sábado, 22 de maio de 2021

Presidente da Adetuc apresenta Guias de Pesca Esportiva e Guia de Observações de Aves aos secretários de turismo do norte do país

Henrique Lopes

Após o lançamento oficial do Guia da Pesca Esportiva e do Guia Prático de Observações de Aves, realizado pelo Governo do Tocantins, através da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o presidente da agência, Jairo Mariano, apresentou os novos guias aos secretários estaduais de turismo da região norte, durante o Roraima Fishing Show, 1º Simpósio da Pesca Esportiva, realizado em Boa Vista (RR). 

 

Com a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, Tocantins tem potencial único a ser descoberta por praticantes da pesca esportiva. Foto: Henrique Lopes / Governo do Tocantins

O evento, realizado no dia 19 de maio,  teve o objetivo de integrar empreendedores, gestores e comunidades para pensar as oportunidades de lazer, turismo e de incentivo a pesca esportiva, contou com a participação dos secretários de turismo do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, do Governador de Roraima, Antônio Denarium, do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo William França e do Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura Jorge Seif Junior. 

Ao apresentar os guias tocantinenses, Jairo Mariano ressaltou os inúmeros roteiros do Estado para a pesca esportiva e a variedade de fauna aquática. “Como em toda a Amazônia, o Tocantins tem inúmeros roteiros que podem ser descobertos pelos praticantes de pescas esportivas, com uma variedade de peixes e paisagens de belezas únicas”, revelou o presidente da Adetuc ao destacar, também, os espaços e roteiros dedicados à observação de aves. 


Com a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, Tocantins tem potencial único a ser descoberta por praticantes da pesca esportiva. Foto: Henrique Lopes / Governo do Tocantins

Disponibilizados de forma on-line, os guias foram entregues de forma simbólica ao Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Junior, e ao Governador de Roraima, anfitrião do encontro. “Ficamos muito felizes em saber que estados, como o Tocantins, estão se organizando para promoção da pesca esportiva, pois sabemos da sua importância como um atrativo que irá integrar os estados amazônicos e desenvolver o nosso turismo”, afirmou o Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura.

O Guia da Pesca Esportiva e o Guia Prático de Observações de Aves foram produzidos por meio de recursos do Banco Mundial, através do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e do Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins. 

De acordo com Jairo Mariano, ambos os documentos foram uma demanda do Governador Mauro Carlesse para o fortalecimento do turismo e da prática de pesca esportiva do Tocantins. “Queremos impulsionar esses roteiros, pois temos um potencial incalculável. Isto irá refletir diretamente na melhoria da economia, do turismo e da vida das comunidades que serão diretamente impactadas por essa atração de investimentos”, completou ao dizer que o Governo do Tocantins tem projetado ações de promoção das regiões turísticas para estimular a visitação por todo o Estado.


Fonte: Adetuc Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário