quarta-feira, 13 de abril de 2022

O que fazer em Palmas no feriado da Semana Santa

O ecoturismo e o turismo de aventura são grandes atrativos da Capital
Crédito: Regiane Rocha
Crédito: Luciana Pires

Palmenses e turistas poderão desfrutar de uma grande variedade de atrações que Palmas oferece para quem vai curtir o feriado da Semana Santa na Capital, desde turismo de aventura ao turismo de contemplação. 
Crédito: Júnior Suzuki

A cidade conta também com uma rica gastronomia, que pode ser conferida nos restaurantes localizados nas avenidas gastronômicas e nas grandes feiras cobertas e quiosques, distribuídos estrategicamente em toda a cidade.

O ecoturismo e o turismo de aventura são grandes atrativos da Capital. Além disso, o visitante pode conferir, no distrito de Taquaruçu, belas quedas d’água e cachoeiras, trilhas ecológicas, hotéis fazendas em um cenário rodeado por serras, onde se pode praticar o rapel e a tirolesa.

Outra grande atração é o Lago de Palmas, que conta com fácil acesso e hoje desponta como um importante cenário para a prática de atividades náuticas, principalmente para a pesca esportiva, além de proporcionar aos visitantes belas praias artificiais.

A cidade também conta com grandes parques e belas praças, ideal para quem busca atividades em família. Com tantos atrativos assim, é só escolher o local e curtir o feriadão.
 
Confira os principais atrativos turísticos de Palmas:

Lago de Palmas

Possui extensão de 172 km, em uma área de 626 km². As atividades de lazer náutico compõem o cenário em fins de tarde, finais de semana e feriados.
 
Praia da Graciosa

A Praia da Graciosa é a principal praia da cidade e conta com boa estrutura para receber turistas e moradores. A contemplação do pôr do sol, o encontro para "happy hours" de famílias e amigos, além da oferta gastronômica transformam a praia em um dos lugares mais visitados da cidade.
 
Praia das Arnos

A estrutura permite conforto no atendimento, além do excelente cenário oferecido pelo lago.
 
Praia do Prata

Praia com ambiente rústico e arborizado, é destaque como destino para moradores e turistas, especialmente pela gastronomia que tem em seus pratos baseados no pescado, além de infraestrutura que possibilita lazer e descontração.
 
Praia do Caju

Praia mais ao sul, com boa estrutura e águas correntes, um excelente lugar para se refrescar do intenso calor palmense e aproveitar as águas do lago em companhia da família e amigos.
 
Ilha Canela

A ilha privada se destaca por estar localizada em meio à beleza do Lago de Palmas, com praia e oferta gastronômica que atraem muitos turistas.
 
Stand Up Paddle

Atividade esportiva e turística também faz sucesso em Palmas, na Praia da Graciosa. As águas do Lago têm cada vez mais a presença do equilíbrio em pranchas associado à prática esportiva e ao Turismo.
 
Flutuante

Os serviços de ‘Flutuantes’ no Lago de Palmas são destaques pela possibilidade de atrelar à beleza do lugar serviços de bares e restaurante para pequenos grupos de turistas organizados.
 
Complexo Praça dos Girassóis

O espaço foi criado estrategicamente de maneira que fosse possível ordenar o crescimento da cidade a partir dali. O termo complexo justifica-se pelos inúmeros componentes internos, que fazem do lugar uma dos mais interessantes para ser explorado por quem quer conhecer a história de Palmas, como os monumentos históricos: Centro Geodésico do Brasil – rosa dos ventos; Monumento à Bíblia; Monumento Súplica dos Pioneiros; o Cruzeiro; mapa do Tocantins; relógio do Sol; praça Krahô; Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana; Memorial Coluna Prestes; cascata; patrimônio ambiental; fonte luminosa; catedral; praça de esporte; praça de lazer;
 
Parque Cesamar

Excelente ambiente construído dentro de uma área verde que proporciona ao turista atividades de esporte, lazer, celebração entre amigos e em eventos realizados, assim como a possibilidade de contemplação da natureza encontrada na flora e fauna do lugar.
 
Feira do Bosque

Feira grandiosa que atrai muitos turistas aos domingos. Ótima para quem quer degustar quitutes e alimentos típicos do cerrado, comprar artesanato ou oferecer entretenimento para as crianças em brinquedos e apresentações artísticas.
 
Feiras Cobertas

Lugar onde todos se encontram para consumir alimento com qualidade e sentir os cheiros dos produtos da terra in natura. As feiras se destacam pela diversidade dos produtos oferecidos e pela predominância de produtos cultivados na própria cidade.
 
Espaço Cultural

Linda construção arquitetônica que chama a atenção de todos que trafegam na principal avenida da cidade. O Espaço Cultural conta com alguns atrativos internos que fazem com que muitos turistas visitem o lugar, dentre os quais se destacam o Theatro Fernanda Montenegro, com capacidade para 500 pessoas, Sala Sinhozinho, para projeções de filmes, a Biblioteca Jaime Câmara, o centro de criatividade e a grande praça.
 
Taquaruçu

É hora de subir a serra para apreciar o clima ameno e os atrativos naturais e culturais do Distrito Ecoturístico de Taquaruçu, a apenas 32 km do centro de Palmas. 

Um dos ícones de Taquaruçu é a Cachoeira do Roncador. Após uma trilha de 1.500 metros por meio de uma vegetação exuberante, chega-se a uma queda d’água de aproximadamente 70 metros de altura e um belo poço para banho. É possível fazer rapel com uma empresa especializada que opera no local. 

Há outras opções como as piscinas naturais do Vale do Vai Quem Quer, a cachoeira do Evilson, a cachoeira Bela Vista e a Fazenda Ecológica (Cachoeira da Arara) onde também pode-se apreciar a culinária local. 

Percorrer a trilha até a Pedra Pedro Paulo onde se avista toda exuberância do vale de Taquaruçu ou se aventure pela tirolesa do Voo do Pontal com 1.300 metros de extensão é uma boa pedida.
 
Taquarussu Grande

O acesso ao vale do córrego Taquarussu Grande  é pela rodovia TO-020 (a mesma que leva ao Parque Estadual do Lajeado). A partir do povoado  é possível apreciar um maravilhoso “café da roça” depois de fazer trilhas como a do Paredão. Outras opções próximas são a Trilha Matuoca, Estância Garra e a Chácara Parque Aventuras & Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário