terça-feira, 18 de outubro de 2022

Projeto Força Mulher incentiva a permanência das formadas no mercado de trabalho

O Sebrae apoiará ações de acordo com as necessidades e expectativas das empreendedoras e prefeituras


O Projeto Força Mulher, idealizado pelo Sebrae em 2021 com a finalidade de combater os impactos econômicos da pandemia de covid-19, capacitou na primeira etapa mais de 2 mil mulheres em 97 municípios tocantinenses. O projeto propõe, após as formaturas, consultorias, rodas de conversa e articulação com os municípios para auxiliar e promover a essas mulheres acesso ao mercado. Os recursos do projeto são oriundos de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu. 
Roda de conversas 

Certificadas em áreas como alimentação, beleza, corte e costura e construção civil, as mulheres que participaram do projeto receberam como presente de formatura kits com materiais e insumos para dar início aos seus próprios negócios. A segunda fase do Força Mulher busca engajar e avaliar as necessidades das empreendedoras e dos municípios para apoiar iniciativas que garantam a presença de seus produtos e serviços no mercado.

O papel do Sebrae como agência de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo é levar oportunidades, e o projeto oportuniza que essas mulheres consigam ser donas do seu próprio negócio, capacitando-as nas áreas de serviços e empreendedorismo. “Neste ano levamos o conhecimento às mulheres que participaram da primeira fase do projeto e agora iremos garantir o lugar delas como empreendedoras em seus próprios municípios. Iremos acompanhar e prestar consultoria pelos próximos dois anos para todas as mulheres que estiverem atuando formalmente”, explica Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins.

Além de preparar esse território com sensibilização para o empreendedorismo e disseminação de boas práticas, o Sebrae prevê a facilitação do acesso ao microcrédito, quando possível. Ao final, uma pesquisa deverá avaliar as capacitações e inserção no mercado, qualificando o sucesso do projeto Força Mulher no desenvolvimento econômico regional do Tocantins.

Elas já estão no mercado

Durante o Rally dos Sertões, mulheres capacitadas no setor alimentício pelo projeto Força Mulher, tiveram acesso a um quiosque onde comercializaram seus produtos. O caso é referência que prevê o apoio na realização de Feiras Municipais, participação em Feiras Gastronômicas, orientação para cadastro de fornecedores da prefeitura e fomento à cultura do associativismo, entre outros. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário