terça-feira, 25 de outubro de 2022

Tocantins se torna referência mundial na cadeia da piscicultura

Camila Mitye/Governo do Tocantins

Instalado em Monte do Carmo, o Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia da GenoMar  recebeu investimentos de R$ 28 milhões e se destaca pelo baixo impacto ambiental.

Crédito:  Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

O estado do Tocantins, localizado no coração do Brasil, é o protagonista de um novo capítulo na cadeia produtiva da genética de tilápia mundial com a inauguração oficial do Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia, da GenoMar Genetics, instalado no município de Monte do Carmo, que torna o estado referência mundial na cadeia  da piscicultura, uma atividade totalmente sustentável, considerada carbono zero pelo baixo impacto ambiental.

A cerimônia de inauguração, realizada pela empresa, na última sexta-feira,21, contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais convidadas, incluindo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, além do time da GenoMar, liderado pelo CEO Alejandro Alvarez, e demais autoridades.

Com o mercado de aquicultura em constante crescimento, o Centro pode elevar o Tocantins e o Brasil a um novo patamar. Atualmente, o Brasil é o maior produtor de tilápia da América Latina e o 4º produtor mundial, com potencial para chegar ao primeiro lugar global na próxima década.

Instalado numa área própria e total de 242 hectares, incluindo tanques e laboratórios, o Centro possui capacidade para atender a demanda nacional e da América Latina com tranquilidade. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia nas empresas parceiras de distribuição. O empreendimento, até o momento, gerou 50 empregos diretos, além dos indiretos por meio dos parceiros.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, enviou uma mensagem em vídeo parabenizando a GenoMar pelo grande empreendimento, que conta com investimento de R$ 28 milhões para a construção do centro em Monte do Carmo. “A inauguração do Centro é extremamente importante para toda a indústria brasileira de tilápia, desde o produtor de peixe, passando pela indústria direta, com os frigoríficos, até o consumidor. Uma grande conquista que refletirá na redução de custos de produção”, celebrou.

O governador Wanderlei Barbosa destacou que a chegada do empreendimento comprova o potencial do Estado com uma localização estratégica pronta para o crescimento da piscicultura, gerando renda, emprego e oferecendo espaço para a industrialização. "A chegada da GeoMar vai abrir portas para o Estado se tornar referência mundial na criação de tilápia e se tornar exportador. É uma grande alegria essa empresa ter escolhido o Tocantins, uma empresa de números globais, com a maior vertente da genética. Queremos crescer em exportação e também no crescimento social, também na questão industrial. Queremos ser um Governo que facilite e gere empregos. Somos o Estado mais novo e estamos recebendo um empreendimento com tecnologia de ponta e mundial", ressaltou.

A  secretária Miyuki Hyashida destacou a importância do Governo do Tocantins incentivar a piscicultura, uma atividade considerada  carbono zero pelo baixo impacto ambiental e com grande resultado social e econômico. Para Miyuki, a instalação do Centro marca um novo momento para o Tocantins.

"Há 30 anos, esperamos que isso aconteça. Nesse Estado, o que estava sendo sonhado, está acontecendo. Esse Centro de Reprodução e Melhoramento Genético da GenoMar será um divisor de águas, sairemos do chamado potencial que o Tocantins tem para a realidade das grandes produções. Tenho certeza que faremos a maior produção de genética de tilápia do mundo, aqui no Tocantins”, afirmou. 

Segundo Alejandro Alvarez, o Tocantins foi escolhido para a construção do Centro por diversos fatores, como as condições climáticas únicas para a criação de tilápias, o grande potencial para se tornar um dos maiores polos produtivos do país e por possuir fontes de água de grande qualidade, além do apoio das instituições municipais e estaduais durante todo o projeto. “O Tocantins se encaixa muito bem em nossa estratégia de liderar o mercado com a qualidade dos nossos produtos, com capacidade de fornecer genética durante todo o ano e fazer a cadeia de tilápia brasileira mais resiliente, não dependente de importações”, destacou o CEO da GenoMar.

“A tilápia tem uma aceitação cada vez mais no mercado brasileiro, que a reconhece como uma proteína saudável e sustentável, com grande potencial de crescimento. Com uma única fêmea, em três gerações, podemos produzir mais de 6 milhões de animais em um intervalo de 16 a 18 meses. Isso é o suficiente para atender a atual demanda do Brasil, que é de 1 milhão, e exportar para o mundo”, explicou Alejandro.

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa entregou ao CEO da empresa a licença de operação do empreendimento emitida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Produção do Tocantins

Dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), com auxílio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apontam que, de 2020 para 2021, a produção de peixes no Tocantins teve um acréscimo de 9,76%, saindo de 14.804 para 16.250 toneladas. A produção de peixes nativos teve um crescimento de 8,66% no período, saindo de 14.724 para 16.000 toneladas e a produção de tilápias saindo de 80 para 250 toneladas, representando um acréscimo de 212,5% na produção da espécie.

Essa evolução produtiva se deve às políticas públicas adotadas pelo Estado do Tocantins e a segurança jurídica possibilitada aos produtores por meio de leis ambientais regulatórias à atividade , como a aprovação pelo COEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins), da criação da tilápia em tanque rede no estado (Coema 88/2018), e isenções fiscais de ICMS (Lei n° 3516/2019).

GenoMar Genetics

A GenoMar integra o EW GROUP, maior empresa mundial na área de genética, líder no mercado na produção de frangos, ovos, perus, salmão e truta, com sede na Alemanha. O EW GROUP possui 165 empresas em 45 países de todo o mundo, empregando mais de 15.000 pessoas na sua equipe.

A GenoMar tem o programa genético de tilápia mais antigo do mundo e distribui essa genética a todos os continentes produtores de tilápia. Em 2021 a empresa celebrou a formação da geração número 30 da variedade GenoMar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário