sexta-feira, 25 de junho de 2021

Monitor de Secas indica piora no Tocantins em maio

As informações indicam um quadro de piora do Estado no mês de referência já previsto devido ao baixo índice de chuvas

Tocantins é o único estado da Região Norte do país que está incluído no programa Monitor de Secas. Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

A plataforma do Monitor de Secas apresentou o panorama de informações para o Tocantins referente ao mês de maio, indicando um quadro de piora em mais da metade dos observadores consultados. Ao todo foram 37 participações do processo de levantamento de campo para validação dos dados necessários para construção do mapa e a piora corresponde a 55%.

As regiões Sudeste, Sul e Central do estado relataram quadro acentuado de piora. As demais regiões sinalizaram a percepção de avanço na piora do quadro de seca. O quadro sinalizado pela rede de observadores já é esperado para o respectivo mês devido à intensificação do período de estiagem no Estado.

 

Conforme apontado pelo Monitor de Secas no Tocantins para o mês de maio destaca-se o avanço da seca fraca (S0) pelo Norte. Isso ocorreu devido às chuvas abaixo da média nos últimos meses. Os impactos de seca observados no estado correspondem a eventos de curto e longo prazo (CL). Não houve avanço do quadro de seca grave nas demais áreas, permanecendo apenas a porção Sudeste e Central do estado nessa condição.

Boletim

O boletim informativo sobre a condição de seca no Tocantins passa a ser veiculado nos meios institucionais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Tocantins (CEPDEC-TO) em um novo formato, visando facilitar a compreensão das informações e auxiliar os municípios, sociedade civil e órgãos tomadores de decisão nas ações de preparação e tomada de decisão para mitigação dos efeitos da seca.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, “esse formato com a espacialização do Mapa de Secas do Estado do Tocantins por município vem tornar a leitura mais acessível para os usuários finais desse produto, o que vem ao encontro com o que propõe as políticas públicas do Governo do Estado, que determinam o direcionamento dos investimento públicos para gerar ferramentas que facilitem a vida da população como o grande usuário dos produtos gerados com o trabalho das instituições representantes de cada setor”.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em vários estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, que pode ser acompanhado clicando aqui. http://monitordesecas.ana.gov.br/.

O Tocantins é o único estado da Região Norte do país que está incluído no programa Monitor de Secas. A equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Coordenadoria Estadual de Proteção e a Defesa Civil ficam a cargo do levantamento das informações locais mensalmente no estado.

Fonte: Ascom Semarh Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário