quinta-feira, 7 de abril de 2022

AgroSudeste reúne mais de 100 produtores e acadêmicos interessados em piscicultura

Ação teve como objetivo apresentar as tecnologias aplicadas ao cultivo de peixes nativo 

Crédito das fotos: Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Ruraltins e parceiros promovem o Dia de Campo da Piscicultura para incentivar o desenvolvimento da piscicultura na região

Mais de 100 pessoas participaram do Dia de Campo da Piscicultura realizado na Agrosudeste 2022

O primeiro dia de programação da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (AgroSudeste), em Almas, contou com a participação de mais 100 pessoas no Dia de Campo da Piscicultura, realizado na fazenda Águas da Serra, em Almas. A ação teve como finalidade apresentar as tecnologias aplicadas ao cultivo de peixes nativos, bem como incentivar o desenvolvimento da piscicultura na região, que já é bastante propícia à atividade.

O Dia de Campo foi conduzido pelo engenheiro de Pesca e gerente de Piscicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Andrey Costa, e teve o apoio de parceiros, como o produtor e anfitrião, Israel Jorge Lenuzza Domingues; a Embrapa Pesca e Aquicultura; e a iniciativa privada, a Fazenda Porto Franco, com orientações sobre alevinos; a Ateck, trazendo a parte de assistência técnica; a Aquatec sobre os equipamentos e a Socil, apresentando sobre a qualidade da ração animal.

O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, explicou que a estratégia é apresentar e incentivar a cadeia produtiva da piscicultura. “É isso que o Ruraltins se propõe, transmitir o conhecimento, ao repassar e compartilhar, com os produtores, as tecnologias para melhorar a vida no campo. Agradecemos o senhor Jorge [Israel Jorge Lenuzza Domingues], por disponibilizar a sua propriedade para este evento que é tão importante para a região e para todo o Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa apoia este evento por entender a importância de fortalecer a agricultura regional, de dar condições ao produtor rural de permanecer na sua terra e ter condições de garantir o sustento da sua família”, destacou.

Na propriedade, a empresa Pescado Águas da Serra desenvolve a atividade há 12 anos e conta, atualmente, com uma área de 44 hectares de lâmina d´água. Com uma produção anual de 400 a 500 toneladas, Israel Jorge Lenuzza Domingues reforçou a importância da iniciativa para fortalecer a cadeia da piscicultura no Estado. “Eu acho muito positivo esse tipo de iniciativa e me sinto lisonjeado em poder mostrar o que a gente faz e como a gente faz, e que sirva também de aprendizado para outros criadores. Também é válida a troca de conhecimentos, para que a gente possa aprender sempre mais”, destacou o produtor.

Agrosudeste

Com o apoio do Governo do Tocantins, a Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (AgroSudeste) iniciou na quarta-feira, 6, e prossegue até o sábado, 9, no Colégio Agrícola de Almas, a 299 km de Palmas. A abertura oficial da feira, com a presença de autoridades, está agendada para esta quinta-feira, 7.

A feira tem por objetivo promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região sudeste do Estado, com ênfase nas principais cadeias produtivas, além de promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas da região.

Na programação, voltada para o setor do agronegócio, estão ainda dias de campo sobre bovinocultura, no Colégio Agrícola; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; horticultura, na horta Cheiro Verde.

Constam ainda na programação: palestras diversificadas; Feira de Touros; hipismo, com apresentação e Prova de Obstáculos; cavalgada regional; exposição de maquinários, feira do agricultor familiar, além de atração cultural e gastronômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário