sexta-feira, 29 de abril de 2022

Região Turística ganha espaço Feira Arte da Serra em Lavandeira-TO

Cerimônia de entrega ocorre neste sábado, 30, e reúne artesãos da região das Serras Gerais

Feira envolve comidas típicas, doces de frutas da região, artesanato em capim dourado, além do artesanato sustentável com material de reaproveitamento. Divulgação

A região das Serras Gerais encanta pelos seus atrativos turísticos e também pelas belezas do artesanato local. Com objetivo difundir o artesanato e a produção artesanal, será realizado nesse sábado, 30, a partir 10h, no município de Lavandeira, a 528 km de Palmas, na região sudeste do Estado, a entrega à comunidade do espaço destinado à Feira Arte da Serra.

O evento conta com apoio do governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), sendo um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins.

O projeto, de autoria da artesã e artista plástica Sandra Reniê, região de Serras Gerais, contará com a participação dos artesãos de Lavandeira, Combinado, Aurora, Novo Alegre e Taguatinga. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Lavandeira, que concedeu um espaço fixo para que os artesãos possam divulgar e comercializar seus produtos.

No espaço, também serão realizados eventos e oficinas de aperfeiçoamento em parceria com a Casa de Cultura Arte da Serra. As primeiras oficinas ministradas são sobre Atendimento ao Cliente e Marketing nas Redes Sociais.

De acordo com a artesã e artista plástica Sandra Reniê, participam da Feira Arte da Serra cerca de 20 artesãos, sendo que o projeto é aberto para os municípios das Serras Gerais.

“A feira envolve comidas típicas, produtos rurais artesanais como doces de frutas da região (baru, buriti, puçá, dentre outros), artesanato tradicional como capim dourado, ficando o destaque para artesanato sustentável desenvolvido com material de reaproveitamento em prol da conscientização da preservação do meio ambiente. Teremos um espaço totalmente dedicado a cachaça artesanal nesta edição, a Cachaça Tradicional Palmeira”, explica Reniê.

Ainda de acordo com a artesã, ocorrerá no mês de maio a exposição “Os Peregrinos Arte Sustentável”, firmado por esculturas de reaproveitamento dos artistas plásticos Sandra Reniê e Aluísio Peregrino.

Os artesãos participarão durante todo período de programa de cursos e oficinas de capacitação e aperfeiçoamento promovida pela Casa de Cultura Arte da Serra, uma organização social, com apoio da Prefeitura de Lavandeira. A cerimônia marca o início das atividades culturais de 2022 com foco no turismo sustentável.

“A região das Serras Gerais tem muito a oferecer aos turistas com suas riquezas naturais e com suas produções artesanais diversificadas e sustentáveis. Nesse sentido, a Feira Arte da Serra é um importante projeto para fortalecer a cadeia do turismo e cultura da região, gerando renda para os profissionais”, destacou o secretário da Sectur, Hercy Filho.

Feira envolve comidas típicas, doces de frutas da região, artesanato em capim dourado, além do artesanato sustentável com material de reaproveitamento. Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sectur Tocantins

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário