sexta-feira, 5 de julho de 2019

Cantão: Encontro dos biomas amazônico, cerrado e pantanal é atração imperdível no Tocantins


O Parque Estadual do Cantão, que é uma continuidade da Ilha do Bananal geograficamente e suas aldeias indígena, integra atividades esportivas e turismo de contemplação o ano todo

Fotos: Divulgação

Passando por alguns dos muitos canais de ligação entre lagos (são 836 lagos, ao todo), o Parque Estadual do Cantão forma um écotono (encontro de vários biomas) único no mundo. No caso, o encontro dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal. O roteiro integra atividades esportivas com turismo de contemplação, possibilitando observar pássaros de pequeno, médio e grande porte e até vertebrados.




O roteiro completo, envolvendo o Parque do Cantão e a Ilha do Bananal, é realizado pela agência de turismo CctrekkingAdeventure, em 5 dias e 4 noites, conforme descrito abaixo.

A empresa tem Certificado de Excelência desde 2015 no TripAdvisor (Maior site de depoimentos turísticos do Mundo), e que desenvolve um turismo de observação da vida silvestre & experiência na casa de ribeiros com Pernoite na Floresta no mesmo roteiro apresentado.

PRIMEIRO DIA:
Palmas > Caseara

Atrativo: Passeio de barco na Bacia do Rio Araguaia. Deslocamento terrestre apreciando.



Descritivo: Saída do hotel em Palmas ás 08 hs em direção ao Portal do Parque Estadual do Cantão, com chegada prevista em Caseara ás 11hs para almoço e orientações finais da expedição (etapa navegação). Na parte da tarde saída para lugares ainda inóspitos da região do Araguaia, com possibilidade de avistar e até ver animais silvestres.
Expedição embarcada em barcos confortáveis e seguros rumo ao Norte do imponente Rio Araguaia, passarndo em lindas praias desertas para tomar banho de Rio (Verão – Junho a Novembro) e pela floresta alagadas (Inverno – Dezembro a Maio) ou navegando na pela copa das árvores.
Ao final do dia, apreciação dor pôr do sol sentados em cadeiras confortáveis em uma praia deserta ou dentro do barco em meio ao mundo de águas do Araguaia. Chegada na Pousada ás margens do Rio para pernoite e jantar.  

SEGUNDO DIA:
Parque do Cantão – TO

Atrativos: Trekking/caminhada pelo interior da floresta e observação de aves/fauna.


Após o café da manhã saída da pousada Rumo ao Interior do Parque,
embarcados em voadeiras, até a boca do lago, onde tem início uma caminhada leve de até 6 km (terreno plano), passando por uma antiga trilha dos ribeirinhos. Momento para contemplação de alguns lagos dos + de 800 existentes neste encontro dos 3 biomas. Almoço ou lanche reforçado, com descanso previsto até as 14:30

Na parte da tarde, retorno margeando as belas paisagens da Unidade de Conservação pelo Rio Araguaia (face sul), oportunizando conhecer uma comunidade ribeirinha no Estado do Pará. Haá possibilidade de observar a vida silvestre durante o passeio e banhos de rio nas praias e ilhas desertas do Parque do Cantão.

TERCEIRO DIA:
Parque do Cantão - Caseara – TO

Atrativos: Rio Araguaia e praias desertas (Banho e mergulho).

Descritivo: Saída bem cedinho da pousada, para assistir o “Nascer do Sol”. No para interior do parque, navegando sobre a copa das árvores na temporada das cheias (janeiro a maio) dos rios amazônicos ou a pé, na época da seca (junho a dezembro), por trilhas meio a floresta de transição visualmente observada. Safári de barco por lagos e canais de ligação do interior do Parque, visitando a sede do Parque e conhecendo a transição dos Biomas
Retorno para a cidade, jantar e pernoite.

QUARTO DIA:
Safari fotográfico, expedição embarcada na Lagoa da Confusão

Foto: Zé Paiva /Vista Imagem

Descritivo: Saída para a cidade de Lagoa da Confusão após o café da manhã. O nome da cidade vem de um pedra localizada no meio da lagoa que margeia a cidade, que mudava de lugar (na imaginação popular), dando origem ao nome da cidade (Lagoa da Confusão). Passeio e banho na lagoa. Chek in em Lagoa da Confusão. Almoço.  Safári fotográfico durante o roteiro em Fazendas com Lavouras, criação de gado e florestas de transição nativa. Jantar e pernoite.

QUINTO DIA:
Lagoa da Confusão / Palmas - TO

Safári fotográfico nas plantações.

Bem cedinho, após o café da manhã, saída para a região da Ilha do Bananal, as margens do Rio Javaés, que forma a Maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, junto com o Rio Araguaia. Travessia do rio em direção à Aldeia da etnia Javaés, conhecendo um pouco da atual realidade indígena Brasileira entre as exuberantes e diferentes espécies de fauna e flora da região. Após o almoço (previsto para 13hs) check out e retorno para Palmas – TO.

Nota: Algumas atividades poderão ter alterações de acordo clima e estação do ano.

IMPORTANTE: O roteiro poderá sofrer algumas modificações (como por exemplo: inversão do roteiro) devido à disponibilidade nos meios de hospedagem da região, como também contingente de pessoas em datas de alta temporada, para melhor conforto e aproveitamento dos atrativos.

Maiores informações na CCtrekking Adventure, através do telefone 63 98405 5011 (plantão permanente), com Leonardo Azevedo. Visite o site www.cctrekking.com.br
Parte inferior do formulário

SERVIÇO

FORMAS DE PAGAMENTO

INVESTIMENTO:  R$ 2.610,00 por pessoa.
Parcelamento em até 3x (Todos os Cartões & cheque)
30% no ATO da reserva/bloqueio

ESTÃO INCLUSO NO PACOTE:

04 pernoites sendo nas pousadas nas regiões de Caseara e Lagoa da Confusão;
Transporte rodoviário com motorista (Palmas x Caseara x Palmas – TO);
Safári fotográfico (Diurno);
Safári fotográfico (Noturno);
Refeições em restaurante da região e ribeirinhos;
Visita em uma aldeia indígena (opcional já incluso);
01 Barco a motor 15 ou 25 hp + combustível;
01 Piloto náutico;
Equipamentos de segurança e observação (Coletes salva vidas e Bancos de barco especiais e perneiras para caminhada);
Trekking (caminhada Amazônia & Cerrado);
01 Guia de trilha profissional com experiência local e esportiva;
Lanche de bordo e trilha (Barra de cereal, chocolates, biscoitos salgados e doces);
Caixa térmica equipada: (Gelo, suco, frutas e água);
Seguro viagem e Taxa parque.
OPCIONAL:
Realizar a pesca esportiva durante o passeio (Etapa Araguaia) = Incluso

NÃO INCLUSO:

Bebidas alcoólicas;
Bebida nas refeições;
Gorjetas;
Hospedagem em Palmas – TO.

O QUE LEVAR !

Lanterna média com pilhas extras; Tênis ou bota para caminhada; Binóculos para observação da natureza; Calça para caminhada no cerrado e Amazônia;  Camiseta de manga comprida (para proteção solar); Agasalho, pois a temperatura cai à noite (período de Maio a Setembro); Protetor solar e chapéu;Repelente; Sunga / Biquíni; Óculos escuros e capa de chuvas;
Toalha de banho (acampamentos de praia e na floresta);
Medicamentos de uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário