quarta-feira, 10 de abril de 2024

Em homenagem ao Dia do Jornalista, Projeto de Amélio Cayres institui Sala de Imprensa Otávio Barros

Em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), apresentou, em sessão Ordinária, nesta terça-feira, 9, Projeto de Resolução que institui a Sala de Imprensa Otávio Barros, no Plenário da Casa de Leis.

Foto: Lia Mara

A Sala de Imprensa Otávio Barros é destinada aos profissionais de comunicação da Assembleia, aos assessores dos parlamentares, bem como aos demais meios de comunicação que cobrem eventos da Aleto.

“O trabalho dos jornalistas é essencial para manter a população informada sobre o que fazemos na Aleto em benefício da sociedade, então, nada mais justo que homenagear esses profissionais que colaboram e trabalham ao nosso lado diariamente, além de também relembrar aqueles que vieram antes e contribuíram de forma pioneira para a Comunicação no Tocantins, como é o caso do jornalista e escritor Otávio Barros, que deixou um grande legado", explicou Amélio Cayres.

A diretora de Área de Comunicação e Publicidade da Aleto, jornalista Wanja Nóbrega, afirmou que a iniciativa atende a um pedido da Categoria. "A maioria (da categoria) indicou o jornalista Otávio Barros, por ser considerado o "pai do jornalismo tocantinense", uma vez que ainda na década de 80, ele já defendia a criação do Tocantins", disse.

Otávio Barros foi um grande pesquisador e escritor, com livros publicados sobre a história da imprensa tocantinense e sobre a própri história de formação do Tocantins. "Quando ele faleceu, já tinha estruturado o esqueleto de um livro sobre a história do parlamento tocantinense", revelou a diretora.

Wanja Nóbrega ressaltou que a homenagem da Aleto ao jornalista Otávio Barros é um reconhecimento da sua importância para o Estado e para o próprio jornalismo. "Ele inspirou aquele bom e velho jornalista que gosta de escrever, sabe escrever e contextualizar uma história, além de ser extremamente importante para as novas gerações, que os novos jornalistas também conheçam a história da formação do Jornalismo no nosso Tocantins", completou.

Perfil

Otávio Barros (1941-2022) foi um jornalista pioneiro do Tocantins, bem como autor de diversas obras sobre a história da imprensa tocantinense e sobre a formação do Estado.

O homenageado atuou como jornalista em diversos veículos regionais, além de fundar o próprio jornal impresso “O Estado do Tocantins”, defendendo a criação do Tocantins, ainda década de 80, com publicações tratando do então norte goiano já como Tocantins, quando esta luta ainda estava em andamento.

Também escreveu algumas das primeiras e mais completas obras sobre a história de formação do Tocantins, história da imprensa, dentre outros. O escritor foi membro da Academia Tocantinense de Letras e, em 2002, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito do Tocantins no grau de comendador, pelo Governo do Estado.

Por Lauane dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário