domingo, 7 de julho de 2019

Artesanato do Tocantins é destaque na 20ª Fecoarte em Olinda


Até sábado, 6, com apenas três dias de feira, o estande do Tocantins já havia comercializado 1518 peças, o que soma quase 31 mil em vendas. E recebeu encomenda para 430 peças, a um montante de 27 mil.



Os artesãos tocantinenses estão todos muito satisfeitos com os resultados obtidos nos primeiros três dias de feira e com grandes expectativas de negócios até o encerramento, no dia 14 de julho. A 20ª Fecoarte, considerada a maior feira de artesanato da América Latina, acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda-PE.


O grupo de artesãos tocantinenses foi selecionado por meio de edital lançado pela Gerência de Fomento e Promoção da Cultura de Cultura da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Eles viajaram em veículo cedido pelo Governo do Estado e a hospedagem por meio de parceria com o Sebrae/TO. A exposição e comercialização de produtos artesanais ocorre em um espaço coletivo de 35 m2.



“É a primeira vez que os selecionados para uma feira não terão que custear a viagem, o que oportunizou a participação de artesãos de vários municípios”, explica Álvaro Júnior, gerente de Fomento, lembrando que duas técnicas da Adetuc acompanharão os artistas.

Segundo a gerente de artesanato do Sebrae Tocantins, Celina Soares, o artesanato indígena está tendo sucesso total na feira, com a quase totalidade das peças vendidas. As etnias Karhô e Karajá estão representadas na 20ª Fecoarte.

De acordo com o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a participação dos artesãos tocantinenses no circuito de feiras nacionais tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos trabalhadores do setor, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário