sábado, 9 de abril de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais

Sérgio Moreira

Nova diretoria do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau


O Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau realizou recentemente Assembleia Extraordinária do Conselho Curador, presidido pelo presidente Marcelo Souza e Silva, para a eleição da diretoria e posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal 2022/2023, com a presença de vários associados. A entidade completa 20 anos em, 2022.

Composição da nova diretoria do BHC & VB

Diretora Presidente: Érica  Campos Drumond (Ouro Minas Palace Hotel);Diretora vice presidente: Márcia Ribeiro (Expominas BH);diretor vice presidente Assuntos Institucionais: Marcos Antônio Mandacaru (BH Airport);Diretor vice presidente Administrativo financeiro: Pablo Ramos (ABIH e MHB Hotelaria);Diretor vice presidente Eventos: Uriel Pinheiro (MG Marketing);Diretora vice presidente Comunicação e Marketing: Karla Delfim (Usina de Eventos);Diretor vice presidente Negócios: Carlos Rogério  Zech Coelho (Panda Eventos) e Diretor vice presidente Relações com Mercado: Rômulo Rocha (Minascentro). O Conselho Fiscal: Titulares: Luiz Carlos Braga (Mercado Central), José Aparecido Ribeiro (Abrajet MG) e Marcos Valério Rocha (FBHA); Suplentes: Marcelo Serra (Serra Adventure), Antônio Claret Guerra (Jornal MG Turismo) e José Eugênio Aguiar (Sindetur MG).

Reunião da nova diretoria

Durante o evento foi criado o Coworking do Turismo, aberto às entidades, instituições e empresas do setor. Interessados já podem procurar a Secretaria Executiva do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas dispensa apresentações e não faltam bons motivos para constar como o seu próximo destino de férias. Localizada a apenas 60 Km de recife, Porto de Galinhas vem se destacando no turismo pernambucano.

Este é o destino turístico do Brasil que mais se preocupa em valorizar o seu património ambiental. As belezas naturais, como o manguezal e a praia de areia branca, recifes de coral e águas cristalinas, presenteiam os turistas com experiências diferenciadas, acompanhadas de uma temperatura média anual de 28ºC.


Mar, praia, areia, céu azul, coqueiros e sol, elementos icónicos que definem um paraíso chamado Porto de Galinhas. A criação do símbolo e a sua paleta de cores, inspirado na integração com a natureza a graça dos elementos que traduzem os encantos da região. O Inotel resort Porto de Galinhas vem sendo um dos destaques da hotelaria. Reservas e informações com agências de viagens

Os temperos e aromas regionais constroem uma gastronomia muito marcante e única, com muitas tradições pernambucanas. A cultura de Pernambuco é muito rica e diversificada. A sua base é luso-brasileira, com influência africana, indígena, judaica e holandesa. Trata-se de uma cultura muito particular e típica, mas extremamente variada e acarinhada pelos visitantes, que está completamente enraizada na cultura brasileira.


Este é o caminho que dá acesso à praia e às piscinas naturais. Lá o visitante vai encontrar bares, restaurantes, lojas de artesanato, roupas e agências de turismo e muita diversão de Porto de Galinhas

Curiosidades sobre altitudes de Belo Horizonte

Praça do Papa, um dos locais mais altos da cidade

Belo Horizonte, a Capital de Minas Gerais, conta atualmente com cerca de 2,5 milhões de habitantes. Com uma área territorial de 331 km², é o município mais populoso do estado, o terceiro da região sudeste e o sexto do país. Foi fundada em 12 de dezembro de 1897

Belo Horizonte foi considerada a metrópole de melhor qualidade de vida na América Latina, quando foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Além disso, por contar com 32 m² de área verde por habitante, o triplo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, Belo Horizonte recebeu o diploma de “Cidade Modelo na Área Ambiental”.
Segundo dados da ONU, de 2008, Belo Horizonte está entre as 100 melhores cidades do mundo, ocupando aa 45.ª posição no ranking da entidade, nesta época.

Museu Abílio Barreto, uma das primeiras construções da capital mineira

Em 2009, Belo Horizonte foi classificada pela revista América Economia, como uma das dez melhores cidades latino-americanas para fazer negócios. Ficou atrás apenas de São Paulo e à frente de Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, segundo a revista.

Pampulha com o Mineirão, Mineirinho e a Lagoa atraem as pessoas para o complexo turístico

Embora tenha muito ainda que melhorar em todas as áreas, a cidade oferece boa infraestrutura urbana e de qualidade de vida a seus moradores, em relação a outras capitais do país.

O que chama atenção na capital mineira, além dos bares, botecos, sua gastronomia, arquitetura, festivais, dezenas de teatros, museus, parques, praças e jardins, são as montanhas em seu redor e principalmente suas diferenças climáticas, provocadas por diferentes altitudes. 

Belo Horizonte não é uma cidade plana. Sua altitude média é de 852 metros acima do nível do mar, mas isso não quer dizer que seja essa a altitude de toda a cidade. Em cada região, podemos perceber altitudes variadas e até discrepantes, entre e menor e a maior altitude.

A altitude de Belo Horizonte está entre 673 e 1.506 metros acima do nível do mar, com variação média de 800 metros de altitude, segundo o setor de Geoprocessamento da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte.

Com 673 metros de altitude, acima do nível do mar, o ponto mais baixo da capital mineira é o bairro Capitão Eduardo, nas proximidades da foz do Ribeirão do Onça com o Rio das Velhas, na região Nordeste de Belo Horizonte.
Já o ponto mais alto é a Serra do Curral Del Rei, no outro extremo do ponto mais baixo, ao sul de Belo Horizonte. O pico mais alto da Serra do Curral, encontra-se no Parque do Rola Moça, a 1506 metros de altitude.
Em termos de regiões e bairros, segundo dados da Prodabel, a região mais alta de Belo Horizonte é a região Centro-Sul, com destaque para os bairros Belvedere, a 1.284 metros de altitude e o bairro Mangabeiras, a 1400 metros de altitude.

Na Zona Leste, o bairro Baleia registra 1.390 metros de altitude e o bairro Concórdia, 928 metros. Na Zona Norte, o bairro Serra Verde é o de maior altitude, com 943 metros. Já na região Noroeste da Capital, o bairro Califórnia está a 988 metros, acima do nível do mar.
No restante das regionais de Belo Horizonte, a altitude está abaixo de 900 metros de altitude

Tanta diferença assim na altitude, faz com que o clima da capital mineira seja completamente diferente em vários bairros e regionais da capital. Isso porque a altitude influencia no clima, através da pressão atmosférica. Como consequência, ocorre o aumento ou diminuição da temperatura. Ou seja, quanto maior for a pressão do ar, o clima será mais quente e quanto menor for a pressão, será mais frio. 

Sem contar os efeitos da altitude sobre o organismo. Quanto maior a altitude, mais leve é o ar e a circulação de oxigênio, menor. Como consequência, ocorre a diminuição da pressão atmosférica. O organismo humano sente as consequências da diminuição da pressão atmosférica, com reações como falta de ar, dores de cabeça, náuseas, fraquezas, abatimento e moleza.

Em lugares de baixa altitude, ocorre é o aumento da pressão atmosférica. Isso faz com que a quantidade de ar seja maior e a sensação do ar estar “pesado”. O corpo humano reage quando ocorre mudanças bruscas de altitude, como por exemplo, sair de baixa altitude para outra de alta. Em 1 ou 2 dias, dependendo do organismo, podem ocorrer falta de ar, cansaço rápido, indisposição, aumento dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, náuseas e distúrbios do sono.
Essas sensações adversas, provocadas pelas diferentes altitudes da capital, são mais sentidas no outono e primavera, devido estiagem e baixa umidade, que torna o clima seco e o ar rarefeito. Já os visitantes e turistas, sentem a diferença de imediato, bem menos que os moradores da capital, que já tem o organismo mais adaptado às diferentes pressões atmosféricas.

Em um bairro, o ar pode estar leve e úmido, em outro, pesado e seco. Pode estar frio em uma regional e quente em outra. Chover em uma região e em outras, nem sinal de chuvas. 

Conhecendo as diferentes altitudes e características climáticas da capital, bem como suas variações, facilita a ação do poder público no planejamento de ações tanto na área de saúde, quanto em intervenções urbanas na capital.

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para sergio51moreira@bol.com.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário