Loja virtual Sebrae

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Sebrae Tocantins realiza festival gastronômico de norte a sul do estado

Araguatins, Paraíso do Tocantins e Dianópolis estão no roteiro. No começo da semana o Sebrae Tocantins promoveu capacitações em gastronomia regional

Começa nesta quinta-feira,10, A primeira edição da feira Sabor e Arte em Araguatins, no Bico do Papagaio. A gastronomia e o artesanato regional serão os grandes destaques do evento que acontecerá presencialmente até o dia 11 de dezembro, em frente a rodoviária de Araguatins, das 16h30 às 21 horas.

Mais de 20 empresários participantes da feira foram capacitados pelo Sebrae Tocantins em boas práticas nas atividades de alimentação e de atendimento ao cliente. Ao final do evento, o estande que mais se adequar a proposta da feira Sabor e Arte, mediante a avaliações de critérios, receberá uma premiação de destaque.

“A ideia da feira é a de dar visibilidade aos donos de pequenos negócios, de valorizar o produto, confeccionados de forma artesanal e assim, aproximar o artesão e cozinheiro do público. A culinária também é toda artesanal e traz à memória o sabor das comidas e doces caseiros”, explica a empreendedora Erica Monquero.

Festival do Chambari


O Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, promovem, pela terceira vez, o Festival do Chambari. O evento que acontecerá entre 11 e 13 de dezembro, terá um formato de circuito, onde, os clientes podem ir diretamente ao estabelecimento adquirir sua compra, sem a necessidade de aglomerar várias empresas em um local específico. O festival contará com 27 empresas participantes, sendo 21 de pratos salgados e 6 de doces

O Banco Sicredi, a Associação Comercial e Empresarial de Paraíso (Acip), e o grupo Remo são parceiros do evento.  As empresas participantes e os clientes que consumirem no festival, irão concorrer a prêmios. O sorteio ocorrerá na segunda-feira, 14.

Festival Gastronômico de Dianópolis

Com o objetivo de fomentar e desenvolver a gastronomia de Dianópolis e das Serras Gerais, o Sebrae Tocantins promoverá capacitações em alimentação para os empresários que irão participar no Festival Gastronômico do município. O festival terá como tema “A Capital do Mundo e Seus Sabores” e acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, das 18 às 23 horas.

O evento será uma grande oportunidade para que os pequenos negócios de gastronomia da cidade, possam alavancar suas vendas e diminuir os prejuízos da crise causada pela pandemia. As capacitações para os empresários participantes serão realizadas no dia 9 de dezembro, pela consultora em gastronomia, Ruth Almeida, que compartilhará várias dicas sobre seleção e preparação de alimentos, temperos regionais, reaproveitamento, culinária afetiva, identidade regional e gastronomia criativa.

O evento é uma promoção do Sebrae Tocantins, em parceria com a Prefeitura de Dianópolis, que, aproveitará o momento, para reinaugurar a praça central da cidade, onde ficará localizada a feira. O Festival terá a presença de 15 estandes, onde os chefes poderão apresentar e comercializar seus pratos.

Comunidades Quilombolas do Jalapão

O Sebrae Tocantins realizou capacitações nas comunidades quilombolas da região turística Encantos do Jalapão. As capacitações em manuseio e produção de alimentos priorizam técnicas com elementos regionais como buriti, rapadura, mangaba e outros. As oficinas gastronômicas começaram domingo (06/12) finalizaram nesta terça-feira, 08.

As técnicas de preparação, armazenamento e apresentação dos pratos utilizando insumos locais foram sendo apresentadas pela chef Ruth Almeida.  Dessa forma, as comunidades quilombolas recebem a qualificação necessária para se tornarem competitivas no mercado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário