segunda-feira, 7 de junho de 2021

Inscrições para mapeamento das iniciativas de Turismo Gastronômico no país encerram na quinta, 10

A pesquisa estará disponível até o próximo dia 10 de junho e pode ser preenchida, de forma rápida e online, no endereço   https://turismogastronomico.tur.br/. Podem participar órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, além de instituições de fomento, como o Sistema S, e outras organizações que desenvolvam iniciativas relacionadas ao segmento.


Divulgação

Informações ajudarão a consolidar um calendário com eventos do segmento e contribuirão para o desenvolvimento de políticas públicas. Será feito o mapeamento dos principais programas, projetos, ações e eventos realizados no país relacionados ao Turismo Gastronômico.

Segundo o Ministério do Turismo, a ideia é construir um calendário com as iniciativas e atividades do segmento, que podem servir tanto para torná-las mais conhecidas aos visitantes quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio a essas agendas.

 

Clique AQUI e participe.

 

“Somos um país com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacar no segmento de turismo gastronômico, inclusive, no cenário internacional no pós-pandemia. É para isso que temos trabalhado e contamos com o apoio de todos para construirmos esse importante instrumento, que é o calendário nacional. Tenho certeza de que será um diferencial importante na busca por uma maior valorização das experiências autênticas no segmento e interação dos visitantes com a cultura local”, pontuou Machado Neto.

Na plataforma online podem ser cadastradas iniciativas como eventos, festivais, projetos de qualificação profissional, roteiros e rotas, entre outras iniciativas diretamente ligadas ao Turismo Gastronômico.

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil; 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).

O Brasil já tem quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela inovação na gastronomia: Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC, Belém/PA e Paraty/RJ. Elas integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco que, inclusive, está com inscrições abertas. No Brasil, outras seis cidades integram a rede nas seguintes áreas: design, artesanato e artes populares, música e cinema. 

 

Fonte: Ministério do Turismo

 

.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário