sábado, 8 de maio de 2021

ESPECIAL DIA NACIONAL DO TURISMO: Um convite para conhecer o Coração do Brasil: Bem-vindo ao Tocantins!

Henrique Lopes / Governo do Tocantins

 

No Dia Nacional do Turismo, celebrado em 08 de maio, o Governo do Tocantins e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem um convite especial para você! Descubra o Tocantins e as suas múltiplas regiões turísticas.



Divulgação/Adetuc

 

Arrume as malas, pegue o álcool gel, a máscara e se atente às medidas de segurança, pois a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem um convite especial para você! No Dia Nacional do Turismo, celebrado em 08 de maio, que tal se encantar com as paisagens maravilhosas e únicas que misturam biomas diferentes? Como um pedacinho do pantanal, o cerrado e a floresta amazônia, que juntos formam a diversidade de fauna, flora e atrativos tocantinenses.

 

Localizado no coração do Brasil, caçula entre os estados, o Tocantins guarda em suas múltiplas possibilidades de viagens, roteiros turísticos que chamam a atenção pelas particularidades geográficas e culturais, que se moldam à medida em que os visitantes percorrem o estado, seja pelo rio, pelas estradas ou trilhas, que ligam de norte a sul, leste ao oeste, as regiões turísticas como em um grande organismo, que tem em suas veias a adrenalina e o amor pela aventura.

 

Dividido em sete regiões turísticas, o estado é a escolha certa para quem busca experimentar uma conexão com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que conhece uma cultura popular de extrema riqueza, com manifestações que são mantidas através dos séculos e que ajudam a contar a história de uma das regiões que mais se desenvolve no país.

 

Quem viaja pelos céus até Palmas, capital do estado, já conhece do alto uma das regiões turísticas que é porta de entrada do Tocantins. "Serras e Lago" ornamentam cartões postais que alinham a arquitetura de Palmas, última cidade planejada do século XX. O roteiro ainda contempla as trilhas e cachoeiras de Taquaruçu, a representação histórica de Porto Nacional, os encantos da natureza em Lajeado, a tradição religiosa de Paraíso e Monte do Carmo, além do contato com povos originários em Tocantinópolis e as praias de beleza ímpar de Miracema do Tocantins.

 

Mais ao norte, as regiões do “Vale dos Grandes Rios” e “Bico do Papagaio”, cortada pelos Rios Tocantins e Araguaia, que durante a temporada de chuva se inflam esbanjando a pluralidade de espécies aquáticas e lugares destinados a pesca, escondem belas praias que emergem no verão tocantinense, com atrativos e programações que atraem milhares de pessoas todos os anos. As praias, que atendem todos os gostos e estilos, unem calor, sombra e água fresca e se expandem por mais dezenas cidades, que, dentre as suas particularidades, estão traços culturais ligados ao artesanato, manifestações artísticas e a história do antigo norte goiano, hoje Tocantins.

 

Aos que buscam conhecer a biodiversidade tocantinense, uma viagem pelas regiões “Ilha do Bananal” e “Lagos e Praias do Cantão” garantem experiências incomparáveis a qualquer outro lugar do país. Seja na pesca ou na observação de aves e outros animais silvestres, as rotas são, literalmente, um mergulho no íntimo da natureza, que tem como bônus o encontro com a população indígena que mantém enraizada nos solos tocantinenses suas tradições e costumes.

 

As inúmeras opções de lugares para conhecer e se conectar com a mãe natureza, crescem ainda mais quando desbravamos o sul do estado. Em “Serras Gerais”, o turismo de experiência abre um leque de possibilidades de se encantar, seja pelas águas de tons azuis ou pelas trilhas que cortam as serras e apresentam, como quem conta um segredo, cânions e cachoeiras imponentes, que fazem com que nos sintamos minúsculos em meio imensidão do Tocantins. Há quem diga que a brisa das cinco quedas d'águas do Cânion Encantado toca o rosto, como quem faz um carinho. Já as grutas e cavernas guardam caminhos que levam às águas cristalinas, em um mundo quase que paralelo.

 

E não para por aí. Um dos roteiros mais procurados do mundo pelos amantes da aventura, onde mergulhar tem a mesma sensação de brincar em um pula-pula, que as estradas elevam a adrenalina em um nível hard, mas que as águas acalmam os corações com um toque quase imaculado. O “Encantos do Jalapão” faz com que possamos acreditar no impossível, quando paramos para contemplar a imensidão das dunas que nasceram em meio ao cerrado, como se o universo presenteasse cada visitante do Tocantins, com uma vivência inigualável. Que é brindada pelo contato das tradições quilombolas, que podem ser levadas na mala, como grandes memórias, em forma de enfeites de capim dourado, doces, licores e acima de tudo, a satisfação e alegria de conhecer alguns dos roteiros turísticos mais desejados do país.

 

Enfim, palavras são pouco para descrever as inúmeras sensações de percorrer o Estado do Tocantins e desvendar as grandiosidades que se revelam por trás de seus roteiros turísticos. Com a retomada do turismo, de forma segura e que nos leva a refletir em viagens mais intimistas, o Tocantins abre os braços para acolher aqueles que buscam, em meio a natureza, ao nosso calor humano e nossa história, conhecer o estado e se conectar com o que temos de melhor para oferecer!

 

Talvez, seja a hora de arrumar as malas e visitar o coração do Brasil,  que  tem sido cuidadosamente preparado pelo Governador Mauro Carlesse e o Presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, para receber cada turista e impulsionar toda a cadeia produtiva do turismo tocantinense, por meio de ações distribuídas em todas as regiões do Estado e que visam o fortalecimento do trade turístico, dos atrativos, da economia e, sobretudo, da cultura, tradição e bem-estar do nosso povo!

 

Sejam todos bem-vindos ao Tocantins!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário