segunda-feira, 21 de junho de 2021

Trabalho em parceria garante sucesso das ações do Governo do Estado no rally Baja Jalapão

Seleucia Fontes

Estado deverá marcar presenta no Rally Sertões 2022, em comemoração aos 30 anos da competição.

O governador Mauro Carlesse e Jairo Mariano (d) foram recepcionados por Joaquim Monteiro - Flávio Cavalera - Governo do Tocantins

Com a presença do governador Mauro Carlesse no encerramento da estadia do 7º Sertões Séries Baja Jalapão em São Félix, as instituições parceiras comemoraram, no último sábado, 19, o sucesso das ações do Governo do Estado na organização logística, estrutural e de segurança da prova. Os competidores do rally nas categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs percorreram mais de 1.400 km em quatro dias, sendo 909 km de trechos cronometrados. 

Estrutura contou com posto médico e UTI Móvel - Flávio Cavalera - Governo do Tocantins

Recepcionado em São Félix pelo CEO do Rally Sertões, Joaquim Monteiro, e pela diretora comercial Leonora Guedes, o governador agradeceu a parceria que garantiu o 7º Sertões Séries no Jalapão, além de enfatizar o trabalho das pastas que enviaram suas equipes: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), secretarias de Saúde, Infraestrutura, Governo e Comunicação, coordenadas pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A parceria também contou com o Sebrae Tocantins, Energisa e prefeitura de São Félix.

Joaquim e Leonora enfatizaram a parceria de anos entre a organização do Sertões e o Governo do Tocantins e revelaram que em 2022 as competições prometem ser ainda mais emocionantes, com etapa no Estado, visto que serão comemorados os 30 anos do Sertões. Prevista para esta segunda, a prova Baja Jalapão 500 Milhas foi cancelada e a 29ª edição do Sertões será realizada integramente na região Nordeste, no mês de agosto.

Balanço positivo

O balanço das ações do Governo do Tocantins durante a passagem do rally por São Félix é considerado positivo por todos os órgãos envolvidos.

Servidores da Adetuc entregaram máscaras aos participantes do rally e público - Henrique Lopes – Governo do Tocantins

De acordo com o Coronel BM Ornelas, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), as ações de prevenção alcançaram moradores, organização e competidores. A corporação também realizou, nos dias 16 e 17, palestras para 78 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

O CBMTO foi acionado somente em duas ocasiões, para atendimento a um integrante da organização com ferimento leve e apoio ao atendimento a um competidor acidentado. Também acompanhou a premiação na Vila Pinambi, em Mateiros.

De acordo com o Tenente Coronel Braga, responsável pela segurança local durante a competição, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou o policiamento ostensivo geral no circuito e aproximação com os turistas e participantes do rally para orientações e se colocando a disposição dos participantes, sem registro de ocorrências de maior gravidade.

O gerente comercial da ATS, Bruno Queiroz, enfatizou as melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de São Félix, instalação de bebedouro, lavatório móvel para atendimento na unidade médica de apoio, a revitalização das áreas do reservatório elevado, além do suporte presencial para atender a demanda no aumento do consumo de água durante a realização do evento.

Já o Detran atuou na interdição das vias para montagem da estrutura, no controle e organização do fluxo de veículos e acesso ao local do evento, apoio na delimitação de perímetro para pouso de paraquedista na rua, além de ações educativas, com teatro de fantoches para cerca de 100 crianças de 5 a 13 anos, montagem da minicidade com explicação de normas de circulação e conduta para crianças, brincadeiras com bonecos, palestra para cerca de 15 jovens e adultos quanto ao uso de bebidas e direção.

Detran promoveu ações educativas com as crianças de São Félix - Henrique Lopes – Governo do Tocantins

“Com apoio de cada parceiro, Sertões, Governo do Estado e prefeitura conseguimos entregar a praça de alimentação decorada, com barraqueiros organizados e capacitados, e com uma engenheira de alimentos acompanhando diariamente os cuidados com os protocolos de segurança”, lembrou a consultora técnica do Sebrae, Admary Monteiro, ressaltando que foi inaugurado ponto de atendimento em Mateiros, e lançado o projeto Energia para Crescer em Mumbuca, com parceria da Energisa.

“A mobilização envolvendo vários parceiros, público e privados, para garantir o suporte ao Baja Jalapão demonstrou que o Estado está preparado para receber grandes eventos, dentro de protocolos de segurança e proteção à saúde dos participantes e moradores locais”, ressaltou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ao agradecer todos os profissionais envolvidos, em especial a equipe da Agência.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário