quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Presidente Bolsonaro prestigia posse de Gilson Machado no Ministério do Turismo

O novo ministro do Turismo, Gilson Machado, tomou posse na manhã desta quinta-feira (17). O novo ministro do Turismo, Gilson Machado, tomou posse na manhã desta quinta-feira (17). A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Gilson Machado disse na ocasião que o Brasil foi exemplo para a América Latina na manutenção de empregos.

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mas fez sérias críticas às medidas de fechamento do comércio e de áreas de lazer nas cidades brasileiras por conta da pandemia da covid-19, alertando que o setor de turismo pode não resistir a um novo lockdown.

“Dos países turísticos, o nosso país foi o que menos desemprego teve, em torno de 25%. O nosso trade (setor) não aguenta mais. O empresário turístico, que gera emprego e renda, hoje tem mais medo de um decreto do que da própria doença", afirmou. Citou expressamente o caso de Búzios (RJ), que retornou à bandeira vermelha/risco 3 de combate à pandemia do Covid 19, por decisão da justiça.

“Quero aproveitar o momento para fazer um apelo: temos o exemplo de Búzios, hoje, que foi fechada sem aviso, se não me engano por uma decisão monocrática (de um juiz) de primeira instância. Não foi prefeito nem governador. O trade não aguenta uma decretação de um segundo lockdow”, afirmou Gilson Machado.

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ele anunciou que o ministério vai investir no aprimoramento do turismo de inclusão, para facilitar as viagens de pessoas com algum tipo de deficiência. Além disso, garantiu que o governo deve anunciar, em breve, uma medida para desoneração do leasing de aeronaves, que na prática vai reduzir os encargos cobrados no aluguel de aviões.

O ex ministro da pasta, deputado federal por Minas Gerais Marcelo Álvaro Antônio ressaltou o bom desempenho do Ministério do Turismo em 2019 e em 2020 e afirmou que “as realizações são incomparáveis com todos os outros governos passados”.

“Alcançamos números expressivos. Em 2019, a economia do Turismo cresceu 2,6%, geramos 163% a mais de empregos em relação a 2018. Vários recordes quebrados. E no ano da pandemia, nós não poderíamos deixar de trabalhar pelas empresas e pelos empregos, e o Ministério do Turismo, no ano de 2020, bateu recorde em investimentos em infraestrutura. Foram investidos R$ 1 bilhão por todo o Brasil”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário