domingo, 3 de abril de 2022

Instituto Raizama lança 2ª etapa do Projeto “Janela do Vale” em Taquaruçu

Com foco no fortalecimento do Turismo de Base o projeto foi lançado na sexta-feira, 01/04, com a participação de Leo Chaves e Binho Ribeiro

Binho Ribeiro com o Presidente da Funart, Tamoyo. Arquivo pessoal

Skatista Bob Burnquist. Arquivo pessoal.        

Na ocasião foi lançada a 1ª etapa do Projeto Caminhos de Taquaruçu, também do Instituto Raizama. O evento, para convidados, aconteceu na Pousada Aldeia da Serra, em Taquaruçu, e contou com a intervenção artística de Binho Ribeiro, pioneiro na arte em Grafite com obras expostas em todo o mundo, e do cantor e compositor Leo Chaves, que fez um Pocket Show para os convidados.

Os dois projetos têm o apoio do Banco da Amazônia - BASA, da Funart, através do seu presidente, o Procurador Federal Tamoio Athayde Marcondes, e do Instituto Skate Cuida (ISC) do renomado skatista Bob Burnquist.

Sobre o Janela do Vale:

O Projeto Janelas do Vale é uma parceria do Instituto Raizama com o Banco da Amazônia, o BASA, com foco no Turismo de Base Comunitária – TBC, da região de Taquaruçu. O TBC tem apelo no conhecimento tradicional local e se manifesta na gastronomia, artesanato, na biocultura.

A proposta de intervenção do Projeto Janela do Vale é justamente fortalecer o Turismo de Base Comunitária da região de Taquaruçu, promovendo vitrines virtuais, dando visibilidade e alcance aos produtos para canais de divulgação e venda por meio da produção de videodocumentário e 10 lojas virtuais, criando oportunidade para fomentar novo um segmento do turismo, gerando renda por meio de compartilhamento do negócio em redes sociais, You Tube e WhatsApp. 

Agora entra em ação a segunda etapa do Janela do Vale. Nesta fase o projeto irá entrevistar pessoas que se destacam no meio turístico e artístico da região, compartilhando suas vivências e experiências, com a participação especial do cantor Leo Chaves, que visitará algumas dessas iniciativas locais, extraindo suas histórias de vida através de um ciclo de entrevistas e roda de conversa em uma produção audiovisual. Toda ação será gravada e utilizada em um documentário histórico para Taquaruçu.

Sobre o Caminhos de Taquaruçu

A proposta de intervenção do Projeto Caminhos de Taquaruçu também é fortalecer o Turismo de Base Comunitária da região. O projeto se propõe a promover a identificação, nivelamento, organização e divulgação de iniciativas do turismo de base comunitária do distrito, que nos últimos 10 anos passou a ganhar visibilidade regional, nacional e internacional por sua posição geográfica, clima, gastronomia e principalmente pelo apelo das comunidades tradicionais.

Dessa forma o projeto destacará algumas iniciativas que deverão ganhar mais visibilidade por meio da criação de vitrines virtuais, através do site do instituto Raizama, onde será exposto seu produto, gerando oportunidade da inclusão no roteiro turístico de visitação na região de Taquaruçu.

Com apoio da Funart, através do seu presidente, o procurador federal Tamoio Athayde Marcondes, e do Instituto Skate Cuida (ISC) e do renomado skatista Bob Burnquist (maior medalhista do XGames e ícone da cultura do skate no Brasil e no mundo), será construído um Skate Park inédito tanto em Palmas quanto em Taquaruçu.

O projeto Skate Cuida atenderá crianças e adolescente entre 6 e 17 anos 2 vezes por semana com aulas de skate, alimentação gratuita, horta comunitária, vídeo aula e cesta básica, além de apoio psicológico. O projeto será executado na sede do Instituto Raizama por instrutor habilitado, com duração mínima de um ano. O ISC acredita na formação do skatista-cidadão através do incentivo à prática e valores do esporte, cuidados com a saúde, ao diálogo e autodisciplina.

Sobre o Instituto Raizama:

O Instituto Raizama foi constituído no ano de 2012 em Palmas-TO e tem como princípio a conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza, o respeito aos interesses das populações tradicionais, sobretudo as populações indígenas, o respeito aos direitos humanos, repúdio aos preconceitos e discriminação de qualquer natureza, o respeito a Constituição Federal do Brasil e aos princípios das Nações Unidas.

Sobre Leo Chaves:

Mineiro, Leo Chaves é compositor, cantor, arranjador e produtor, sendo reconhecido como um dos principais artistas nacionais há mais de uma década. Além de músico, é também palestrante, escritor, produtor rural, fundador do Instituto Hortense, embaixador do Programa Jovem Aprendiz, e tem seu nome associado a diversas marcas.

Atuando como palestrante há mais de 5 anos, já se apresentou por todo o país falando sobre temas como reinvenção, os passos para se tornar uma marca além de representar uma, e o que os palcos não contam.

O artista é certificado em programação neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Neurolinguística e, nos últimos anos, tem se aprofundado nos estudos de inteligência emocional, gestão da emoção, filosofia, educação familiar e escolar, coach e pedagogia.

Seu primeiro livro, “No Colo dos Anjos”, em menos de 3 meses se tornou um best seller. Em 2019 lançou “A Grande Arte de se Reinventar”, onde apresenta 7 habilidades que podem provocar profundas transformações na vida de quem as coloca em prática.

Em julho de 2019 começou sua carreira solo. Seu single mais recente, “Por Causa de Você”, retoma o lado romântico do cantor, que lançará seu primeiro DVD no primeiro semestre deste ano.

Sobre Binho Ribeiro:

Um dos pioneiros na arte do graffiti no Brasil e América Latina desde 1984, com diversas obras em cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Santiago, Buenos Aires, Nagoya, Tokyo, Osaka, Nova York, Los Angeles, Beijing, Hong Kong, Paris entre outras.

Participação em livros como: Graffiti Brasil e Graffiti São Paulo, Graffiti World, Graffiti Planet, Graffiti Argentina Artaq Awards.

Artista e Curador de exposições como: Sol Nascente (100 anos da imigração Japonesa), 1a Bienal Internacional de Graffiti em Belo Horizonte, 1a e 2a Bienal Internacional Graffiti Fine Art no Mube 2010/13, 3a Bienal GFA Ibirapuera 2015, 4a Bienal GFA Memorial da América Latina 2018, Graffiti Japão (Paris/2011), Keep Walking (Mis/Madonna/2013).

Atualmente segue expondo suas obras nas ruas e em exposições conceituais do universo de arte urbana ao redor do mundo.

Sobre Bob Burnquist:

Bob Burnquist é um dos maiores skatistas de todos os tempos. Atualmente é responsável pelo Instituto Bob Burnquist cujo o objetivo é promover ações através da arte e do esporte, promovendo a inclusão social, com foco nas regiões onde as desigualdades são maiores e as oportunidades, menores.

Bob revolucionou o mundo do skate propondo um novo jeito de andar com as bases dos pés trocados, chamado de “Switch”. Foi o primeiro skatista no mundo a conseguir fazer a manobra “fakie” (‘switch’ com base ‘nollie’) 900° no mega rampa, o qual até hoje somente ele concretizou. Algumas de suas conquistas ao longo da carreira:

      Bob é personagem de jogos eletrônicos no Playstation e outras plataformas.

      Skateboarding Hall of Fame desde 2010

      30 medalhas no X-Games (record histórico)

      7x eleito Skatista do ano

      King of Skate & Laureous Awards em 2002

Assessoria de Imprensa: Ludmylla Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário