sexta-feira, 15 de abril de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais: Macacos, o turismo na natureza

Por Sérgio Moreira 

Igreja de São Sebastião
 
A apenas 25 Km de Belo Horizonte, apelidada de Macacos, esse pequeno vilarejo é chamado, oficialmente, de Distrito de São Sebastião das Águas Claras, que pertence à cidade de Nova Lima, no interior mineiro. Por estar bem pertinho da capital do estado, o destino é sempre visitado por turistas que viajam para Belo Horizonte. Para quem quer curtir dias de sossego e descanso, esse é um ótimo lugar.


Além de ter um centrinho todo charmoso, o vilarejo é conhecido por suas belas cachoeiras, poços de águas cristalinas e também pela sua oferta de esportes de aventura e ecoturismo. Para os aventureiros de plantão, no local você pode fazer trekking, passeios de quadriciclo, mountain bike e motociclismo.

Além das suas atrações naturais, o vilarejo de Macacos, Minas Gerais, é também conhecido pela sua ótima gastronomia com várias opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos.
 
O vilarejo de Macacos, Nova Lima, é um destino que você pode visitar o ano todo. Mas se o objetivo é conhecer as inúmeras cachoeiras que existem na região, fazer trilhas e admirar as paisagens naturais do local, a melhor época é na primavera e verão.

Embora seja um período de maior incidência de chuvas, as temperaturas entre os meses de setembro e março estão nas alturas, o que torna o clima propício para se refrescar nas quedas d’águas e, claro, curtir a natureza.

Os meses entre março e setembro também são ótimos períodos para visitar a região, mas nessa época, embora quase sem chuva, as temperaturas ficam um pouco mais baixas. Dependendo do período que viajar, é completamente possível aproveitar as cachoeiras. 

Se você pretende conhecer Nova Lima e as redondezas, que incluem o Distrito de São Sebastião das Águas Claras, saiba que a distância de BH e Macacos é de cerca de 25 quilômetros. Se optar por alugar um carro para ter mais liberdade durante a sua viagem, você não terá dificuldades de chegar ao destino, uma vez que as estradas entre as cidades são asfaltadas e bem sinalizadas. Se preferir, você também pode fazer o trajeto de ônibus, Uber ou de táxi, a partir da capital mineira. 

A história de Macacos, Minas Gerais, é muito interessante e ela está relacionada com os garimpos do estado mineiro.
Durante o século XVIII, após a descoberta de ouro na região, pessoas de várias partes do Brasil e também de Minas começaram a migrar para o local onde hoje é o Distrito de São Sebastião das Águas Claras, dando início ao povoado. 

Porém, com o passar dos anos, o ouro começou a acabar e os trabalhadores foram obrigados a procurar outro meio de sustento e começaram a atuar também na agricultura. Esquecido por muito tempo, a região de Macacos, BH, voltou a ganhar destaque em razão das suas belezas naturais, cachoeiras, atividades de aventura, ecoturismo e também por conta da culinária local, tornando-se referência no estado. 

Para quem tem curiosidade em entender o porquê o Distrito de São Sebastião das Águas Claras ganhou esse apelido, saiba que foram os portugueses que deram esse nome pejorativo à região por conta dos contrabandistas de ouro que atuam no local, na época.

Se você quer saber o que fazer em Macacos na sua próxima viagem de férias ou naquela folga de feriado, confira essa seleção de atrações turísticas que separamos para que possa curtir o melhor dessa região mineira. Confira!
 
Não tem como não se encantar com o charme do centrinho de Macacos. Com ruas de paralelepidedo, por todo vilarejo é possível observar casarios antigos que fazem um lindo contraste com a natureza que cerca o local. O grande destaque dessa região é a pequena capelinha de São Sebastião, toda pintada de branco e azul, que torna o cenário ainda mais bucólico e encantador.
 
E por falar nela, a Igreja de São Sebastião é considerada o cartão-postal da vila de Macacos, Nova Lima. Inclusive, o imóvel, construído no século XVIII com traços da arquitetura colonial, é tombado como patrimônio histórico e cultural. Localizada bem na parte central do vilarejo, a charmosa igreja ainda celebra missas e outros eventos religiosos, como missas, batismos e casamentos. Com portas, janelas e outros detalhes em azul, o grande charme do templo fica por conta do altar-mor e da imagem de santos em madeiras, que ficam no interior da igreja.   Mesmo sendo reformada em 1988, ela ainda preserva sua arquitetura original. Vale a pena reservar algumas horinhas para visitar a igreja.


Na hora de escolher o que fazer em Macacos, claro, as trilhas precisam ter lugar garantido; afinal, elas estão entre as atrações mais procuradas em razão da sua diversidade e belas paisagens naturais. Com caminhos que cortam as matas, montanhas e cachoeiras, as trilhas ficam sempre mais movimentadas durante feriados, finais de semana e também na alta temporada, entre os meses de dezembro e março.

Além de turistas fazendo os trajetos a pé, é possível se deparar com praticantes de esportes de aventura, como mountain bike e motociclismo.
Você pode fazer diversas trilhas, como de Enduro, Mantinha, Palmeiras e também a Marumbé, que é uma das mais famosas da região.  Em um percurso de cerca de 8 km com dificuldade moderada, você vai se deparar com subidas, descidas, matas, trechos de estradas e rios. O ponto alto da trilha é uma parada para admirar e se refrescar na cachoeira de Marumbé, que é belíssima e com águas transparentes e geladinhas.

Em Macacos, Minas Gerais, o passeio de quadriciclo é a escolha certa para quem gosta de uma dose de aventura, adrenalina e belas paisagens. O tour motorizado é guiado por equipes especializadas e percorre trechos de estradas, matas, montanhas e rios e te leva também para conhecer as belas paisagens do vilarejo. 

Na alta temporada, principalmente nos meses de férias e também aos finais de semana e feriados, é bom entrar em contato com as empresas que fazem o passeio para agendar com antecedência, pois a procura é sempre alta. Entre as empresas mais procuradas para a atividade estão a Quadri Adventure e a Pousada Café Aquarela. 

Aventura e passeios deliciosos, as cachoeiras em Macacos acabam sendo as atrações mais disputadas pelos turistas e, claro, lugares de pura beleza e diversão em meio à natureza. Dá uma olhadinha nessa seleção dos lugares que você não pode deixar de conhecer e se refrescar. 

Várias cachoeiras encantam os turistas
 
A Cachoeira da Ponte é uma das mais visitadas da região. Formada por várias quedas d’água e poços de águas cristalinas e limpinhas, ela se estende por uma grande área, onde os visitantes podem descansar em meio a natureza e curtir um visual espetacular.
Em toda a área da cachoeira, há pequenos bancos de areia que margeiam o rio, tornando o local ainda mais agradável. Para acessar a cachoeira, você pode fazer o trajeto de carro ou a pé.
 
Essa cachoeira em Macacos, MG, normalmente é visitada juntamente com a queda d’água da Ponte, já que ambas estão localizadas na minha estrada. Assim como as suas vizinhas, essa cachoeira é belíssima, com águas claras e refrescantes. A Cachoeira do Mendes também tem várias quedas d’águas e diversos poços naturais, que desaguam no Rio das Velhas, que passa pela região. Se quiser se refrescar e curtir o cenário, você vai adorar esse lugar.
 
Para quem não quer fazer longas trilhas, saiba que a Cachoeira Central é uma boa opção, já que ela fica bem pertinho da área central do vilarejo de Macacos. Devido a essa proximidade, ela tem sofrido com vandalismo nos últimos tempos.
A cerca de um quilômetro da vila, a Cachoeiras Central tem fácil acesso e possui piscinas naturais aos pés das quedas d’água, que deixam seus visitantes apaixonados.  

A Cachoeira dos Macacos, Minas Gerais, está entre as mais procuradas tanto por turistas quanto por moradores da região.  Essa preferência acontece por conta da temperatura agradável das suas águas e também por ser bem limpa. Formada por uma queda única, a cachoeira tem aproximadamente dois metros de altura e também é cercada por uma densa vegetação que, inclusive, abriga muitas aves pequenas. Uma dica é levar repelente, pois há muitos pernilongos no local.

No seu tour pelas cachoeiras em Macacos, não deixe de passar algumas horas na queda d’água do Dantês. Formada por poços naturais e belas cascatas, ela é um espetáculo à parte e está localizada em um local um pouco mais afastada do vilarejo. Bem pertinho de uma região chamada Jardim Amanda, a cachoeira tem águas cristalinas e límpidas e uma piscina natural deliciosa. Por ser bem deserta, os moradores locais chamam o lugar de “O Sertão de Macacos”.


Para hospedar em Macacos tem a opção do Chalés do Beto, ótima opção para quem busca um reduto de tranquilidade e contato com a natureza. Com acomodações equipadas com mini cozinha bem equipada, camas de solteiro e casal e TV, o local oferece um espaço mais que 

Chalés entre a natureza encanta os turistas
indicado para dias de descanso em meio à mata. Algumas comodidades extras incluem DVD player e diversos títulos de filmes à disposição, varanda com rede, e uma pequena churrasqueira individual. 

A rede para relaxar ao meio da natureza é bom demais
Informações https://www.instagram.com/chalesdobeto/

Passeios de Catamaram por Recife


O passeio é uma das maneiras mais baratas e inusitadas de conhecer parte de Recife, totalmente cortada por canais, a conhecida Veneza brasileira. O city tour aquático dura pouco mais de uma hora, percorre as três ilhas do centro do Recife e permite que os passageiros vejam de ângulos diferentes alguns cartões-postais como o Marco Zero, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e o casario da Rua da Aurora. Ao longo do passeio, os guias contam a história da capital de Pernambuco. 

O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, às 16h e às 20h pela Catamaran Tours Empreendimentos Turísticos   informações link para o website
 
Connection fica entre os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade


O Connection Experience, evento de conteúdo e experiências desenvolvido pela empresa gramadense Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Ao todo foram 104 projetos na competição, premiando as empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis. 

Lançado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade busca reconhecer projetos que impactam o setor a partir de boas práticas ambientais, econômicas e socioculturais. No ato da premiação, realizado em Lages/SC, a Rossi & Zorzanello esteve representada pela gerente de comunicação Cibele Marcon. Com o setor de eventos duramente impactado pela pandemia, o Connection foi criado para oferecer oportunidades para fornecedores e trabalhadores do segmento. 

O Connection, que realiza sua quinta edição em maio, promove conexões do Brasil com outros destinos e casos de sucesso do mundo, estimulando a troca de informações, a qualificação do trade, a aproximação de segmentos e áreas relevantes da cadeia de valor, além de sempre trazer temáticas que provocam a reflexão para um futuro sustentável.

"Ficamos muito felizes em estar entre as principais iniciativas sustentáveis do turismo brasileiro. Em dois anos já vamos para cinco edições realizadas, cada uma com a sua temática central, mas sempre prezando pela promoção da sustentabilidade em todas as suas esferas", destaca a CEO do Connection, Marta Rossi. 
 
Coluna Minas Turismo Gerais  Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário