quarta-feira, 10 de julho de 2019

Herdeiro do trono da Moldávia conhece aldeia Boto Velho e pratica pesca esportiva em visita à Ilha do Bananal


No segundo dia de visita ao Estado do Tocantins, o príncipe Dimitrie Sturdza, a esposa Korina Nedesku e a filha Sophia cumpriram agendas separadas. O herdeiro do trono da Moldávia conheceu a comunidade que vive no lado Javaé da Ilha do Bananal e arriscou pescar um tucunaré. 
Preservação da Ilha do Bananal esteve em discussão -Adetuc/Divulgação

Era início da tarde quando o príncipe chegou à ilha, localizada no Sudoeste do Tocantins. Ele foi para a o acampamento Javaé Camp, pegou um barco e seguiu pelo Lago Preto. Durante a visita, conversou com trabalhadores que atuam na ilha e com o representante do governo estadual. 
“Conversamos sobre os desafios de manter o ecoturismo e a floresta em pé e diminuir a pesca predatória, que é uma preocupação dele, que, por sua vez, apresentou uma proposta de constituir um mecanismo financeiro internacional que possa mobilizar recursos muito significativos, na casa dos milhões de dólares, para a conservação da Ilha do Bananal e do Cantão”, conta Tom Lyra. 
Depois de 2h30 de visita de reconhecimento, o príncipe chegou à aldeia Boto Velho e conversou com os índios e ribeirinhos. 
Os moradores explicaram como fazem a criação do gado e sua preocupação com a eminente perda dessa receita. Depois, Dimitry visitou uma exposição de produtos artesanais feitos pelas comunidades indígena e quilombola. O príncipe ainda conheceu o projeto que levou a internet para o meio da aldeia. 
Durante uma explanação do presidente Tom Lyra e apresentação das potencialidades do Tocantins, o príncipe ficou muito impressionado com o resultado e crescimento do Estado em tão pouco tempo de criação disse que o Tocantins pode ser a capital brasileira do turismo de aventura, pesca esportiva, etnoturismo, dentre outros. 
Tom Lyra recepcionou o príncipe e sua família - Adetuc/Divulgação

Foi entregue para a sua esposa um kit promocional do governo com artesanato de todas as regiões turísticas do Estado. Na Ilha do Bananal, a duquesa Korina assistiu aos vídeos do Jalapão, Serras Gerais e de Taquaruçu.
Moldávia
A Moldávia fica localizada no Leste Europeu, faz fronteira com a Ucrânia e a Romênia e integrou a antiga União Soviética até 1991. O país possui menos de 4 milhões de habitantes, sendo sua capital, Chisinau, e Tiraspol, as cidades mais conhecidas. A Moldávia é conhecida pelo cultivo da uva e seus vinhos exportados para vários países. (Ascom/Adetuc)


Nenhum comentário:

Postar um comentário