quinta-feira, 24 de junho de 2021

Abrajet Tocantins apresenta projeto Comidinha de Quintal no Foestur

O projeto Comidinha de Quintal foi apresentado durante a reunião do Foestu.Abrajet/Divulgação

Iniciativa das seccionais Norte, Nordeste e Centro-Oeste da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), o projeto Comidinha de Quintal - Gastronomia de Base Brasileira foi apresentado nesta quinta, 24, durante a 81ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur). A explanação esteve a cargo da presidente da entidade no Estado, Seleucia Fontes. Também participaram, o vice-presidente Luiz Pires e o secretário-geral da entidade, Marco Aurélio Jacob, como representante da Universidade do Tocantins (Unitins).

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, autorizou apoio logístico ao projeto. Flávio Cavalera

O encontro foi realizado de forma virtual e reuniu o presidente do Fórum de da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Jairo Mariano (Adetuc), técnicos da pasta, representantes das regiões turísticas do Tocantins, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/TO), Serviço Social do Comércio (Sesc/TO), entre outras entidades.

A presidente da Abrajet Tocantins falou da grandeza e alcance do projeto, que será lançado e divulgado em nível nacional, evidenciando a gastronomia regional, a cultura e os atrativos turísticos. “O livro terá cerca de 200 páginas, com receitas tradicionais ou que utilizam produtos regionais, evidenciando as regiões de origem, como Mateiros (Jalapão), Palmas, Peixe, Aurora do Tocantins e Natividade”, ressaltou Seleucia Fontes, que além da coordenação regional do projeto, será editora executiva da obra, enquanto Luiz Pires integra a equipe administrativa.

A jornalista lembrou, ainda, que o projeto já conta com apoios para sua execução, mas há uma cota estadual a ser cumprida. “A Adetuc já é parceira da iniciativa, colaborando com a logística das viagens programadas”, ressaltou Seleucia Fontes.

Ana Paula Setti, presidente da Abrasel/TO, ressaltou seu apoio ao projeto, assim como o presidente da Abav/TO, Marcelo Perim, que também preside o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur/TO), ligado à Fecomércio.

O projeto

O livro Comidinha de Quintal visa o intercâmbio de sabores em um livro com receitas, culturas e histórias de pessoas captadas nos cantos e recantos do interior do Brasil, e divulgadas por jornalistas especializados em turismo, por meio de várias plataformas e formatos multimídias. Além do impresso, o audiovisual e a conexão virtual sobre regiões brasileiras onde o preparo seja curioso e interessante ao público serão ferramentas interligadas apresentando o conteúdo da publicação.

O projeto, que está em fase de captação de recursos e produção de matérias, prevê uma extensa ação de divulgação em nível nacional e lançamentos regionais, com distribuição dirigida e venda direta ao público. O lançamento oficial está previsto para ocorrer durante o XXVII Congresso Nacional de Jornalistas em Turismo, em Santarém (PA), no segundo semestre de 2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário