sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Propostas para o desenvolvimento da região das Serras Gerais por meio do turismo são apresentadas durante Fórum

Seleucia Fontes

Um Estado privilegiado, em belezas naturais e capital humano, que precisa ter sua potencialidade turística desenvolvida. Esta foi a opinião unânime dos participantes dos debates realizados durante o Fórum Efeitos do Turismo no Desenvolvimento Regional - Serras Gerais, realizado nesta sexta, 20, na Escola Agrícola de Natividade.

Abertura e debate sobre desenvolvimento regional

A manhã foi dedicada ao turismo pelas óticas do desenvolvimento regional, do associativismo e do cooperativismo e das oportunidades de crédito e financiamentos.


Representando a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a superintendente de Turismo Maria Antônia Valadares, apresentou os projetos da pasta voltados ao fomento da pesca esportiva e do turismo de observação de aves. Especialmente sobre as Serras Gerais, a gestora enfatizou a acessibilidade da região, lembrando que os projetos precisam oferecer sustentabilidade social, ambiental e econômica.

O Ministério do Turismo foi representado por duas técnicas e pelo chefe de gabinete Hercy Aires Rodrigues Filho, que em nome do ministro Marcelo Álvaro levou a mensagem do protagonismo. "Temos que estruturar, qualificar e divulgar os destinos para que o próprio povo seja beneficiado com qualidade de vida e geração de renda", pontuou.

Diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro lembrou que a entidade atua nas Serras Gerais há mais de 5 anos. "Os produtos estão formatados, agora é preciso comercializar", pontuou, reafirmando que a região tem todas as condições de crescer através do turismo, que é o setor da economia que mais vai se desenvolver nos próximos anos.

A programação, que no período da tarde será dedicado a visita técnica ao centro histórico de Natividade, conta com a participação de todos os municípios da região das Serras Gerais, entidades do trade turístico, empreendedores, estudantes e comunidade em geral. A realização do Fórum é do Sebrae Tocantins, tendo como parceiros o Governo do Tocantins, Ministério do Turismo, Prefeitura de Natividade, ATTR e Assegtur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário