do FESTUR ocorreu em Ouro Preto, em 2019, e está de volta, nesta segunda edição, com tudo para se tornar um evento contínuo e de prestígio na cidade histórica. Após o período de pandemia de Covid-19, que assolou o país e o mundo, mudando a rotina das pessoas e a economia, o turismo tem sua retomada gradual das atividades agora em 2022, e os eventos retornam e movimentam o setor e os seus segmentos.

Com o enfoque na potencialização do turismo mineiro para a promoção de Minas Gerais como destino e o que o estado oferece, o festival visa impactar mais de 30 cidades e 40 circuitos turísticos mineiros com o fomento do turismo, conexões e negócios durante os quatro dias de evento.

A charmosa cidade de Ouro Preto resguarda a arquitetura colonial do século XVIII, obras do Barroco Mineiro com os entalhes e esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural e é um dos destinos mais visitados do país e do mundo devido às suas características singulares, por valores históricos e culturais.

O Festival irá contar com a participação internacional de atores da área do turismo da França, Portugal e do Peru. Além de Ouro Preto, várias cidades mineiras já confirmaram presença nos estandes em que promoverão seus municípios, como Airuoca, Resende Costa e as cidades da Associação do Circuito do Ouro. Mas ainda há vagas para outros expositores que desejarem participar, basta acessar o link no instagram do evento: @festivaldeturismodeop. O evento pretende ser uma vitrine de produtos e atrativos de Minas Gerais para incrementar e potencializar os negócios do turismo e oferecer workshops, mesas redondas e rodadas de negócios para os que atuam no trade do turismo. A área de exposição será aberta ao público e contará com Espaço Gourmet, na Cozinha Show, com a participação de chefes de Ouro Preto, e atrações culturais durante os quatro dias de evento.

A secretária de cultura e turismo, Margareth Monteiro, falou da importância de realizações como essa para a cidade e para o setor do turismo. “Essa é uma ação de extrema importância para o município, considerando que Ouro Preto é uma cidade em que o fomento do turismo se faz por meio da cultura. O evento vai promover conexões e negociações. Contará também com participações internacionais, então irá divulgar Ouro Preto e o estado de Minas Gerais em outros países, incentivando o turismo em nossa região”, disse a secretária. @festivaldeturismodeop.

Destaques do turismo

Casa JK é uma das atrações de Diamantina, a casa, na qual Juscelino Kubitschek passou parte de sua infância, foi transformada em museu dedicado ao ex-presidente, após sua morte. No interior há uma reunião de fotos, objetos pessoais, uma biblioteca e a réplica de seu consultório médico.

Dez destinos brasileiros estão entre os 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, pela organização holandesa Green Destinations.. Entre os premiados aparecem as cidades de Epitaciolândia (AC), Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Orleans (SC) e Itá (SC).

Os canyons da represa Furnas, em Capitólio

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade catarinense de Bombinhas foi selecionada pela entidade para compor a seleta lista, neste ano com o projeto “Pesca Artesanal da Tainha”. Patrimônio Cultural do Município e do Estado de Santa Catarina, a iniciativa é uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade bombinense. Muito mais que uma atividade econômica da qual muitas famílias tiram o sustento, é sobretudo uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração.

Epitaciolândia, no Acre, foi reconhecida pelo case do senhor José Rodrigues, apelidado como Dr. da Borracha. Ele é responsável pela produção de acessórios sustentáveis com elementos extraídos do látex no seringal Nova Esperança, onde mora. O trabalho de José possui um impacto importante no desenvolvimento sustentável da região, assim como na proteção às florestas do Acre. Em 2014, o Doutor da Borracha também foi reconhecido com o Prêmio Chico Mendes de Florestania. Outros destinos contemplados com a iniciativa foram os municípios de Corguinho e Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul. O primeiro, conquistou o prêmio por conta do Complexo Turístico de Zigurats, que engloba o observatório astronômico, o centro de pesquisas, as construções diferenciadas, as trilhas com descobertas arqueológicas e as maquetes científicas. Já o segundo, expôs para o mundo as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas.

O PRÊMIO – Os destinos nacionais entraram para a seleta lista da organização que busca premiar anualmente 100 histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável a nível mundial. A seleção contempla destinos que estão caminhando em direção a uma indústria de turismo sustentável. Além de receberem visibilidade global, os selecionados se tornaram elegíveis para indicação ao “Green Destinations Stories Awards”, divulgado na ITB Berlin, uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndhan.

O Hotel Ouro Minas, associa a nova marca no ramo da hotelaria a marca irá contribuir principalmente para área turística no segmento de eventos e convenções. O empreendimento agora passa integrar a Wyndham hotel & Resorts, maior empresa de franquias de hotéis do mundo, presente em quase, 95 países em seis continentes e com 8.900 hotéis e que possui o maior programa de fidelidade do mundo com 94 milhões de membros inscritos. Com a bandeira Dolce, o Ouro Minas Hotel agora passa a se chamar Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndhan.

A marca surgiu na Europa, uma vez que as cidades por não terem espaço físico, sentiam a necessidade de se criar espaços próximos que atendessem as necessidades do novo perfil de cliente, principalmente após a pandemia COVID19, que trouxe novos focos para área hoteleira. Observou-se que as pessoas começaram a redescobrir os hotéis próximos às suas casas e usufruir de forma relevante aos serviços oferecidos. A Marca traz algumas particularidades, já que os empreendimentos devem promover a inspiração aos hóspedes, fundamentalmente para aqueles que buscam espaço com infraestrutura não só de negócios, mas que ofereça o lado de conforto e lazer.

Eduardo Cruz Del Rio, vice-presidente de Operações da Wyndhan para América Latina e Caribe, explica a Bandeira Dolce by Wyndham que chega ao Brasil tendo como protótipo o Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte. Segundo ele, o Brasil tem muita capacidade para atender esse conceito e acredita no futuro da hotelaria no Brasil, depois dos EUA ser o país com mais hotéis da marca Wyndham e Dolce. Eduardo Cruz também ressalta que, “até o final do ano, todos os franqueados da rede deverão se adequar aos programas de sustentabilidade, uma vez que a mentalidade das pessoas tem mudado. Estão mais conscientes”. Em sua fala Eduardo se mostra com muitas expectativas e agradecido ao implantar aqui no Brasil a marca e futuramente na América Latina.

Hiram Della Croce, diretor de Operações para Brasil e Bolívia da Wyndham Hotels & Resorts; Erica Drumond, proprietária do Ouro Minas Hotel e representante da Dolce by Wyndham no Brasil e Eduardo Cruz Del Rio, Vice-Presidente de Operações para a América.

A empresária e proprietária do Ouro Minas Hotel, Erica Drumond, ressalta que quando retornou ao Brasil, chegou no empreendimento com muita vontade de implantar mudanças. Trazer a marca para o Hotel já consolidado e conceituado em Belo Horizonte  tem trazido essas mudanças que tanto almejava. De acordo com ela, o empreendimento agora busca adequar a marca Dolce. A maior transformação que um hotel já teve, diz Erika. Sendo o primeiro empreendimento a estampar a bandeira Dolce, o hotel tem passado por um retrofit (renovação), em suas infraestruturas físicas, pessoal e de serviço, para adequar ao conceito de Resort Urbano. De acordo com Erica Drumond, hoje o consumidor mudou “ele não busca só o luxo, mas o conforto e facilidade”, ou seja, quando houver eventos e convenções os participantes querem trazer suas famílias, pessoas próximas e até pets, para usufruírem dos diversos serviços oferecidos, além de curtir a cidade”. Com o novo modelo de negócio, o Hotel tem oferecido aos seus clientes diversos serviços onde ele mesmo possa montar o seu pacote ou contratar os pacotes já existentes. O hotel possui piscina – academia – bares – restaurante - barbearia- cabeleireiro – pet friendly – espaço kids club – salas de convenções – auditórios - loja de convivência e estão criando novos espaços para melhor atender o hóspede, como: bar japonês, sala vip para patrocinadores dos eventos com serviços All inclusive e muito mais. Tudo com referências a nível internacional em ambientes sofisticados e modernos atrelados a serviços completos que fazem da marca, dentro da categoria upper-uspcale.

Parceira da marca, a empresária Erica Drumond, prevê a expansão da Dolce em ritmo ágil e as expectativas é abrir até o final de 2023 mais dois empreendimentos. E para a próxima década, a meta será alcançar uma nova unidade por ano, seja por sistema de conversão ou no modelo greenfield. Confiante nesse movimento, vem cogitando os mercados turísticos de Brasília – São Paulo – Rio de Janeiro- Rio Grande do Sul para fazerem parte desse modelo inovador. Ambientes inspiradores promovem grandes ideias. Essa é a filosofia por trás da Dolce Hotel &Resorts by Wyndham.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna para sergio51moreira@bol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário