quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Municípios já podem inserir dados no Mapa do Turismo Brasileiro

 Sistema de atualização ficará aberto até o próximo dia 25 de fevereiro.

O sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que orienta políticas públicas do Ministério do Turismo está aberto. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante uma cerimônia nessa quarta-feira, 2, em Brasília (DF). O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, foi representado pela superintendente de Turismo Maria Antônia Valadares.

A principal novidade é que a atualização do Mapa, antes realizada a cada dois anos, poderá ocorrer a qualquer momento. Para renovar ou realizar os seus cadastros e inserir as informações na plataforma, os gestores municipais devem acessar o site www.sistema.mapa.turismo.gov.br. Os dados serão conferidos e homologados pelos órgãos oficiais de turismo dos estados e Distrito Federal e encaminhados ao MTur para aprovação.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que sigam os critérios da Portaria nº 41, de 24 de novembro de 2021. A renovação dos cadastros ou inserção de novos dados deve ser feita até o próximo dia 25 de fevereiro. O anúncio da nova composição do Mapa é previsto para 28 de março.

Maria Antônia lembra que o Mapa do Turismo organiza os municípios em regiões, por afinidade de potencial turístico, características físicas e de gestão. "O Mapa, além de promover os municípios, gera aporte de recursos financeiros oriundos do Governo Federal, prioritariamente a estes municípios inseridos", explica.

Hoje o Tocantins possui 49 municípios no Mapa e a expectativa é ampliar este número. "O Mapa é fundamental para garantir que os recursos federais cheguem aos municípios de pequeno porte, mas com potencialidade turística", ressalta Hercy Filho, presidente da Adetuc.

A última atualização foi lançada pelo MTur em 2019, reunindo 2.694 cidades e 333 regiões turísticas, sendo vigente até março deste ano.

Fonte Adetuc/Governo do Tocantins


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário