segunda-feira, 18 de abril de 2022

Etapa de planejamento do manejo do fogo no Jalapão é concluída com oficina na Comunidade Taboca

Naturatins, Prefeitura de Novo Acordo e Comunidade Taboca definem rota e cronograma do calendário de queima

Comunidade Taboca realiza mapeamento das demandas para manejo do fogo

A ação conjunta do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Prefeitura Municipal de Novo Acordo e Comunidade Taboca marcou o encerramento da etapa de oficinas de planejamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF) nas comunidades do Jalapão.  Durante os encontros, cada comunidade resgatou seus mapas para identificar cursos d’água, casas e as áreas a serem manejadas. Com a indicação dos locais de uso do fogo nos mapas foi construído o cronograma de queima de cada comunidade, indicando o nome do responsável pelo manejo, a data prevista e o objetivo da queima.

Cerca de 310 comunitários participaram da etapa de oficinas de planejamento do manejo no Jalapão

Para a supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Rejane Nunes, o fortalecimento das relações entre a gestão da Unidade de Conservação de Uso Sustentável e as comunidades da região ocorreu com o diálogo realizado durante a oficina. A oitava e última oficina de planejamento do calendário de queima foi realizada na Comunidade Taboca e contou com a participação da prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista Castro, e de secretários municipais. 

“O fogo é utilizado desde há muito tempo pelos comunitários como ferramenta de manejo do solo, seja para a renovação da pastagem, para o preparo da roça, para o manejo do capim dourado ou para a proteção de veredas e nascentes. Desde 2016, a APA do Jalapão vem dialogando com os comunitários, tendo o Manejo Integrado do Fogo como uma das estratégias de gestão do território”, pontua Rejane Nunes.

A supervisora conta que todos os encontros tiveram início com uma reflexão sobre a necessidade do uso do fogo, bem como sobre as diferenças entre o fogo bom e os incêndios, além das consequências e impactos aos recursos naturais. Rejane destaca que as famílias da Comunidade Taboca mantêm seu modo de vida tradicional praticando o extrativismo e produção artesanal de espécies da flora nativa, que representam uma importante alternativa de venda e são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com informações da APA, nos últimos anos a Comunidade Taboca vem conquistando papel importante no cenário turístico da região, com o turismo ecológico e o turismo de base comunitária, atividades potencializadas com a inclusão da cidade de Lagoa do Tocantins. 

Com a nova rota, a região da Taboca e a Serra da Muriçoca ganharam a oportunidade de desenvolver os negócios ligados ao turismo, entre esses, restaurantes, produtos da biodiversidade e atrativos naturais como o Poço Encantado, o circuito do Poço Azul, o Cânion da Muriçoca, a Prainha do Rio Peixinho e trilhas.

Outros temas de interesse da comunidade foram abordados durante o diálogo com a equipe da Prefeitura de Novo Acordo, como orientações da Secretaria de Saúde, Agricultura, Educação e a manutenção das estradas vicinais. Além da presença da prefeita municipal, o encontro contou com a participação de José Raimundo Lessa, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Novo Acordo.

“Na reunião com a comunidade Taboca, o município de Novo Acordo manifestou o desejo de celebrar um Termo de Cooperação Técnica com o Naturatins, o que para a região significa um ganho, em prol do seu desenvolvimento”, afirma Vanessa Braz Carneiro, gerente de Suporte e Desenvolvimento Sócio Econômico do Naturatins.

Oficinas

Cerca de 310 comunitários participaram das oito edições da oficina de planejamento do Manejo Integrado do Foto (MIF) realizadas na região, tendo ocorrido três encontros no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e outros cinco na APA. A iniciativa conjunta contou com supervisores e técnicos da sede do Naturatins, bem como de brigadistas e representantes das secretarias de Meio Ambiente de Mateiros e Novo Acordo, além do apoio da Fundação Pró-Natureza (Funatura).

Próxima etapa

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, será iniciada a capacitação de brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Lajeado. E nos dias 28 e 29, a capacitação acontece na APA Jalapão. A agenda de capacitações segue durante o mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário