segunda-feira, 24 de maio de 2021

APA´s da Serra do Lajeado e Cantão: 24 anos de dedicação à conservação da biodiversidade

As áreas de Proteção Ambiental Serra do Lajeado e Cantão completaram 24 anos de criação na semana passada, destacando-se na conservação da biodiversidade, proteção da qualidade das águas e das vazões de mananciais.

Fotos APA do Lajeado: Camilla Muniz/Naturatins. Fotos APA do Cantão: Aline Villarinho/Naturatins

Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado completa 24 anos de criação


Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal-Cantão completa aniversário de criação

APA do Lajeado

Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), que foi instituída através da Lei nº 906/1997. Essa área foi criada para garantir a conservação da fauna, da flora e do solo e tem o objetivo de proteger a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para as populações humanas das regiões circunvizinhas, conforme descrito na sua Lei de criação.


 Sítio Arqueológico Caititu

Essa Área Protegida é mantida pela gerência do Governo do Estado, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e conta com a parceria do Município. A unidade possui diversas belezas naturais; dentre elas, serras com inúmeros sítios arqueológicos; cursos d'água com belíssimas cachoeiras; vegetação exuberante e fauna considerada riquíssima.

“A APA completa 24 anos de criação, com melhorias importantes. Neste ano, com a mudança da sede da APASL, a instalação de um novo viveiro e a parceria com a Prefeitura para manutenção das mudas de espécies nativas, a UC estima que a produção pode alcançar 18 mil unidades para doação, a partir do fim deste ano. Outro ganho para a área foi a recente autorização para a criação de mais uma RPPN [Reserva Particular do Patrimônio Natural], o Morro do Segredo, uma Unidade de Conservação compartilhada; e a conclusão da revisão do Plano de Manejo”, adianta Camilla Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.

“Logo no início do ano, um benefício muito importante foi a manutenção da equipe brigadista do Naturatins na APA; ao longo do semestre, outro ganho para a Área Protegida foi a estruturação do acesso ao Sítio Arqueológico Caititu; e agora, o atendimento de produtores rurais, com o MIF [Manejo Integrado do Fogo], para prevenção, controle e combate ao fogo também é um avanço”, pontua a supervisora.

A APASL é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, com uma área de 121.417,7659 ha, que abrange a capital do estado, Palmas; e os municípios de Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro. De acordo com a supervisora, essa Área Protegida possui uma localização estratégica na região central do Estado, mantendo a conectividade entre várias UC e assim a dispersão de populações e o favorecimento da recolonização das áreas degradadas.

Segundo Camilla Muniz, na APA Serra do Lajeado nascem todas as águas que abastecem Palmas e região, a unidade contribui com a preservação e possibilita o planejamento, para o desenvolvimento racional e sustentável das atividades, com a conectividade dos ambientes relevantes para a fauna e flora.

APA do Cantão

Já a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal-Cantão, onde se encontra o Parque Estadual do Cantão (PEC), foi instituída através da Lei nº 907/1997, a APA foi criada para garantir a conservação da fauna, da flora e do solo e tem o objetivo de proteger a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região.

A APA busca garantir a conservação da fauna, da flora, do solo e proteção das águas

Essa área protegida abrange os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium; somando 1,678 mil hectares, composto de riqueza hídrica e diversidade de ecossistemas. Além de contribuir de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque, essa UC é composta por zonas de manejo, de usos especiais, conservação de vida silvestre, preservação de vida silvestre e de desenvolvimento econômico, conforme sua Lei de criação.

“A APA visa compatibilizar a conservação da Natureza, com o uso sustentável de seus recursos naturais, ou seja, permite a exploração e o aproveitamento econômico direto, de uma forma planejada e regulamentada. A presença expressiva de espécies endêmicas, torna essa unidade de grande relevância ambiental e econômica pro estado do Tocantins”, destaca Aline Villarinho, supervisora da APA Ilha do Bananal-Cantão.

Fonte: Ascom Naturatins

Nenhum comentário:

Postar um comentário