quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Senado: Exposição traz artesanato do Tocantins produzido com capim dourado e sementes

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou nesta quarta-feira (18) da abertura da exposição Tesouros do Tocantins, no Espaço Ivandro Cunha Lima. São colares, brincos, bolsas e objetos de decoração produzidos por artesãos do estado, especialmente mulheres, com sementes, capim dourado e outras fibras típicas da região Norte. A mostra pode ser vista até esta sexta-feira (20).

Wademir Barreto/Agência Senado

Senadores Eduardo Gomes, Davi Alcolumbre e Kátia Abreu com uma peça da exposição. Waldemir Barreto/Agência Senado

— Vocês, artesãos, são responsáveis por esta festa. Eu não tenho dúvida de que milhares de brasileiros e estrangeiros passarão aqui nos próximos dias. A partir de toda a riqueza representada aqui, a gente vai poder difundir a cultura e a tradição de vocês, que constroem a história do estado do Tocantins e ajudam o Brasil.

Davi destacou a participação na organização da mostra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), importante por congregar os pequenos empresários, responsáveis pela geração de riqueza e emprego no país.

Economia criativa

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) falou da importância do apoio do Sebrae à economia criativa, ao se referir ao trabalho dos artesãos. Segundo a parlamentar, a indústria criativa representa hoje 2,5% do produto interno bruto (PIB). Nos últimos dez anos, afirmou, os negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade aumentaram 70% e terão um crescimento vertiginoso nos próximos quatro anos.

— Economia criativa é tudo aquilo que vem do coração, da alma, da mente e das mãos das pessoas. Na hora da crise e do desemprego, a economia criativa é que vem para ajudar as famílias a sobreviver. É o que nós trouxemos, nesta exposição, com o nosso carro-chefe, o capim dourado. Mas temos também o artesanato de buriti, que é um coco, o artesanato de sementes e de outras fibras que encantam nosso estado, o Brasil e a Europa.

Kátia Abreu anunciou que apresentará, juntamente com os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO) e Irajá (PSD-TO), projeto que institui o estado do Tocantins como rota nacional do turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia de água doce, de vivência cultural, religioso e gastronômico.

Identidade

A importância do capim dourado na identidade do Tocantins foi ressaltada por Eduardo Gomes. Em nenhum outro lugar do país e do mundo, disse o senador, o artesanato leva a alma da sua gente e o nome do estado tão longe.
— Tenho certeza de que, desta exposição, nasce um projeto, nasce o fortalecimento dessa identidade e do laço de amizade que os estados do Norte do país têm.

Já a representante dos artesãos Eliene Bispo Cantuário agradeceu o apoio da senadora Kátia Abreu, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sebrae e do Senado para a mostra.

— Sou grata, ainda, a todos que compram nossas peças. Deus nos abençoou com as fibras naturais que nos garantem renda e ocupação. Com esta exposição, vamos ter a oportunidade de receber mais encomendas de tudo que produzimos. (Fonte: Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário