quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Comunidade do Prata estará na Abav 2019 com suas tradições e projeto de turismo de base comunitária

Seleucia Fontes

Além do pavilhão de exposições e dos eventos de qualificação da Vila do Saber, a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo reserva um espaço específico para a demonstração de roteiros e vivências comunitárias.


Associadas se revezam no Restaurante Sabor do Quilombo - Emerson Silva


É neste local que representantes da Comunidade Quilombola do Prata, do Jalapão, estarão presentes para mostrar suas tradições e divulgar o turismo de base comunitária que tem atraído uma crescente parcela de turistas interessados em uma maior convivência com os moradores da mais famosa região turística do Tocantins.
Localizada a 20 km de São Félix do Tocantins, um dos municípios da região do Jalapão, distante 267 km da Capital, Palmas, a Comunidade do Prata conta com cerca de 200 moradores. Há cerca de um ano e meio, a Associação de Moradores aderiu ao turismo de base comunitária. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Meio, de São Paulo, com financiamento do Fundo Socioambiental Caixa, que levou capacitações em áreas diversas, além da aquisição de camas, material de cama e banho, equipamentos para o Restaurante Sabor do Quilombo, que fica na sede da Associação e tem capacidade para atender até 40 pessoas.
O turista que passa pela localidade encontra comida caseira servida com carinho e acomodações simples, mas confortáveis, em seis residências que ganharam os sugestivos nomes de “Cajueiro”, “Canto do Sabiá”, “Buritis”, “Mãe Tico”, “Prata” e “Seu Abílio”, com capacidade para receber 30 hóspedes simultaneamente.
O receptivo aos turistas veio para melhorar a vida dos moradores dessa comunidade surgida há cerca de 100 anos, e que somente no início do século 21 teve acesso a energia elétrica e saneamento básico.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, a sustentabilidade é a base para o desenvolvimento da região. “Por isso, o governador Mauro Carlesse não tem medido esforços para buscar parcerias e financiamentos para obras de infraestrutura no Jalapão”, afirma.
Vale lembrar que o embrião do turismo de base no Jalapão, nas comunidades de Prata e do Mumbuca, teve início com projeto realizada pelo Governo do Estado, por meio da antiga Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adtur), executora do planejamento inicial e das oficinas participativas, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial.
A 47ª Abav Expo Internacional de Turismo é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e ocorrerá nos próximos dias 25 a 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 52º Encontro Comercial Braztoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário