sexta-feira, 12 de julho de 2019

Veranistas comemoram temporada de praia no Tocantins


Seleucia Fontes

As férias de julho chegaram, é tempo de aproveitar as praias tocantinenses; confira as melhores opções nesta edição.

Com empresários e prefeituras cada vez mais atentos para o retorno social e econômico que o turismo pode trazer, começa mais um período de temporada de praias no Tocantins.

As opções vão de Norte a Sul do Estado, com cenários naturais deslumbrantes e infra-estrutura de qualidade variável, que vão de áreas de camping a hotéis confortáveis, sem contar os acampamentos montados na areia por familiares e amigos.

Confira abaixo algumas opções de municípios com praia que se cadastraram do Mapa do Turismo do Brasil, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Araguacema

Praia da Gaivota. ATM/Divulgação

Um dos municípios mais procurados durante a temporada possui duas das maiores praias tocantinenses em extensão. A Praia da Gaivota é o cartão-postal da cidade e a mais movimentada, pois é a que recebe infra-estrutura. Já Praia do Meio é ideal para os turistas que vão buscar sossego. Outras opções são as praias do Camaleão e da Madalena.
Este ano, a prefeitura preparou uma programação recheada de atrações todos os finais de semana, a partir de 12 de julho, quando subirão ao palco Thaisa Marques e Sky Love do Forró. O encerramento da temporada será no dia 28 de julho, aniversário de 100 anos do município, com Zé Humberto e Reginaldo, Khrys França e Cavaleiros do Forró.

Araguacema fica na região Centro-Oeste, distante 265 km de Palmas. Acesso pela BR-153, TO-245, TO-080 ou TO-370.

Araguanã

Reconhecido pela beleza de suas praias, o município figura entre os mais visitados da região Norte do Estado durante a temporada. A estrutura é montada na praia da Ilha Grande, mas além dela o veranista tem como opções as praias do Escapole e Murici.
A temporada começou dia 6, com animação da Cia do Calypso. A cantora Joelma fará show no dia 13 e a animação segue até 27 de julho.
Araguanã fica a 476 km de Palmas, com acesso pela BR-153 e TO-222, ligando Araguaína ao município.

Araguatins

O município é uma referência turística na região do Bico do Papagaio, com  belezas naturais reconhecidas e boa rede hoteleira. O Verão 2019 na Praia da Ponta foi aberta no domingo, 7, com show de Thiago Jhonathan, e segue até 4 de agosto, com atrações como Luana Prado, Banda Kassikó e a dupla Felipe e Matheus.
Araguatins fica a 249 km de Araguaína-TO e 630 km de Palmas, sendo muito procurada também por veranistas de Imperatriz (MA) e Marabá (PA). 

Caseara

A areia branca e fina cobre as praias do Sol e Praia da Ilha, mais frequentadas durante a temporada, enquanto o Lago do Casé oferece um belíssimo passeio de barco, com direito à observação de aves e da bela vegetação local. Outra atração ecológica é a travessia da cidade até a praia, que pode ser feita em caminhada pelo leito do rio Coco, limpo e raso. Caseara fica na região Oeste do Estado, a 260 km de Palmas. A programação de temporada será aberta oficialmente no dia 13.
Acesso pela BR-153, TO-080, passando por Paraíso do Tocantins, ou TO-440.

Lagoa da Confusão

Portal de entrada para a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, e do Parque Nacional do Araguaia, primeiro parque ambiental a ser criado no Brasil, Lagoa da Confusão possui belezas e ecossistemas incomparáveis envolvendo cerrado, mata e pantanal. Na cidade, o destaque fica para a pedra calcária que dá impressão de movimentar-se pela lagoa, sendo esta a origem do nome do município.
A temporada Lagoa Verão 2019 vai até 28 de julho, com competições esportivas e shows musicais, entre eles Forró Muído e a dupla Débora e Gerúsia. O som automotivo será liberado.

Acesso pela TO-255, que faz ligação com Cristalândia e Nova Rosalândia, ou a TO-164 que liga a região à TO-354, passando por Pium até Pugmil.

Miracema 

A primeira Capital do Tocantins está a apenas 80 km de Palmas, na região central. A Praia de Mirassol fica no perímetro urbano. Um pouco mais afastada fica a Praia do Funil. Acesso pela BR-153.

A Temporada de Praia de Miracema do Tocantins foi aberta oficialmente no domingo, 30/6. O tradicional Miracaxi será entre 19 e 21 de julho, e vai incluir o MiraKids, matinê no trio, no domingo, 21, ao som da Banda Rit. O encerramento, no dia 28, será com o Boiacross e show da dupla Mário César e Felipe.

O Miracaxi atrai milhares de foliões

Na praia do Funil, o Rancho Paradise também promete uma grande temporada. A programação terá cantores, bandas e DJs. Já a Praia do Paredão atrai pescadores amadores e que desejam curtir um local paradisíaco.

Palmas

Principal porta de entrada para os atrativos turísticos do Estado, Palmas também é um convite ao lazer nesta temporada de férias. Sua programação começou dia 4/7, com o 3º Festival Palmas Burguer. A abertura oficial foi no sábado, 6, com a banda Cheiro de Amor, e o encerramento será no dia 26, com o show nacional de Psirico, na Praia da Graciosa. Também haverá shows nas praias das Arnos e Caju, além do Parque Cesamar e Taquaruçu, incluindo o 6º Festival de Circo de Taquaruçu,  Exposição de Carros Antigos e atividades esportivas. 

Praia do Funil. Penaforte Dias

A alternativa Praia do Funil, no rio Tocantins, tem recebido bom número de turistas nesta temporada.

Pedro Afonso

Pedro Afonso,rio Sono, 2014. Emerson Silva

Com diversos ritmos, incluindo axé, sertanejo e funk, os pedroafonsinos e turistas poderão curtir as belezas naturais de Pedro Afonso e uma programação diversificada que começou dia 5/7. A dupla Guilherme e Santiago abriu a temporada Pedro Afonso Fest Verão 2019. Nesta edição, a gestão municipal ouviu comunidade e turistas para investir em uma nova identidade para sua programação de praias, além da diversificação das atrações artísticas e dos potenciais turísticos da cidade, que estarão distribuídas entre as praias Rio Sono, Duga e Ilha do Rio Tocantins.  

Pedro Afonso, na região Nordeste do Estado, a 173 km de Palmas. Acesso pela BR-153 e BR-235.

Peixe

A construção de usinas hidrelétricas provocou mudanças nas praias do município de Peixe, mas nada que tenha desanimado veranistas encantados com seus atrativos, incluindo a grande concentração de quelônios (tartarugas e tracajás). A Praia da Tartaruga, que recebe a infra-estrutura e área de camping, fica a 15 minutos de barco da cidade; um pouco mais adiante encontra-se  o Arquipélago do Tropeço, com 365 ilhotas. 

Outra opção é a Praia da Tartaruga, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem. A temporada começou dia 6 e vai até 28 de julho. Vale lembrar que o aniversário do município será comemorado entre os dias 20 e 22, com shows na praça da cidade.

ATM/Divulgação

Já o evento Arena “Sumiu UAI!” terá atrações entre os dias 11 e 21 de julho, com shows nacionais e regionais. O cantor Jerry Smith, a dupla Israel & Rodolfo e a DJ Larissa Lahw são alguns dos confirmados.
Peixe está a 320 km de Palmas, na região Sul. Acesso pela BR-153, BR-242, TO-220. 

Porto Nacional

A Temporada Porto Verão 2019 foi aberta oficialmente no dia 7 de julho, com direito a show dos Barões da Pisadinha e Pagode Vip Moral, mas no dia 6 já teve animação com o cantor Juarez Falcão e a dupla William & Marcelo. A praia Porto Real, artificial, leva o mesmo nome da antiga, que desapareceu após o enchimento do lago da UHE Luís Eduardo Magalhães. Para os veranistas, a praia oferece boa infra-estrutura. 

Praia de Porto Real, em Porto Nacional. Divulgação

A praia de Luzimangues, localizada após a ponte de ligação com Palmas, também terá atividades para os veranistas.
Porto Nacional está a 66 km de Palmas. Acesso pela BR-153, BR-242 e TO-050. 

Outras opções 

Araguaína - Garimpinho, às margens do rio Araguaia, é conhecida pela riqueza da fauna e belas  paisagens, lugar propício ao descanso. Fica distante 146 km de Araguaína e 348 km da Capital. Acesso pela estrada do Garimpinho (TO-226) , cerca de 35 km antes de chegar em Araguaína.

Itacajá – A programação de verão do município começou dia 5, e segue até o dia 28. Entre as atrações musicais estão confirmadas a dupla Cleber e Cauan e banda Barões da Pisadinha. A programação também inclui a Cavalgada, dia 13, e o tradicional Rally das Águas, no dia 20. Itacajá fica a 281 km da Capital, com acesso pela BR-153, BR 226 e TO-010.

ATM/Divulgação

Itaguatins - A abertura da temporada Verão 2019 acontece em dois momentos: na Praia Remanso ocorreu no dia 29/6, com show de Rodrigo Mendes e Theo Santana. Já na Tio Claro foi no domingo, 7, às 16 horas, com solenidade oficial e show com a banda Anjo Azul. Itaguatins fica a 600 km de Palmas, na região Norte.

Novo Acordo - A prefeitura de Novo Acordo preparou uma programação curta, mas animada, entre os dias 6 e 14 de julho. Neste período, quem estiver na praia contará com animação eletrônica de DJ, e shows nos dias 12 a 14, com o cantor Pedro César, as bandas Vim Sambar, Chamego do Baile, entre outros.

São Salvador - As praias da Moreninha e do Retiro são as atrações de São Salvador. A temporada acontece de 6 a 30 de julho, com muitos shows e som automotivo. A primeira atração, banda Forró Perfeito, sobe ao palco no dia 13.

Tupiratins - Praia da Raposa. É uma das melhores e mais animadas praias do rio Tocantins. Este ano promete muitas atrações para os veranistas.


Praia da Raposa. ATM/Divulgação

Xambioá – A estrutura de temporada é montada na Praia do Murici, numa ilha onde os praticantes de rafting e canoagem podem encontrar bons desafios. Xambioá está a 502 km de Palmas. Acesso pela BR-153 até Wanderlândia, depois a BR-153 até Xambioá. Também é possível seguir viagem por Araguanã, margeando o rio Araguaia.
Lajeado – Distante apenas 54 km de Palmas, a Praia do Segredo, às margens do Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, em Lajeado, tem atraído inúmeros turistas nesta temporada.
Praia do Segredo. ATM/Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário