sábado, 19 de junho de 2021

Semana do Governador: Realização da Agrotins 2021 100% Digital e apelo pela vacinação são destaques

 Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

A semana do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, foi marcada por ações voltadas para o agronegócio, com a realização da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021100% Digital, que encerrou nesta sexta-feira, 18, além da renovação de incentivos fiscais concedidos à empresa Azul Linhas Aéreas e um forte apelo para que os gestores agilizem a busca de vacinas no Laboratório Central do Estado (Lacen) de Palmas e Araguaína, para imunização da população dos seus respectivos municípios.

Durante a abertura da Agrotins, na terça-feira, 15, o Governador destacou as potencialidades do Tocantins no setor do agronegócio e apresentou a programação 100% Digital. A abertura contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, por videoconferência; e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Teresa Cristina, que disse acreditar no potencial do Estado tanto na agricultura quanto na pecuária.

Colinas

Ainda na terça-feira, o governador Mauro Carlesse determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) agilidade nos estudos técnicos para efetivar parceria com a prefeitura de Colinas do Tocantins e reabrir a maternidade do Hospital Municipal da cidade. O assunto foi discutido durante reunião do Governador com o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin. O encontro também contou com a participação da deputada estadual Vanda Monteiro, do titular da SES, Edgar Tollini e da secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Juliana Passarin.

O governador Mauro Carlesse tratou de outras demandas com o gestor de Colinas, como a implantação do anel viário para desafogar o fluxo de veículos no centro da cidade, além de outras obras de infraestrutura no município. O Governador sustentou que a maternidade de Colinas é estratégica, vai beneficiar várias cidades do entorno e constitui um compromisso assumido com a população local. “É um compromisso nosso com a população local e que vai desafogar as unidades de Araguaína e de Palmas”, enfatizou.

Live cultural

Na quarta-feira, 16, como parte da programação da Agrotins, o Governador recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, a dupla sertaneja Guilherme & Santiago, que participaram da Feira com uma live cultural.

Leilão

O Chefe do Executivo Estadual prestigiou na quinta-feira, 17, o Leilão de Matrizes Nelorejem, realizado pela Agrojem, que ofertou 180 fêmeas entre bezerras, novilhas e matrizes prenhas. As reses foram avaliadas e certificadas pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), pelo Programa de Melhoramento Nelore Qualitas e pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Para o Governador, o leilão mostrou o potencial do Estado. “Esse leilão demonstrou a nossa vocação e potencial do agronegócio tocantinense”, declarou.

Vacinas

Diante do avanço da Covid-19 no Estado, o Governador esteve na Central Estadual de Imunização e gravou uma mensagem de apelo para que os prefeitos retirem nas unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), de Palmas e de Araguaína, as vacinas destinadas aos respectivos municípios.

“Peço aos prefeitos que não demorem a buscar suas vacinas, porque a gente sabe que alguns prefeitos demoram três, quatro dias para buscar as vacinas e é importante para nós que sejamos rápidos para avançarmos na vacinação. Podem contar com a estrutura da Secretaria Estadual da Saúde para ajudar em alguma situação que estejam tendo dificuldade. Nós estamos reivindicando mais vacinas ao Ministério da Saúde, mas quando a gente olha no gráfico da vacinação em que o Tocantins está em 22° lugar, isso traz uma dificuldade muito grande. Então faço esse apelo aos gestores e peço também à população que procure a vacina”, insistiu.

Incentivo

O governador também renovou incentivo fiscal concedido à Azul Linhas Aéreas referente ao combustível para aviação utilizado no voo comercial. O evento para renovação do Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) contou com a presença do diretor de Alianças e Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento Ribeiro; dos secretários de Estado da Fazenda, Sandro Armando; e da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, e do gerente da Azul no Tocantins, Flávio Silva.

Atualmente, a empresa opera no Tocantins com voos saindo de Palmas para Goiânia nas segundas, quartas e sextas-feiras e no domingo; de Palmas para Recife nas segundas, terças, e quintas-feiras e no sábado; e de Palmas para Viracopos (Campinas) com voos diários. A expectativa é de que, em julho, a companhia retorne a operar quatro vezes por semana para Recife e Goiânia.

“O foco da nossa gestão é gerar emprego e renda para a população e, para isso, temos que atrair investidores e empresas de diversos ramos. Uma empresa aérea operando no Tocantins, fomenta o turismo e contribui para a logística de exportação dos produtos do agronegócio”, destacou o Governador. 

Comitê de Crise

Nesta sexta-feira, 18, o governador Mauro Carlesse reuniu o Comitê de Crise para discutir estratégias para melhorar o andamento da vacinação contra a Covid-19 no Estado e, assim, pressionar o Ministério da Saúde para que sejam liberadas mais doses ao Tocantins. Para esta reunião, o Governador convidou os presidentes da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges; e da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes, com o intuito de unir forças para acelerar o processo de vacinação nos municípios.

O presidente da ATM e também prefeito de Talismã, Diogo Borges, se colocou à disposição do Governo do Estado para reforçar, aos municípios, a necessidade de aumentar a vacinação. “A gente sabe do seu caráter municipalista e da sua preocupação com a vacinação. Por isso, enquanto ATM, colocamos os municípios à inteira disposição do Governo do Estado nessa parceria para agilizar a vacinação. Estamos falando com os prefeitos para retirar as doses em tempo hábil e aplicá-las. A gente acredita também que à medida que tivermos mais doses, vamos poder aumentar o público, teremos mais vacinados”, ressaltou.

Encerramento da Agrotins

Durante o encerramento da Agrotins 2021 100% Digital, nesta sexta-feira, 18, o governador Mauro Carlesse, fez uma avaliação bastante positiva da realização do evento e anunciou que, com o retorno do público no próximo ano, será adotado o formato híbrido. “A Feira surpreendeu, teve a participação de todo o Brasil e de diversos países e no próximo ano certamente será realizada de forma híbrida”, ressaltou.

De acordo com Mauro Carlesse, o formato digital foi uma oportunidade de mostrar o Tocantins para o Brasil e para o mundo de uma forma bastante positiva. “Aqui ainda é o lugar para se investir e fico muito feliz pelo sucesso desse evento e pela oportunidade de mostrar a pujança do agronegócio tocantinense, e a contribuição do setor para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.

O titular da pasta da Comunicação, Élcio Mendes, disse que a realização da Agrotins 2021 100% Digital pode ser resumida em duas palavras: sucesso total. “Teve quase 50% a mais de audiência que o ano passado, foi vista nas redes sociais por cerca de 3,8 milhões de pessoas nos cinco continentes, cerca de 30 países e mais de mil municípios brasileiros, números muito expressivos, e que mostrou o Tocantins para o mundo todo”, comentou o secretário, lembrando ainda que isso representa um ganho de marca e exposição do potencial do Estado de maneira inestimável que pode ser atribuído a ousadia do governador Mauro Carlesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário