sexta-feira, 11 de junho de 2021

Adetuc e Lagoa da Confusão debatem promoção de roteiros etnoturísticos e ações de incentivo ao turismo

Reunião entre Adetuc e Prefeitura de Lagoa da Confusão prevê ações para fortalecimento do turismo na região da Ilha do Bananal. 


Presidente da Adetuc visitará atrativos da Lagoa da Confusão. Arquivo/Governo do Tocantins

 

O etnoturismo como uma alternativa sustentável de renda para comunidades indígenas e a consolidação do turismo nas cidades da região da Ilha do Bananal foram osdois temas tratados durante encontro do presidente da presidente Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, com o secretário de administração de Lagoa da Confusão Miguel Ângelo Gutierrez de Paula, e a gerente de turismo do município, Raimunda de Souza. 


"Parceria fortalece união para execução de ações do turismo no município", destaca presidente da Adetuc, Jairo Mariano. Foto: Henrique Lopes/Governo do Tocantins

 

Durante a reunião, realizada na quarta-feira, 09, o presidente da Adetuc acolheu as demandas do município, entre elas as solicitações de reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, a implantação do Selo de TO Seguro e a inventariação turística da cidade, popular por ser um dos municípios estratégicos da região da Ilha do Bananal, que contempla a maior ilha fluvial do mundo, com roteiros diversificados em segmentos como pesca esportiva, observação de aves e etnoturismo.

 

De acordo com o secretário de administração de Lagoa da Confusão, Miguel Ângelo, a gestão tem intensificado os trabalhos de ordenamento turístico e busca estreitar os laços com o Governo do Estado, através da agência. “A Adetuc tem expandido a sua atuação e aberto um canal de apoio aos municípios que é essencial. Precisamos impulsionar o turismo de Lagoa da Confusão e contamos com o auxílio do Governo do Estado para implementar essas ações”, afirmou o Miguel  Ângelo. 

 

Já a gerente de turismo do município, Raimunda de Souza, destacou as potencialidades a serem trabalhadas no município e região. "Temos um potencial imenso que pode ser trabalhado e, com isso, vamos ajudar as comunidades indígenas também a desenvolver o turismo regional, atraindo tanto turistas como investidores”, ressaltou. 

 

Ao falar sobre a cidade de Lagoa da Confusão e da região turística da Ilha do Bananal, que mantém vivas tradições indígenas como a Festa Hetohoky e as bonecas Karajá “Ritxòkò”, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, falou sobre a preocupação do Governo do Estado do Tocantins em promover os roteiros turísticos e garantir que os municípios tenham autonomia para recepcionar investimentos e turistas.

 

“Nosso principal papel hoje é incentivar o aumento das atividades turísticas em todas as regiões, aproveitando a nossa pluralidade de roteiros, bem como a nova demanda que tem surgido e mostram os roteiros do Tocantins como os mais buscados do país", concluiu Jairo Mariano, confirmando uma visita próxima a Lagoa da Confusão.

 

Fonte: Adetuc Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário